É comum que donos de cães observem seus animais mastigando grama ou mordiscando folhas de plantas durante os passeios. As reações a esse comportamento variam. Alguns consideram normal, enquanto outros levam o animal ao veterinário. É importante entender por que os cães comem grama e se esse comportamento é normal em animais de estimação.
Devo impedir meu cachorro de comer grama?
Os donos notam que seus cães arrotam depois de comer grama, não apenas ao ar livre, mas também dentro de casa. Portanto, se o seu cão vive em um apartamento e é bem alimentado, comer plantas não deve ser considerado um evento normal e inofensivo.
Comer vegetação é um processo natural para animais que vivem na natureza. Isso ajuda no bom funcionamento do intestino deles. Pequenos predadores se alimentam de roedores, complementando sua dieta com grama.
Mas é importante entender que a grama estava previamente limpa, sem contaminação por poeira e gases de escapamento. Ao ingerir vegetação ao ar livre, seu animal de estimação pode ingerir substâncias nocivas. Portanto, embora essas plantas possam ser benéficas, também podem causar danos.
Não há necessidade de desencorajar seu animal de estimação desse vício, contanto que o consumo da planta não seja acompanhado de vômitos ou sintomas óbvios de doença.
Donos de cães experientes aconselham a não interferir na dieta do animal, a menos que seja absolutamente necessário. A grama não é tóxica e não representa perigo. Um cão será capaz de determinar quais plantas são comestíveis e quais devem ser evitadas.
Por que a grama é perigosa para os animais?
De modo geral, comer grama não é prejudicial. No entanto, é importante lembrar que ela contém pesticidas e herbicidas. Gramados e campos são frequentemente tratados com essas substâncias. Essas plantas podem ser tóxicas, principalmente se ingeridas. Algumas plantas de jardim e de interior também podem ser prejudiciais aos animais de estimação.
Além disso, um filhote pode contrair uma infecção por meio de plantas se outro animal doente tiver descansado na mesma área ou marcado território anteriormente. Portanto, se o seu animal de estimação gosta de comer plantas, é importante vaciná-lo.
Opinião dos veterinários
Especialistas afirmam que a dieta de um cachorro deve incluir ração seca, carne e alimentos ricos em fibras. A grama contém fibras. Os animais sabem disso.
Por que os cachorros comem grama?
- As fibras presentes na grama melhoram a digestão dos nossos amigos de quatro patas. Às vezes, os animais de estimação se sentem mal e tentam aliviar o desconforto comendo verduras. Nesse caso, o cachorro come as plantas e vomita porque está com náuseas devido à dor de estômago. A grama ajuda a eliminar toxinas ou restos de comida estragada do organismo que causam problemas estomacais.
- Às vezes, os cães fazem isso porque gostam do sabor e da textura da grama, ou para chamar a atenção dos donos. Alguns a usam como petisco, enquanto outros simplesmente a apreciam. Mas não há motivo para preocupação. O importante é garantir que seu animal de estimação não coma demais. E, principalmente, observe quais vegetais seu pet come.
Se o hábito de comer verduras já se tornou comum, você pode plantar grama limpa no seu jardim. Assim, seu amigo peludo poderá aproveitá-la durante todo o verão.
No inverno, você pode comprar sementes de trigo, painço, aveia ou cevada em uma loja de animais e semeá-las em uma bandeja de mudas. No entanto, lembre-se de que a grama não crescerá rapidamente sem rega, semeadura e fertilização adequadas. Você também pode comprar uma caixa de areia com grama natural e dar um petisco ao seu animal de estimação.



