Como dar banho em um gato corretamente – organizando os tratamentos com água para o seu animal de estimação

Há alguma situação na vida que você detesta? Que tal injeções, por exemplo? É claro que você fica apavorado quando o médico pega uma seringa! E embora você não sinta nenhuma dor intensa, com certeza vai passar por um certo estresse. A maioria dos gatos sente algo parecido antes do banho. Naturalmente, eles resistem, e ninguém sabe como seu plano vai terminar. Portanto, os donos de gatos precisam ser mais espertos que seus bichinhos, e para isso, é preciso aprender os segredos de como dar banho em um gato corretamente — de forma fácil e sem ferimentos para nenhum dos dois.

Com que frequência você deve dar banho em um gato?

O gato se lava na pia.

Não exagere na frequência dos procedimentos com água.

Dar banho nos gatos com muita frequência remove os óleos naturais da pelagem, o que pode causar problemas de pele. Não é preciso ser excessivamente zeloso nos cuidados com seu animal de estimação — um ou dois banhos por ano serão suficientes para mantê-lo saudável.

"Que alívio!", você pode exclamar. No entanto, não se alegre tão rápido: donos de gatos experientes realizam esse procedimento com muito mais frequência. Além disso, gatos de pelo comprido precisam de mais banhos do que os de pelo curto. Existem vários motivos para banhar seu animal de estimação com mais frequência do que o recomendado. Aqui estão eles:

  1. Sujeira persistente. Ela inevitavelmente aparece na pelagem de um gato explorador, enquanto ele desvenda o mundo ao seu redor. Isso pode incluir tinta, óleo e até mesmo substâncias tóxicas que são perigosas para o animal e precisam ser removidas.
  2. A presença de parasitas (pulgas). É improvável que você consiga se livrar deles sem dar banho no seu animal de estimação. Seu veterinário recomendará um xampu especial para ajudar a combater esse "inimigo externo".
  3. Preparando-se para uma exposição felina. Gatos que competem em exposições e campeonatos precisam estar impecáveis. Para que você se orgulhe do seu pet e tenha confiança na vitória, será necessário banhá-lo com mais frequência do que o habitual.
  4. Diversas condições de pele. Banhos podem ajudar a resolver problemas como a caspa.
  5. Excesso de peso. Se um gato está acima do peso, fica difícil para ele se limpar em todas as partes do corpo, especialmente na base da cauda e na parte inferior das costas. Os banhos ajudam esses animais a manter a pelagem limpa e saudável.

Se alguma das razões acima se aplicar ao seu animal de estimação, você pode dar-lhe banho todos os meses.

Preparação preliminar

Ao dar banho em um gato, é muito difícil planejar tudo. Tanto o dono quanto o animal devem estar o mais preparados possível. Tudo o que possa ser necessário deve ser providenciado com antecedência.

Prepare-se

Um gato no chuveiro

Uma chuva inesperada pode provocar agressividade em um gato.

Lembre-se de que seu gato tem garras que podem machucá-lo e dentes prontos para mordê-lo.Se você não descarta essa possibilidade, faça o seguinte:

  1. Peça ajuda a outra pessoa. Peça para alguém segurar a gata com firmeza, mas delicadamente, enquanto você a lava na banheira.
  2. Use roupas de proteção. Tanto você quanto seu assistente devem usar roupas de manga comprida feitas de material resistente e à prova de rasgos (podem ser peças antigas que você não se importe de descartar depois). Um par de luvas de borracha também será útil.
  3. Prepare-se mentalmente — mantenha-se concentrado e dê o seu melhor. Mesmo que nunca tenha dado banho em um gato antes, tente manter a confiança. É importante que seu gato sinta que você está no controle total da situação e que não há motivo para ansiedade.

Preparando o gato

O gato está deitado na pia.

Pronto para nadar!

Você gostaria de adiar essa tarefa difícil por meses? Em vão! É melhor acostumar os gatos ao banho desde cedo, a partir das 8 semanas de idade. Gatos que tomam banho quando filhotes se acostumam com o procedimento e podem até passar a gostar. Veja como preparar seu pet para o primeiro banho:

  1. Apresente seu animal de estimação à banheira (pia, bacia) onde ele tomará banho. Alguns dias antes do procedimento, coloque seu animal de estimação no local onde você planeja banhá-lo. Deixe-o ficar lá por um tempo para se familiarizar com o novo ambiente e evitar choque no dia do banho. Se possível, use a pia da cozinha ou do banheiro para o banho — será mais fácil segurar seu animal de estimação durante o banho do que em uma banheira grande.
  2. Ajude seu gato a se acostumar com o secador de cabelo. Ele seca os pelos com mais eficiência do que toalhas, mas se você não apresentar o aparelho ao seu animal de estimação com antecedência, ele pode se sentir intimidado. Experimente secar o pelo do seu gato com um secador de cabelo você mesmo para que ele se acostume com o som.
  3. Apare as unhas do seu gato. Faça isso antes do banho. Isso minimizará a chance de seu gato te machucar durante o banho.

Preparando acessórios de banho

Secador de cabelo

A introdução de um gato ao secador de cabelo deve ser gradual.

É importante ter todos os itens necessários preparados com antecedência. Depois, você não terá a oportunidade de escolher uma toalha ou xampu — seu animal de estimação aproveitará a interrupção para fugir.

Segue uma lista do que você precisa:

  • pano;
  • um tapete de borracha ou toalha para o banho para evitar que o gato escorregue no fundo;
  • luvas de borracha;
  • toalhas para gatos (2 ou mais);
  • secador de cabelo;
  • Bolas de algodão para orelhas de gato;
  • xampu para gatos;
  • O brinquedo favorito do gato;
  • Pincel macio;
  • pente de dentes largos;
  • uma jarra (ou outro recipiente) para enxaguar;
  • Água morna para enxaguar.

Nunca use xampu para humanos em gatos (mesmo que seja "suave" ou "gentil"). Compre apenas xampu para gatos recomendado pelo seu veterinário. Produtos feitos para humanos podem ser prejudiciais à pele do seu animal de estimação.

É uma boa ideia comprar um brinquedo interessante especificamente para dar banho no seu gato. Isso ajudará a distraí-lo de procedimentos que ele possa achar desagradáveis ​​(como ser encharcado).

Se a preparação estiver completa em todas as áreas, você pode começar a nadar.

Um guia passo a passo para dar banho em um gato.

Dar banho em um gato é um processo simples. Com a preparação adequada e uma atitude positiva, qualquer dono de animal de estimação consegue fazê-lo.

Passo 1: Escove seu gato

O gato está sendo penteado.

Antes do banho, o gato deve ser cuidadosamente penteado.

Isso deve ser feito antes do banho, usando uma escova macia. Escove a pelagem na direção do crescimento do pelo para remover nós e esfoliar a pele seca. Essa etapa é importante para evitar que a pelagem endureça após o contato com a água. Além disso, esse procedimento é agradável para o animal, pois o acalma.

Passo 2: Prepare o banho

Um tapete de borracha ou uma toalha de tecido felpudo no fundo da banheira evitará que seu gato escorregue, portanto, certifique-se de incluí-los. Encha a pia com água até uma profundidade de 10 a 12,5 cm. Use sempre água morna, nunca quente ou fria. Coloque bolas de algodão nas orelhas do seu gato para protegê-las da água. Em seguida, coloque-o delicadamente na banheira.

Passo 3: Molhe seu gato e aplique o xampu.

Gato com xampu

Se o gato estiver agitado, tente acalmá-lo com a sua voz.

Use uma jarra ou outro recipiente conveniente para molhar delicadamente a pelagem do seu gato, começando pelo pescoço e terminando na cauda. Em seguida, aplique o xampu e faça espuma suavemente. Massageie no sentido do crescimento do pelo.

Certifique-se de que toda a pelagem do seu gato esteja limpa. No entanto, evite acariciar a cabeça ou as orelhas do animal. Fale com seu pet em tom suave, principalmente se ele estiver bravo ou agitado. Isso o ajudará a não ficar frustrado com você.

Passo 4: Enxágue bem

Um gato no banho

Quando a reação do gato é clara, sem sons desnecessários.

Se estiver satisfeito com o resultado, pegue uma jarra com água morna e enxágue o xampu. Você pode fazer assim: use água da torneira para o primeiro enxágue e, em seguida, enxágue a pelagem do gato com água limpa da jarra. A pelagem deve ficar completamente limpa. Tenha muito cuidado ao fazer isso: se algum resíduo de xampu permanecer na pelagem do gato, pode danificar a pele. Além disso, o gato pode ingerir um pouco de xampu durante a escovação, o que pode causar problemas estomacais.

Passo 5: Lave o rosto e as orelhas.

Gato ensaboado

Viva o sabonete perfumado!

Agora é hora de cuidar da cabeça do gatinho. Usando uma toalha úmida, limpe o rosto dele. Não é necessário usar xampu, a menos que haja sujeira mais difícil de remover. Nesse caso, aplique o xampu com moderação e somente nessas áreas.

Limpe as orelhas do seu gato com bolas de algodão. Certifique-se de que não entre água nos ouvidos ou nos olhos, pois isso pode ser perigoso para a saúde do seu animal de estimação.

Passo 6: Seque seu gato

Gato de toalha

E a toalha é macia!

Você concluiu a maior parte do trabalho com sucesso. Mas ainda precisa secar o gato. Enrole uma toalha em volta do animal e acaricie-o suavemente. Assim que a toalha ficar molhada, troque-a por uma seca. Seque o gato até que a pelagem esteja completamente seca. Se o seu gato tiver pelos longos, talvez seja necessário penteá-los com um pente de dentes largos.

Se o seu gatinho parecer calmo e até mesmo demonstrar ter gostado do banho, você pode secá-lo com um secador de cabelo. Certifique-se de que o ar esteja morno, não quente. Se o seu gato estiver agressivo ou demonstrar sinais de desagrado durante o banho, não piore a situação — não use o secador de cabelo. Simplesmente seque-o com uma toalha. Isso levará mais tempo, mas não causará nenhum estresse emocional, o que ele agradecerá. Você pode tentar usar o secador de cabelo em outra ocasião, depois que ele já estiver acostumado com o banho.

Passo 7: Ofereça uma recompensa ao seu gato.

Já está respirando aliviado? Entendemos sua alegria — você provavelmente venceu um dos seus maiores medos. No entanto, você não é o único vencedor. Seu gato se comportou bem e é hora de recompensá-lo por isso. Você pode oferecer a ele sua comida favorita. Talvez ele se lembre da associação entre banho e petisco, facilitando o próximo banho no futuro.

O que fazer se o seu banho não deu certo?

Gato de toalha

Nenhuma gratidão

Esperamos que o importante evento tenha sido um sucesso, já que muitos gatos toleram bem os banhos. Se o gato se comportar de forma agressiva, não o castigue.Vamos analisar algumas alternativas que manterão seu gatinho limpo e ajudarão você a manter um bom relacionamento com ele:

  1. Banho seco. Se o seu gato não gosta de água, considere comprar xampu seco. Ele vem em pó, espuma ou spray e é aplicado na pelagem do animal. Certifique-se de ler as instruções antes de usar. Alguns xampus exigem que você limpe a pelagem do gato antes de usá-los, enquanto outros exigem que o dono limpe o animal após a aplicação do produto. Verifique os ingredientes do xampu e certifique-se de que seu gato não seja alérgico a nenhum deles.
  2. Pano úmido. Você pode limpar a pelagem do seu gato com um pano úmido ou uma toalha de rosto. A água deve estar morna e seus movimentos devem ser suaves. Continue limpando até ficar satisfeito com o resultado.
  3. Lenços umedecidos. Pegue um pacote de lenços umedecidos especiais para gatos e limpe delicadamente a pelagem do seu felino. Os lenços umedecidos não são apenas uma alternativa ao banho; eles também podem ser usados ​​para remover pequenas manchas da pelagem do seu gato, conforme necessário.
  4. Você pode manter a pelagem do seu animal de estimação em boas condições levando-o a um tosador profissional ou veterinário. Eles possuem as habilidades e as ferramentas especializadas para tosar seu gatinho com segurança e dar-lhe banho.

Felizmente, os gatos são bastante habilidosos em se limpar, mas de vez em quando, seus donos ainda precisam ajudá-los e dar-lhes um "banho". Embora os gatos não devam ser banhados com muita frequência, há momentos em que os banhos são necessários (por exemplo, se o pelo do gato entrou em contato com substâncias tóxicas).

O banho ajuda a livrar os animais de parasitas e, em alguns casos, melhora a condição da pele. Gatos acostumados a tomar banho também demonstram menos resistência em outras situações — por exemplo, ao visitar um veterinário para tratamento.

A preparação adequada é fundamental para acostumar seu gatinho a banhos regulares. Se o seu gato resistir ao banho, considere métodos alternativos, como banhos a seco ou limpeza com uma toalha úmida.

Com essas informações em mãos, você provavelmente está pronto para colocar o teste em prática. Conte-nos como foi sua experiência deixando um comentário. Se você tiver algum segredo ou experiência interessante para compartilhar, por favor, conte para nossos leitores.

Comentários

1 comentário

    1. Tatiana

      Um artigo maravilhoso e útil, aprendi muita coisa nova com ele, foi um prazer e agradeço!