
Contente
O que significa se um animal de estimação se recusar a comer ou beber?
Há momentos em que um gato não come por vários dias e, à primeira vista, é difícil determinar a causa. Quando O gatinho não tem apetite.A anorexia é frequentemente mencionada. Ao contrário da fome, que é causada por fatores fisiológicos, a anorexia está associada a fatores psicológicos.
Existem muitas causas possíveis para essa condição, que pode levar à perda de apetite do gato por um longo período. Em gatinhos, isso pode ser observado quando ocorrem certos distúrbios em seu organismo que contribuem para o desenvolvimento da doença. Se o gatinho não apresentar a mesma atividadeSe um gato não come nem bebe há vários dias e não sai do mesmo lugar, é provável que esteja sofrendo de problemas estomacais ou em outros órgãos vitais. É difícil imaginar um gato sentindo uma dor excruciante a cada minuto só de pensar em comida.

Se você notar que seu gatinho não quer comer e só dorme por dois ou três dias, é provável que seja devido a alguma doença. A perda de apetite costuma estar associada a doenças infecciosas, como vermes. Para evitar essas situações, recomenda-se administrar periodicamente medicamentos vermífugos específicos como medida preventiva.
Dentre todas as doenças, podemos destacar as mais comuns em gatos domésticos. Lembre-se que se o seu O animal de estimação não está se alimentando, permanece letárgico e está claramente perdendo peso.Então você pode ter certeza de que se trata de algum tipo de doença. O primeiro passo é descobrir qual infecção está causando esse problema e o que fazer para tratá-lo.

Doenças hepáticas também são comuns em gatos. Qualquer mudança no comportamento do gato deve ser um sinal para o dono levá-lo ao veterinário para garantir que ele não esteja em perigo. Para que isso não aconteça novamente.Você deve ter mais cuidado com o que dá de comer ao seu gatinho. A dieta dele deve definitivamente incluir alimentos que ajudem a limpar esse órgão.
- Doença pancreática. Alguns animais podem apresentar perda de apetite devido a essa condição.
- Doenças do sistema reprodutivo.
- Doenças do sangue.
- Além dos motivos já mencionados, um gatinho pode recusar água e comida devido a doenças do sistema mucoso – garganta, nariz, boca, etc.
Outros motivos
Se o seu gato não come há muito tempo, não interprete isso imediatamente como sinal de doença. A perda de peso pode ser causada pelos seguintes motivos:
- O gatinho não gostou da comida nova;
- Ao mudar de residência, os gatos geralmente não se adaptam ao novo ambiente imediatamente. Para acelerar o período de adaptação, você pode usar medicamentos específicos que auxiliam os animais a se ajustarem ao novo ambiente.
- Estresse decorrente de diversas causas.
Independentemente disso, se o seu gato não tiver apetite durante o dia, não entre em pânico nem se pergunte o que fazer. Se o quadro do seu animal de estimação não melhorar após um período mais longo, então Você deve mostrar isso ao veterinário.Mas também existem algumas peculiaridades. Para evitar preocupações prematuras com a saúde do seu gatinho, é útil familiarizar-se com as seguintes informações:
Se você tem um gato jovem e saudável, ele pode ficar até 5 dias sem comer e ainda se sentir relativamente bem. Se o apetite retornar após esse período, ele reporá rapidamente todas as vitaminas e carboidratos essenciais e voltará a ficar feliz e ativo.
- Se você tem um gato idoso morando em seu apartamento que perdeu o apetite, lembre-se de que ele pode ficar sem comer por no máximo três dias. Se esse for o tempo necessário e o apetite retornar depois disso, ele se recuperará rapidamente. No entanto, ele só conseguirá voltar à sua rotina normal se a perda de apetite não tiver sido causada por uma dieta inadequada.
- Se uma situação semelhante ocorrer com um gatinho que se recusa a comer o dia todo, saiba que isso é perigoso para a saúde dele e pode ser fatal. Um gatinho não tem reservas suficientes de nutrientes para sobreviver mais de um dia sem comida. Portanto, se você notar que seu animal de estimação está recusando o café da manhã, você deve agir imediatamente.
- Os donos de gatos com doenças crônicas devem ter atenção redobrada com seus animais de estimação. O jejum prolongado é estritamente contraindicado para eles. Independentemente de quando a doença se manifesta, deve-se fazer todo o possível para garantir que o gatinho não fique em jejum por mais de dois dias.
O que fazer?
Assim que o dono perceber que algo está errado com o gato, ele ou ela deve decidir o que fazer primeiro.
Se o gato estiver letárgico
Se você notar uma completa falta de apetite em seu gato por vários dias, a primeira coisa a fazer é mudar a dieta. Se você De manhã, demos ração nova ao nosso animal de estimação. Se o seu gato não tocou na comida o dia todo, é muito provável que seja a ração. Para fazer a transição para uma nova ração, você pode fazer o seguinte: misture uma pequena quantidade da ração nova com a antiga, reduzindo gradualmente a quantidade.

Se você já tentou todos os métodos, mas nada ajudou a entender por que seu gato não come há vários dias, então Basta mostrar ao veterinário.Considerando a ineficácia das recomendações fornecidas, pode-se presumir que se trata de uma condição grave. Portanto, é importante iniciar o tratamento o mais breve possível.
Se ele não comer, não beber e arrotar
Se você notar esses sinais em seu animal de estimação, eles podem ser explicados pelos seguintes fatores:
- A gata comeu sua porção de comida muito rápido.
- Você colocou comida demais na marmita e seu animal de estimação comeu tudo.
- Você deu ao seu gato uma ração muito densa e difícil de digerir.
- Você mudou a alimentação do seu animal de estimação sem nenhum preparo prévio.
- A comida acabou sendo de má qualidade e estragou com o tempo.
- É possível que a falta de apetite seja causada por envenenamento, devido ao gato ter revirado o lixo ou ingerido algo venenoso.
Tente trocar a ração e veja se seu animal de estimação continua se recusando a comer.
Problemas de saúde
Essa condição também pode estar associada a certos problemas de saúde. Os mais comuns são os seguintes:
câncer do sistema digestivo;
- insuficiência renal do corpo;
- diabetes;
- a presença de infecção no estômago;
- Presença de parasitas no esôfago.
Se o seu gato tiver uma das quatro primeiras doenças, nunca o trate por conta própria. Em vez disso, adote uma abordagem diferente e leve-o imediatamente ao veterinário ao primeiro sinal de doença. Qualquer outra ação pode colocar a vida do seu gato em risco. Aumentar as chances de salvar e recuperar rapidamente o animal. É possível se o diagnóstico for feito e o tratamento iniciado prontamente. Tentativas de ajudar o gato em casa podem resultar na morte do animal como consequência de suas experiências.
Se você suspeita que seu gato tem vermes, pode descobrir por conta própria, sem consultar um especialista. Não é difícil. Para isso, você precisará comprar um vermífugo para gatos domésticos com seu veterinário. Adicione-o à água ou à comida do seu gato. No entanto, para que seja eficaz, recomenda-se administrá-lo ao seu gato em sua forma pura.
É claro que seu animal de estimação não vai querer tomar o remédio tão facilmente e vai resistir. Para isso, você precisará abrir a boca dele com uma mão e colocar o comprimido debaixo da língua com a outra. Certifique-se de que o gato engoliu o remédio.Caso contrário, você não conseguirá nada. Depois que seu gato ingerir o medicamento, você deve esperar até que ele precise ir ao banheiro.
Após o seu gato defecar, você precisará inspecionar visualmente as fezes. Presença de parasitas nas fezes Isso significa que eles também estão presentes no corpo do animal. Se você não conseguir detectá-los, deve levar o gato ao veterinário.
Se o bichinho fofo não comer nem beber, é porque o nariz está seco.

Não se deve depositar muita esperança na automedicação, pois esses métodos nem sempre são eficazes. Se o nariz do seu gato estiver seco, não fará mal tocá-lo.pois é possível que ela esteja com febre. Se você notar esse sintoma, é mais um motivo para levar seu animal de estimação ao veterinário sem demora.
Como lidar com a doença?
Considerando que a perda de apetite em gatos pode ter diversas causas, somente um veterinário especializado pode diagnosticar a condição subjacente. Diversas etapas são necessárias para o diagnóstico:
- Um exame completo e abrangente. Isso inclui um exame oral e abdominal, que pode ajudar a diagnosticar problemas estomacais. O especialista também auscultará a respiração do gato, avaliará seu peso e medirá sua temperatura.
- Para obter um diagnóstico preciso, o dono precisará realizar exames de urina e sangue. Esses resultados permitirão uma avaliação mais precisa para determinar se o animal de estimação possui alguma doença orgânica oculta.
- Se o especialista suspeitar de certas doenças, você precisará fazer uma radiografia do tórax e do abdômen.
- Em alguns casos, é necessário um exame de fezes para determinar a presença de parasitas no estômago do gato.
Com base nos resultados das medidas tomadas, é determinado um diagnóstico, a partir do qual é desenvolvido um programa de tratamento que ajudará seu gato a se recuperar mais rapidamente.
Ao contrário dos humanos, os gatos não conseguem perceber quando estão doentes. Portanto, os donos devem estar atentos aos seus animais de estimação. A recusa em comer é o primeiro sinal de que algo está errado. No entanto, não é preciso entrar em pânico imediatamente, pois Isso pode ser algo normal para o animal.Mas se a situação não melhorar após dois ou três dias, você deve ficar atento. Se, além da falta de apetite, seu gato também apresentar outros sintomas sugestivos de doença, como nariz seco, você deve levá-lo ao veterinário. Mesmo que você esteja enganado, pelo menos terá a certeza de que seu animal de estimação está bem.
Se você tem um gato jovem e saudável, ele pode ficar até 5 dias sem comer e ainda se sentir relativamente bem. Se o apetite retornar após esse período, ele reporá rapidamente todas as vitaminas e carboidratos essenciais e voltará a ficar feliz e ativo.
câncer do sistema digestivo;


4 comentários