Talvez o uivo de um cachorro seja simplesmente uma herança de seus ancestrais selvagens. No entanto, ainda existe a crença de que o uivo lamentoso de um animal de estimação pressagia algo ruim. Ao longo dos séculos de convivência entre humanos e cães, superstições foram surgindo, algumas das quais se concretizaram.
Se um cachorro uivar com a cabeça erguida
Se um cachorro olha para a lua e uiva tristemente, o tempo vai mudar. Mas quando ele simplesmente levanta a cabeça e uiva, pressagia um incêndio. Nesse caso, o animal pode já estar sentindo o cheiro de algo queimando e está correndo para avisar o dono. Ignorar o uivo do seu animal de estimação não é uma boa ideia; o melhor é verificar todos os aparelhos elétricos, tomadas e o fogão a gás. Às vezes, o uivo prolongado de um cachorro com a cabeça erguida alerta para a morte de um vizinho. Ele está olhando na direção do desastre iminente.
Se um cachorro uivar com a cabeça baixa
O choro de um cachorro no quintal (especialmente à noite) pode despertar pensamentos supersticiosos em qualquer pessoa. Uma crença popular diz que um animal que olha para os próprios pés e uiva prolongadamente pressente a morte prematura de seu dono querido. Talvez haja um pouco de misticismo nisso, e a pessoa simplesmente comece a exalar um odor peculiar, já que o olfato de um cachorro é milhares de vezes mais apurado que o nosso.
Atualmente, não há evidências científicas que comprovem como os animais de estimação percebem o sofrimento. Como o cheiro de uma pessoa que vai morrer em um acidente de carro em meia hora poderia mudar? Afinal, é impossível prever. Mas se um cachorro fica deitado, choramingando baixinho, com a cabeça apoiada nas patas, significa que ele está se sentindo mal e pressente a própria morte. Nesse caso, é apropriado procurar atendimento veterinário e ajudar o animal.
Se um cachorro sacode a cabeça e uiva
Um animal que balança a cabeça de um lado para o outro e uiva alto pressagia o início de um período sombrio na vida de seu dono. Perdas, roubos e incêndios são possíveis. O pior presságio é considerado quando um cachorro corre ao redor da cama de uma pessoa doente — significa que a doença jamais será superada.
Como se proteger dos efeitos de um sinal
Antigamente, as pessoas confiavam nos instintos de seus irmãos e irmãs menores e criavam muitas maneiras de afastar possíveis problemas. Os mais cruéis levavam o cachorro para bem longe do rio e o abandonavam à própria sorte. Métodos mais humanos podem ser usados para afastar esse presságio:
- Se o seu próprio cão uivar, saia para a varanda e recite este feitiço três vezes: "Que o problema venha, mas não por estes portões! O cão late, o vento o leva embora, eu falo a verdade!" e então poderá ficar tranquilo – nada de mal acontecerá.
- Se um cachorro desconhecido entrar no seu quintal e uivar, jogue um petisco para ele por cima do portão ou da cerca, e ele irá embora levando consigo o mau presságio.
- Se um cachorro começar a uivar enquanto estiver na soleira da porta, leve-o para dentro ou para fora imediatamente. Segundo uma crença antiga, a soleira é um portal entre o espírito e o mundo dos vivos (o mundo dos vivos e o mundo dos mortos).
- Se um cachorro estranho te seguir e uivar, dê uma esmola ao pedinte e continue seu caminho, mas faça um desvio para casa. É aconselhável atravessar três pontes e um cruzamento, como se para afastar o azar.
- Se o seu cão estiver uivando na porta, jogue um balde de água limpa na soleira.
- Se o seu cão estiver encolhido na casinha e uivando, recite orações enquanto caminha três vezes ao redor da casa com uma vela acesa.
No mundo moderno, não há mais espaço para superstições antigas, mas não adianta negar a existência de fenômenos paranormais, já que muitos casos permanecem inexplicáveis pela ciência oficial. Contudo, antes de mais nada, preste atenção ao seu animal de estimação para entender o motivo do choro e, se ele estiver completamente saudável, tente evitar qualquer problema potencial usando um dos métodos descritos.



