Fotos de cabras e descrições das características das raças leiteiras.

As cabras vêm em muitos formatos e tamanhos diferentes.O leite de cabra é um produto nutritivo e saudável. Comparado ao leite de vaca, contém mais cálcio, proteína e fósforo. Não é à toa que crianças criadas no campo com leite de cabra desfrutam de saúde robusta e forte imunidade. Cálcio e fósforo são essenciais para o crescimento dos ossos, dentes, cabelos e músculos. Para quem bebe uma xícara de leite de cabra fresco por dia e se expõe moderadamente ao sol, um verão no campo contribuirá muito para a manutenção da saúde e para o fortalecimento da resistência a diversas infecções.

Criar uma cabra em casa é uma tarefa muito prática e conveniente. O tempo e o cuidado investidos pelo dono serão recompensados ​​cem vezes mais em termos de... leite saudável e carne saborosaCabritos pequenos serão ótimos companheiros para crianças enquanto correm pelo quintal. Cabras são recomendadas para famílias com crianças pequenas e idosos. Para as crianças, o leite será um recurso útil para o crescimento, enquanto os idosos beberão o leite com gratidão para aliviar problemas intestinais e estomacais.

Variedade de raças de cabras

A cabra é uma fonte de leite muito saudável, além de lã, couro e carne.Cada continente tem suas próprias exigências para a criação de cabras. Por exemplo, as montanhas Altai são conhecidas pelos povos indígenas que criam predominantemente raças de cabras com pelagem macia. Na Ásia, criam-se variedades de cabras adequadas para o abate e que produzem carne saborosa. Na Europa, os agricultores criam cabras para a produção de leite.Aqui é comum encontrar fazendas de criação de gado que abastecem fábricas de processamento de alimentos. Esforços de melhoramento genético para aprimorar a conformação animal e desenvolver novas raças de cabras mais produtivas estão em andamento.

Raças de cabras por tipo de produto final

Após decidir firmemente começar a criar cabras ou a reproduzir um rebanho, você precisa determinar o resultado que será alcançado como consequência dos esforços despendidos:

  • Raças de corte crescem rapidamente e são usadas para repor a carne na dieta.
  • As variedades de laticínios fornecerão ao proprietário leite, kefir, queijo, requeijão e creme azedo por um longo tempo;
  • A lã de cabras de penugem produz fios excelentes para tricotar e feltrar roupas e cobertores de lã natural;
  • A mistura de variedades traz um pouco de tudo para a fazenda.
Raças de cabras: leiteiras, de lã, de carne
Jumna Pari é uma raça exótica de cabra.As cabras de Appenzell produzem muita penugem e lã.As cabras checas são raças leiteiras.A raça de cabra La Mancha é uma raça de carne.

Raças de cabras leiteiras

As espécies animais que produzem leite incluem as seguintes raças:

  • Saanen;
  • Núbio;
  • Russo branco;
  • Toggenburg;
  • Alpino.

Raça Saanen

Essa raça de cabra é a mais comum entre as raças leiteiras. Eles receberam esse nome em homenagem à região de Saanenthal.Localizada na pitoresca Suíça, a raça moderna, predominante na maioria das fazendas da Europa e, em particular, da Rússia, levou vários séculos para se desenvolver. Foi exibida na Exposição de Paris em meados do século XIX sob o nome de "Cabra Saanen Branca sem Chifres". Gradualmente, a raça se espalhou para outros países europeus, onde foi cruzada com raças locais para melhorar a produção de leite.

A cabra Saanen aparece na foto.

A raça Saanen mantém consistentemente a maior produção de leite entre as principais raças conhecidas. Após o nascimento dos filhotes, o período de amamentação dura cerca de um ano., pela qual o proprietário recebe até uma tonelada de leite de um único animal. O teor de gordura do leite é de aproximadamente 4,5%. O leite é completamente inodoro ou possui um agradável aroma. O odor se desenvolve se as fêmeas forem mantidas perto de machos não castrados, se os animais forem mal cuidados, se os estábulos não forem limpos e se a cama for raramente trocada.

Além do leite de alta qualidade, a cabra Saanen produz, após o abate, outros produtos. Carne de sabor mediano e couro de excelente qualidade, utilizados na produção de Chevrolet, couro de cabra e camurça.A cabra Saanen é muito fértil; seus filhotes crescem e se desenvolvem rapidamente, prosperando em diversas condições. Sua pelagem não solta pelos, portanto, não é necessário tosquiá-la.

A raça é conhecida por seus animais de grande porte, com fêmeas reprodutoras atingindo 80 cm de altura e algumas pesando até 60 kg. Há casos de mães com 100 kg. Os cabritos Saanen nascem com peso entre 3 e 4 kg. filhotes de dois meses de idade – de 9 a 12 kgAs cabras jovens e os cabritos atingem um peso de 30 a 40 kg, respectivamente. As cabras Saanen têm um esqueleto forte rodeado por músculos bem desenvolvidos, e seus pescoços longos e achatados às vezes apresentam "brincos" laterais. As pernas da cabra são fortes, com cascos amarelo-claros. Manchas pretas podem estar presentes no úbere ou nas orelhas.

A cabeça seca, de tamanho médio, é adornada com orelhas ligeiramente inclinadas para a frente e para os lados. A pelagem da cabra é geralmente branca, por vezes branca e amarelada. Se o cruzamento não for entre parentes próximos, as características da cabra Saanen são totalmente transmitidas à sua descendência.

Raça de animais Toggenburg

A cabra Toggenburg é uma raça leiteira.Com registros que remontam ao século XVIII, a cabra foi introduzida por criadores suíços. Hoje, duas variedades principais dessa categoria foram desenvolvidas: a Nobre Checa e a Britânica. Na Rússia, a criação de exemplares individuais teve início no século passado. Os animais têm uma cor castanha ou castanho-amarelada., às vezes com manchas. Todos os animais desta espécie são descritos como tendo marcas brancas na pelagem e duas listras longitudinais no rosto. A ponta da cauda e a parte inferior das patas são brancas na cabra. Os animais atingem uma altura de 0,6 m.

Os machos possuem chifres na cabeça ou são desprovidos de chifres. O animal se mantém firme e seguro sobre as patas, com dorso forte e garupa larga. A lã nas costas dessa espécie de cabra cresce até 20 cm., distingue-se pela sua textura sedosa. Os machos chegam a atingir 70 kg, enquanto as fêmeas atingem 50 kg.

Esta raça é comparável em fertilidade às cabras Saanen. Uma ninhada normalmente consiste em 2 a 3 cabritos, que se adaptam facilmente ao rigoroso clima russo. No verão, preferem sombra e são exigentes na alimentação. O sabor e o aroma do seu leite dependem da qualidade da ração. Após o primeiro parto, a produção de leite pode chegar a 500 litros, e os partos subsequentes aumentam esse volume para 1.000 litros por ano, com um teor de gordura de 3 a 4%. O período de lactação dura aproximadamente 250 dias.

raça de cabra núbia

O Anglo-Núbio tem uma coloração interessante.Esses animais são mais uma raça mista de carne e leite. A Inglaterra tem sido líder na pecuária, particularmente na criação de cabras, há séculos. A comunidade internacional reconhece há muito tempo a raça Núbia, mas ela não é difundida na Rússia.

A produtividade das cabras em termos de produção de leite é demonstrada tanto em indivíduos de raça pura quanto em animais acasalados com outras espécies. Durante uma lactação, elas recebem até 1500 litros de leite.O primeiro parto permite uma produção de leite de até 5 litros por dia, enquanto o segundo e os partos subsequentes aumentam a produção para 7 a 8 litros, com um teor de gordura constante de até 4%. Esses resultados são alcançados por meio de uma alimentação altamente eficiente. Se um animal apresentar deficiência de um único micronutriente ou vitamina, a produção de leite cai drasticamente e a fertilidade diminui. A raça possui animais de porte relativamente grande, porém inferiores aos da raça Saanen.

Uma característica marcante da raça é Ausência completa de cheiro de leiteAs cabras da raça Núbia são inodoras mesmo durante a época de acasalamento, por isso são mantidas no mesmo curral que as cabras leiteiras para produzir leite aromático. Os machos adultos atingem até 90 cm de altura na cernelha, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores, com 75 cm, e pesam aproximadamente 80 kg.

A cor externa permite qualquer combinação de manchas marrons, pretas e brancas; as cabras podem ser completamente coloridas em um dos tons especificados. O focinho do animal tem um nariz corcunda.As grandes orelhas pendem pelas laterais da cabeça. Essas cabras agressivas têm pequenos chifres, que usam sempre que possível. As cabras da raça Núbia apreciam movimento e socialização com outras da mesma espécie. Elas consideram os humanos como membros do rebanho e os seguem lealmente como líderes. Esses animais são criados com disciplina rigorosa, caso contrário, sua natureza indisciplinada pode causar consideráveis ​​problemas para seus donos.

O sabor do leite é o que se destaca. Agradavelmente doce, é complementado por um teor de gordura impressionante — até 5%. O alto teor de proteína garante um alto rendimento na produção de queijo cottage.Para uma raça, o sabor do produto depende do tipo de alimentação e das condições em que é criado. Após o abate, o criador recebe uma carne saborosa e encorpada, com uma consistência macia. A prolífica raça Núbia produz crias que requerem poucos ou nenhum cuidado intensivo.

cabras alpinas

A cabra alpina é o resultado do cruzamento de várias raças.A criação e seleção dos animais ocorreram no terreno montanhoso da pitoresca Suíça. Após algum tempo, o processo foi transferido para pastagens inglesas e francesas, onde a raça foi cruzada com variedades locais de alta produtividade. As características da raça resultante hoje incluem:

  • A altura das cabras adultas é de 76 cm, o animal pesa 61 kg, os bodes atingem 80-82 cm na cernelha e seu peso é de 75-78 kg;
  • Uma cabeça seca com orelhas eretas está localizada em um pescoço longo;
  • Existem indivíduos com chifres e indivíduos sem chifres.

As cabras alpinas apresentam uma variedade de cores. Algumas são variegadas, com a coloração sendo metade de duas cores. A paleta de cores é dominada por tons de cinza, preto, marrom e branco.Os cabritos nascem de todas as cores, podendo ser malhados ou brancos com a cabeça marrom ou cinza. A cor branca pura é quase nunca vista em cabras alpinas; essa cor é típica das raças Saanen e Toggenburg. As cores mais comuns incluem:

  • cinza, marrom ou preto com a cabeça branca;
  • variegado e manchado, com a presença de todas as cores características;
  • A cor principal é marrom-avermelhada com abundância de manchas pretas;
  • Parte traseira escura com ombros brancos ou cinzentos.

As cabras alpinas produzem até 1.500 litros de leite por ano, graças à excelente e variada alimentação e às boas condições de crescimento; uma cabra dá à luz vários cabritos em uma mesma ninhada. O teor de gordura do leite é de 5,5% e o de proteína animal é de 3%.Esses animais se alimentam de uma variedade de vegetação e não são exigentes nesse aspecto. São amigáveis ​​e afetuosos com seus donos, mas buscam ser dominantes dentro do rebanho.

Raças leiteiras na Rússia

cabra russa

A cabra russa é uma raça leiteira de porte médio.É um exemplar colorido de uma raça local criada nas regiões norte, oeste e central da Rússia. São animais relativamente pequenos, com peso entre 38 e 50 kg.Após o parto, o período de lactação dura em média até 8 meses, durante os quais a produção total de leite é de aproximadamente 500 litros, com um teor de gordura de 4,5%. Se o animal for criado em condições favoráveis, o período de lactação pode ser prolongado.

A raça apresenta coloração cinza, preta e branca, com pelagem curta ou de comprimento médio. Uma cabra russa produz até 200 g de penugem quando penteada.Uma ninhada consiste em dois ou três cabritos. Eles têm corpo atarracado, garupa caída e cabeça leve sobre um pescoço reto. O úbere tem formato de pera, com as tetas voltadas ligeiramente para a frente. Esta raça muito resistente e pouco exigente adapta-se às condições do inverno russo e é criada em baias aquecidas.

Cabra Gorky

A cabra Gorky é considerada uma variedade de cabra leiteira.Esta raça distingue-se como uma subespécie da cabra russa e também é classificada como raça leiteira. Segundo algumas fontes, descende de bodes brancos e raças Saanen importadas; este cruzamento ocorreu no início do século passado no distrito de Gorky, daí o nome. Atualmente, uma grande população desta espécie é criada na região de Nizhny Novgorod. Os criadores locais tornaram a raça altamente produtiva e continuam a trabalhar para melhorar a qualidade do leite e aumentar a produção.

A aparência do animal é semelhante à da raça Saanen, mas ele é ligeiramente menor em tamanho. Os exemplares chegam a pesar entre 50 e 60 kg e possuem uma camada interna de subpelo que proporciona 10% de penugem. De um único animal, a produção chega a 250 g. Durante o período de lactação, o proprietário recebe 500 litros de leite de alta qualidade.

Regras para escolher uma cabra leiteira

Para selecionar um animal leiteiro produtivo para sua fazenda, preste atenção às seguintes características:

  • O animal deve ter uma aparência alegre, combinada com pelagem brilhante e macia, disposta em camadas uniformes sobre pele densa, facilmente elástica na região das coxas;
  • As costelas são convexas, estendendo-se a partir de um peito largo, as costas são retas, a parte traseira é larga, o abdômen é volumoso e sem flacidez;
  • As patas são bem afastadas e terminam em cascos fortes;
  • A glândula mamária é volumosa, com veias salientes, elástica e em forma de pera;
  • Após a ordenha, o úbere cai; se isso não acontecer, é considerado gordo e o animal não produzirá muito leite;
  • Características externas que não afetam a produtividade (formato da orelha, presença de brincos no pescoço, cor) não são importantes na escolha de uma cabra leiteira.

Se o leite for necessário apenas para uma família pequena, não faz sentido criar uma vaca, pois alimentá-la e mantê-la exige muitos recursos. Uma cabra é mais fácil de cuidar, requer um espaço muito menor e, embora seja mais versátil, produz menos peso.

Comentários