Como saber se seu gato foi envenenado e não perder o momento crucial

Os gatos são criaturas curiosas. Durante um passeio ou em casa, podem facilmente experimentar algo não comestível ou perigoso. Portanto, é crucial conhecer os sintomas de envenenamento em gatos. Isso permitirá que você preste socorro imediato ou até mesmo salve seu animal de estimação da morte. Os sinais listados abaixo são comuns a todos os tipos de envenenamento.

O gato está vomitando

O vômito é a reação do organismo à ingestão de substâncias nocivas no trato gastrointestinal. Na maioria das vezes, trata-se de comprimidos ingeridos acidentalmente pelo gato ou de outros produtos químicos, como produtos de limpeza doméstica e desinfetantes.

Animais de estimação que vagam livremente estão expostos a outro perigo. O vômito é frequentemente causado por venenos deixados deliberadamente nas ruas. Essas armadilhas são colocadas por pessoas que trabalham para remover animais de rua da cidade.

Se você notar que seu gato está vomitando, é preciso agir o mais rápido possível. O estômago do seu amiguinho precisa ser limpo, então você deve levá-lo ao veterinário imediatamente ou tentar resolver o problema por conta própria.

O animal de estimação tem pupilas dilatadas.

A dilatação ou constrição das pupilas é observada após o consumo de plantas venenosas. Esses sintomas geralmente são acompanhados por aumento da frequência cardíaca.

Esqueça o estereótipo de que um gato envenenado fica quieto em um local isolado. Ele pode ficar hiperativo e apresentar comportamentos estranhos.

Se o seu animal de estimação apresentar comportamento incomum, fique atento e marque uma consulta com o veterinário, principalmente se a pupila dilatada persistir. Caso surjam outros sintomas de envenenamento (vômito, salivação), procure atendimento médico imediatamente.

O gato se recusa a comer.

Alterações negativas no organismo do seu animal de estimação nem sempre são imediatamente perceptíveis. Substâncias nocivas podem agir gradualmente, e você não notará vômitos, inquietação ou pupilas dilatadas. No entanto, se o seu gato se recusar a comer por vários dias, é hora de prestar atenção.

Lembre-se de que os gatos podem reagir à fome não apenas em resposta a intoxicação alimentar ou química. Se o seu animal de estimação estiver doente, por exemplo, com uma infecção viral, o apetite dele também estará reduzido. Portanto, quando o seu gato recusar até mesmo seus petiscos favoritos, é hora de ficar atento.

Aumento da salivação

A salivação excessiva indica que o corpo do animal está tentando digerir o alimento, mas não consegue. Isso sempre acontece quando um gato ingere substâncias inadequadas ou até mesmo perigosas.

A salivação excessiva é fácil de perceber. Se não diminuir em uma hora e for acompanhada por outros sinais de intoxicação, não espere que desapareça sozinha. Procure ajuda médica imediatamente ou, pelo menos, uma consulta telefônica com um especialista. Descreva seus sintomas e ele o orientará sobre os próximos passos.

Cuidar da saúde de um gato é responsabilidade de todo dono. O bem-estar dessa pequena criatura peluda, e às vezes até mesmo sua vida, depende da sensibilidade e responsabilidade do dono.

Comentários