O leite e os laticínios são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento normais de crianças e adultos. Mas como os laticínios afetam a saúde dos nossos amigos de quatro patas? Vamos descobrir no artigo de hoje.
Benefícios do leite para cães
O leite é benéfico para cães apenas em pequenas quantidades. Este produto é essencial para o crescimento e desenvolvimento normais de animais jovens. Os micronutrientes contidos no leite são importantes para o desenvolvimento do tecido muscular, ósseo e cartilaginoso em filhotes.
As restrições ao consumo de leite de vaca surgem devido à lactose, que é decomposta nos intestinos pela enzima lactase. Enquanto um filhote (até 3 meses) possui um alto teor de lactose, cães mais velhos apresentam deficiência. Isso impede a digestão adequada do leite, levando a fezes amolecidas e reações alérgicas.
Antes de beber, é melhor diluir o leite ou usar produtos com baixo teor de gordura (não mais que 2,5%).
Além disso, é melhor que os donos deem preferência ao leite de cabra, pois é mais seguro devido a:
- teor reduzido de lactose;
- a presença de vitamina A;
- teor de gorduras insaturadas e proteínas.
Cães podem beber kefir?
O kefir pode ser oferecido tanto a cães jovens quanto a cães idosos. Este produto lácteo fermentado promove a digestão normal e melhora a absorção de nutrientes.
Em alguns casos, o kefir é dado a cachorros e cães adultos para ajudá-los a deixar de comer leite comum.
Ao escolher kefir, é melhor dar preferência às opções com baixo teor de gordura ou com quantidade mínima de gordura.
Como o corpo de um cachorro reage ao queijo cottage?
O queijo cottage é uma fonte essencial de cálcio, fosfatos, potássio e vitaminas do complexo B. Veterinários recomendam oferecer queijo cottage a filhotes como uma refeição completa e a cães adultos várias vezes por semana. O queijo cottage é altamente digestível e apresenta um risco mínimo de reações alérgicas.
Introduzir queijo cottage na dieta de filhotes gestantes e lactantes também é benéfico. Às vezes, o queijo cottage calcinado é preparado para filhotes misturando-o com suplementos de cálcio, como cloreto de cálcio e lactato de cálcio.
Cachorros podem comer queijo?
Não é recomendável alimentar cães com queijo como refeição completa, pois é rico em gordura.
O queijo pode ser usado como petisco durante as sessões de treino. Para isso, recomenda-se escolher queijos com baixo teor de gordura e que contenham quantidades mínimas de corantes, aromatizantes e outros aditivos artificiais. A dose diária recomendada é de 20 a 70 gramas de queijo, dependendo do peso do cão.
Cada dono escolhe a dieta do seu animal de estimação de forma independente. Muitas vezes, isso depende das características individuais e da condição do animal. Por exemplo, se a cadela estiver grávida e amamentando filhotes.
O leite é uma fonte de nutrientes (cálcio, proteína) essenciais tanto para humanos quanto para seus amigos de quatro patas. No entanto, apesar de seus benefícios, não é aconselhável que o leite faça parte da dieta regular de um cachorro. Ele deve ser consumido em quantidades moderadas para evitar danos à saúde do animal.



