Uma visita ao veterinário está longe de ser a experiência mais agradável, tanto para o dono quanto para o animal de estimação. Os donos de animais de estimação se preocupam principalmente com os procedimentos cirúrgicos. Um desses procedimentos é a castração, que, no entanto, também é um dos mais controversos.
Reduzir a agressão
A castração consiste na remoção dos testículos, responsáveis pela secreção dos hormônios sexuais. Durante a puberdade, os gatos podem ser bastante agressivos, tanto com humanos quanto com outros machos. A castração ajuda a resolver essa agressividade. Após o procedimento, os gatos tornam-se mais equilibrados e amigáveis. Essa é uma grande vantagem para famílias com crianças pequenas, que podem perturbar o gato a qualquer momento.
Aumento da expectativa de vida
A expectativa de vida de um gato castrado aumenta em média de 3 a 5 anos. Isso ocorre porque o gato tem menos probabilidade de sair de casa. Consequentemente, o risco de contrair infecções perigosas e doenças testiculares, ser atropelado ou atacado por outros animais é significativamente reduzido.
A probabilidade de fuga é reduzida.
Após a castração, o desejo sexual incontrolável de um gato é praticamente eliminado. Por esse motivo, um gato castrado tem menos probabilidade de escapar por uma janela aberta.
Proteção contra doenças do sistema geniturinário
A castração é uma medida preventiva contra doenças como tumores testiculares, prostatite, adenoma e outros distúrbios geniturinários. É importante considerar a idade do animal ao realizar o procedimento. O sistema geniturinário de um gatinho não está totalmente desenvolvido até que ele complete um ano de idade, portanto, a castração não é recomendada durante esse período.
Limpeza e organização na casa
Um gato castrado leva uma vida mais sedentária. Ele não precisa delimitar seu território e, portanto, não deixa marcas em móveis e paredes.
Os benefícios da castração superam em muito as possíveis desvantagens. As desvantagens do procedimento incluem a necessidade de cuidados especiais durante os primeiros dias após a cirurgia e possíveis complicações em animais idosos. Há também riscos para o sistema cardiovascular devido à anestesia.
A coisa mais importante que um dono de animal de estimação deve fazer antes da cirurgia é encontrar um especialista de confiança. A castração leva apenas cerca de uma hora, e o período de recuperação total do animal é de 7 a 14 dias.

Aumento da expectativa de vida

