
Como determinar se uma cabra está prenha?
Nossos ancestrais determinavam a prenhez em cabras da seguinte maneira. Se elas já tivessem acasalado, pegavam um copo d'água e adicionavam algumas gotas de leite. Então, observavam-nas: a prenhez seria indicada se... gotas leitosas afundarão até o fundoSe conseguirem manter a sua integridade e se dissolverem na água, e a sua cor se tornar branca, então não há motivo para preocupação.
Mas não confie inteiramente nos resultados deste método. Às vezes, ele também pode falhar. Portanto, sugerimos que considere outro método comprovado. Três semanas após o acasalamento, aproxime a cabra do bode e observe seu comportamento: se ela não demonstrar interesse, então é hora de se preparar para a chegada de um novo membro à família de cabras.
Alguns agricultores também recorrem a métodos não convencionais de teste de gravidez, como o retal. Eles inserem os dedos no ânus e, usando vibrações como guia, tentam determinar a posição do feto. No entanto, esse método deve ser usado com cautela, pois os especialistas têm pouca informação sobre ele. Além disso, poucas pessoas o utilizam, o que dificulta garantir a confiabilidade dos resultados.
Outra pista sobre se a cabra está prenha pode ser quantidade de leiteSe uma cabra demonstra atração pelo sexo oposto, sua produção de leite diminui. No entanto, após o acasalamento, sua produtividade retorna ao normal, embora na maioria dos casos ela produza ainda mais leite do que antes. Isso indica que ela está prenha.
A gestação avançada pode ser determinada pela aparência do animal. Os flancos de uma cabra prenha geralmente são lisos e arredondados, e o úbere e os órgãos genitais ficam inchados.
Informações mais precisas sobre a condição da cabra podem ser obtidas por meio de um exame de ultrassom. Esse método pode ser utilizado em qualquer fase da gestação, pois o equipamento consegue detectar até mesmo a gravidez inicial.
Por quanto tempo uma cabra permanece prenha?

Cabras de diferentes raças podem ter entre um e cinco cabritos por ano. O parto dura no máximo uma hora, e os cabritos nascem sem demora. Como não há complicações durante o parto, não é necessário estar presente durante o nascimento.
Como se comportar durante o parto?
Se este for o primeiro parto da sua cabra, é aconselhável observe-a durante o trabalho de parto.Também seria uma boa ideia ter um veterinário presente, pois sua assistência seria muito útil caso surjam complicações inesperadas.
- Ao nascer, o filhote deve ser limpo com um pano seco e limpo ou com um feixe de palha. Isso removerá o muco das vias respiratórias do filhote.
- Em seguida, o filhote precisa ser colocado ao lado da mãe para que ela possa lambê-lo.
As cabras são mães muito carinhosas, por isso conseguem alimentar seus filhotes sem ajuda externa desde o nascimento.
Cuidados durante a gravidez
Há casos conhecidos em que uma cabra produz bastante leite durante vários meses de gestação. Nessas situações, os especialistas chegam a recomendar... Pare completamente de ordenhar animaisMas isso deve ser feito gradualmente. Esse procedimento tem um nome especial: lançamento.
Procedimento de lançamento
Seu objetivo é permitir que o animal armazene comida suficiente para ter força para alimentar seus filhotes.
Se você continuar a ordenhar o animal nas mesmas quantidades durante a gestação, ele poderá sofrer, já que o leite produzido pelo seu corpo contém nutrientes necessários para a gestação do feto.
O lançamento deve ser realizado gradualmente:
- Se você costumava ordenhar a cabra três vezes ao dia, então, para começar, você deve aumentar o número de ordenhas para duas.
- Após uma semana, a cabra não deve ser ordenhada mais de uma vez por dia.
- O animal é ordenhado posteriormente, caso haja necessidade urgente.
Desde o primeiro mês até o nascimento da cria, o animal deve receber nutrição especial:
- A alimentação deve ser composta por alimentos verdes e variados. Dessa forma, o organismo receberá os nutrientes e vitaminas necessários.
- Recomenda-se dar-lhe legumes e raízes, mas estes devem ser cozidos.
Quando faltarem cerca de duas semanas para o nascimento dos filhotes, é necessário aproximadamente reduzir a quantidade de ração composta pela metadeVocê só poderá alimentar a cabra com a mesma quantidade de ração depois de terem se passado pelo menos três ou quatro dias desde o nascimento dos cabritos.
Conclusão

Além disso, não é aconselhável aproveitar o fato de a cabra produzir mais leite durante a gestação. Ela precisa desse leite para o desenvolvimento normal do feto, portanto, o número de ordenhas deve ser reduzido gradualmente ao longo de vários meses para garantir que o animal tenha energia suficiente para manter a própria saúde e alimentar os filhotes.


