5 motivos sérios para castrar seu cachorro

Na maioria dos casos, a castração de cães é realizada para evitar ninhadas indesejadas. Ela também melhora significativamente a capacidade de trabalho do animal. No entanto, é importante lembrar que o procedimento é realizado sob anestesia geral. Antes de tomar uma decisão final, pondere os prós e os contras desse procedimento.

Reduzir o risco de desenvolver doenças

A castração de animais de estimação é recomendada se:

  • Você não quer ter filhotes de um cachorro vira-lata.
  • Não planejam participar de exposições.
  • Não quero criar filhotes e vou dar os filhotes para adoção.
  • A agressividade e a incontrolabilidade do cão, em um contexto de desejo sexual, ultrapassam os limites razoáveis.
  • O cão apresenta doenças do sistema geniturinário.

Existe um equívoco comum de que você deve deixar sua cadela dar à luz uma vez antes de castrá-la. Isso não é totalmente verdade. Se você quer que seu animal de estimação seja saudável e capaz de lidar facilmente com qualquer doença, você precisa fazer tudo antes do primeiro cio dela.

Doenças inflamatórias do sistema geniturinário, dos órgãos reprodutivos e do útero são particularmente perigosas para cães. Animais castrados podem evitar essas doenças graves, que podem levar a complicações sérias. Animais não castrados correm o risco de desenvolver endometrite, prostatite, diabetes e hérnia perineal.

Prevenção do câncer

A esterilização e a castração são, antes de tudo, medidas preventivas contra doenças comuns. A natureza dotou todos os seres vivos com a capacidade de se reproduzir e procriar. Se essa capacidade não for plenamente exercida, diversas patologias podem se desenvolver, incluindo o câncer.

A castração de uma cadela antes do primeiro cio reduz o risco de desenvolvimento de câncer de mama, tumores uterinos e tumores ovarianos. Em machos, a castração previne o sarcoma venéreo e o adenoma da próstata. Se a cadela já pariu, é improvável que a castração previna doenças futuras.

Interromper a reprodução descontrolada

O principal problema com cadelas não castradas é a gravidez indesejada. O dono precisa considerar onde acomodar os filhotes. O animal segue estritamente seus instintos naturais e pode dar à luz várias vezes ao ano. Mas, como o dono é responsável não apenas pelo cão adulto, mas também pelos filhotes, a decisão de castrar o animal recai inteiramente sobre ele.

Quando o instinto reprodutivo de um cão desperta, sua única preocupação é encontrar um parceiro. Durante esse período, o animal fica inquieto e, às vezes, até agressivo. Ele se torna indisciplinado e tenta fugir.

A castração de um animal elimina a necessidade de reprodução. Os ciclos de cio, que são a origem dos picos hormonais, desaparecem.

A tranquilidade do dono na ausência do animal de estimação.

A castração reduz os níveis de hormônios sexuais do cão. O animal fica mais calmo e dócil, deixando de tentar dominar os membros da família e passando a se concentrar cada vez mais no dono, que se torna uma figura de autoridade. Esse comportamento tem um impacto positivo no adestramento, pois o cão apresenta melhor desempenho devido à maior atenção que recebe.

Os donos que frequentemente deixam seus animais de estimação com parentes, amigos ou em canis agora terão tranquilidade. O cão se comportará bem e obedecerá. Mesmo que fuja de repente, não trará nenhuma surpresa desagradável de volta do passeio.

Reduzir lesões

A castração priva seu animal de estimação do instinto sexual. Assim, ele não precisará ficar constantemente procurando uma parceira. Isso, por sua vez, tem um impacto positivo em sua saúde, já que ele não precisará se envolver em brigas por fêmeas. Um cão guiado pelo instinto sexual pode ficar inconsciente e ser atropelado ou se perder na rua, seguindo uma matilha.

Os machos castrados são mais fáceis de lidar. Raramente brigam com outros cães. Por não possuírem instinto reprodutivo, são mais seguros durante os passeios. Seu sistema nervoso é mais equilibrado. Esses cães interagem facilmente com outros cães.

A castração do seu animal de estimação leva no máximo meia hora. No segundo dia, seu pet já poderá se movimentar e brincar livremente. A castração é incentivada em todos os países e considerada um sinal de cuidado com o animal. No entanto, a decisão final é sempre do dono. Se você tiver dúvidas sobre realizar esse procedimento no seu cão, consulte um veterinário.

Comentários