Castração de gatos: prós e contras deste procedimento e como ele acontece.

Como ocorre a castração?Você adotou um gatinho; ele está crescendo e se desenvolvendo, e seus instintos naturais estão começando a despertar. Especificamente, ele começa a miar alto devido ao seu desejo de companhia de gatas, a marcar território e a se comportar de forma agressiva, perturbando assim a paz de seus donos. Nesses momentos, surge a questão da castração do gato.

O que é castração?

A castração é remoção das glândulas sexuais Procedimento cirúrgico. Este procedimento é simples e não apresenta riscos para a vida ou saúde do gato. Atualmente, é comum encontrar anúncios de veterinários que realizam castração em domicílio. O gato não necessita de cuidados especiais no período pós-operatório.

Em que casos a castração é necessária?E em quais não? A resposta a essa pergunta depende de onde o dono e seu animal de estimação moram:

  1. O dono e seu gato moram em um apartamento confortável no segundo andar ou em um andar superior. O gato não sai de casa e passa a maior parte do tempo dentro de casa. Nessas condições, o gato não tem onde extravasar sua energia sexual e se comporta de forma agressiva com todos no apartamento. Ele também marca território, causando um odor desagradável. E miados são inevitáveis ​​nessa situação. A resposta clara é que a castração é necessária para um gato assim.
  2. O dono e seu gato moram em uma casa particular ou no térreo de um prédio. Esses gatos costumam sair para a rua. Quando começa o período de busca por uma fêmea, os gatos machos podem sair para satisfazer suas necessidades. Depois disso, eles voltam a se comportar normalmente em casa — carinhosos e dóceis. Nesse caso, a resposta é clara: a castração é proibida. Observe que a castração é proibida porque, se você castrar um gato macho que anda livremente pela rua, ele pode ser ferido por outros gatos machos que brigam por uma fêmea, já que não saberá que está no período de acasalamento.

Qual a melhor idade para a castração? A cirurgia de castração pode ser realizada em qualquer idade, mas é melhor fazê-la quando realizada aos 30 anos. aos 8-12 meses de idadeNessa idade, o gato ainda não experimentou o prazer pleno da relação sexual, mas está forte o suficiente para passar pela operação sem problemas.

Ambos os lados da castração

O lado positivo da castração:

  • Esterilização de gatos e castração de gatos machosO animal de estimação não apresenta mudanças de humor nem acessos de agressividade;
  • Não há odores desagradáveis, já que o gato não marca território;
  • O gato não tem desejo de escapar, pois muitas vezes fogem devido ao forte desejo do animal;
  • O risco de doenças genitais é reduzido a quase zero, uma vez que não haverá contato com gatos.

A desvantagem da castração:

  • O risco da cirurgia, embora mínimo, ainda existe;
  • Existe risco de infecção, mas se você seguir todas as recomendações do veterinário, esse risco é reduzido a zero;
  • O risco de ganho de peso ocorre quando você não segue uma dieta, mas se você seguir, esse risco é reduzido a quase zero.

Como é realizada a cirurgia de castração?

Período preparatório

O escroto deve ser depilado, seja por meio de raspagem ou arrancamento. Em seguida, a pele deve ser limpa. tratado com uma solução de álcool a 70%Isso é necessário para a limpeza e desinfecção iniciais. Essas mesmas áreas são tratadas com uma solução de iodo a 5%.

O período principal, ou seja, a própria operação de castração.

Castração de gatosUtiliza-se um bisturi estéril descartável para fazer uma incisão de 1 a 1,5 cm na pele do escroto. O testículo é removido através da incisão e separado da bolsa com o bisturi. O ducto deferente é torcido em torno do seu próprio eixo e amarrado com fio absorvível. Isso evitará sangramentos e promoverá a formação de trombos. O fio se dissolverá completamente em 90 a 100 dias.Tudo acima do fio é cortado e a ferida é seca com um pano estéril. O segundo testículo é tratado da mesma forma. Em seguida, ambas as incisões são tratadas com spray antibiótico. Não são dados pontos no escroto; as feridas cicatrizarão muito rapidamente.

Período pós-operatório

Seu animal de estimação levará de 3 a 5 horas para se recuperar da anestesia, e é durante esse período que ele precisará de maior atenção de seus donos.

Ao proprietário Alguns procedimentos precisarão ser realizados., como:

  • Como se realiza a operação de castração?Garantir a hidratação dos olhos, ou seja, é necessário fechar as pálpebras para que os olhos não sequem, pois ele não conseguirá fazer isso sozinho.
  • Manter uma temperatura confortável. Durante a anestesia, a temperatura do gato cai, fazendo-o tremer. Para garantir o seu conforto, coloque-o sobre uma superfície macia e quente e cubra-o com um cobertor. Se isso não ajudar, coloque uma almofada térmica nas costas dele. Especificamente, nas costas, não na barriga!
  • Garantindo a segurança. Durante as primeiras horas, seu animal de estimação estará fraco e desorientado, o que pode levar a ferimentos. É importante garantir que ele não suba em lugares altos.
  • Fornecer água e comida. Após a anestesia, você sempre sentirá vontade de beber água, então certifique-se de que haja água limpa disponível. Na primeira refeição, ofereça metade da quantidade de comida que você costuma dar.

Alimentação adequada de um gato castrado ao longo da vida.

Animais de estimação castrados propenso a ganho de peso severoPor isso, os veterinários recomendam seguir uma dieta específica. Se você alimenta seu animal de estimação com comida caseira, a dieta deve consistir em carne, laticínios com baixo teor de gordura, arroz, frutas e vegetais. Se você alimenta seu animal de estimação com ração comercial, deve comprar ração específica para gatos castrados, pois ela já contém uma dieta balanceada.

Comentários