
Esses gatos são originários da América, mas ao observar esse animal majestoso, com sua postura altiva, olhar sério e pelagem espessa, temos a impressão de que se trata de um verdadeiro gato russo. Talvez essa impressão venha da impressionante semelhança com a nossa igualmente encantadora raça Siberiana. Enquanto os leões, por exemplo, possuem uma juba única, os Maine Coons têm uma... borlas nas orelhasE se o leão é considerado o rei dos animais, então o Maine Coon é, sem dúvida, o rei de todos os gatos na Terra.
Contente
Características dos Maine Coons, descrição da raça
Apesar de sua natureza brincalhona, esses gatos enormes Parecem bastante assustadoras:
- focinho comprido com queixo forte e mandíbulas poderosas;
- Olhos grandes, bem separados e pensativos;
- Nariz largo, crânio achatado, cabeça de tamanho médio;
- Orelhas grandes e inseridas no alto da cabeça, alargadas na base, com borlas nas pontas afiadas;
- O pescoço é musculoso e de comprimento médio;
- O corpo é longo e musculoso, com dorso poderoso e garupa larga;
- Membros de comprimento médio, poderosos, patas grandes e arredondadas, com pelos entre os dedos;
- Os exemplares de pelagem clara da raça podem ter olhos azuis ou de cores diferentes, enquanto os demais possuem olhos que brilham em todos os tons de dourado ou verde;
- A pelagem é sedosa, pesada, com uma camada interna espessa;
- A cauda é bastante fofa e grossa na base.
Cores da raça
A cor dos Maine Coons é bastante variada, mas eles se destacam. as seguintes tonalidades básicas:
Sólido - de uma única cor (vermelho, azul, preto, creme, branco);
- Tabby - várias variações de "listras", desde o vermelho vivo ao azul claro;
- Carapaça de tartaruga - marcas localizadas aleatoriamente são visíveis por todo o corpo;
- com manchas brancas;
- smokies - esfumaçado (chinchila, prata, camafeu, azul, sombreado, fumaça, preto);
- Calico - manchas grandes e esparsas, etc., sobre um fundo branco.
Acredita-se que a personalidade de um gato dependa de sua cor. Gatos malhados são considerados caseiros, enquanto seus parentes tigrados são mais independentes. Gatos tricolores são temperamentais e inquietos, e gatos pretos são os mais dóceis.
Descrição do personagem
Embora os Maine Coons possam parecer severos e inacessíveis à primeira vista, eles são os mais... criaturas leais, afetuosas e amigáveisA voz do gato, contida, suave e respeitosa, é uma surpresa especial para quem nunca teve contato com essa raça. E seu ronronar melodioso e delicado não deixará ninguém indiferente!
Graças à sua excelente memória, os Maine Coons são capazes de se lembrar de palavras e até mesmo de comandos inteiros, então, se você disser uma frase e se deparar com o olhar penetrante e compreensivo do seu animal de estimação, não se surpreenda.
Graças à sua gentileza, calma, temperamento equilibrado e inteligência natural, os gatos Maine Coon podem ser excelentes companheiros, leais e completamente devotados aos seus donos. Embora sejam incapazes de causar danos ou dor intencionalmente aos membros da família, ainda assim não é aconselhável deixar crianças pequenas sozinhas com um gato. Afinal, cada animal de estimação tem seus próprios sentimentos e personalidade e, assim como acontece com as pessoas, pode sentir ciúmes da criança inicialmente.
O tato natural da raça permite que os Maine Coons se divirtam com outros gatos e até mesmo com cães sem causar perturbações ou ruídos desnecessários.
A partir da história da raça

Segundo a primeira lenda, a raça foi criada através do cruzamento de linces norte-americanos com gatos domésticos tigrados. O principal argumento a favor dessa afirmação são os famosos tufos de pelo nas orelhas, que se tornaram a característica marcante do Maine Coon.
A segunda lenda conta sobre o amor incrivelmente terno entre um guaxinim e um gato doméstico, que resultou no surgimento de uma raça de gatos com cauda fofa e hábitos correspondentes.
No entanto, a ciência oficial rejeita essas suposições românticas, citando evidências sérias de que o cruzamento é impossível devido a diferenças fundamentais entre as espécies. Os cientistas descobriram que a raça se originou como população independente da metrópole felina América do Norte. Ao longo dos anos, o ambiente hostil da América do Norte moldou esta raça. É por isso que os Maine Coons são animais bastante fortes e fisicamente aptos, capazes de caçar e sobreviver às duras condições do inverno.
Esses gatos chegaram à Rússia relativamente há pouco tempo (em 1992), mas já conquistaram imensa popularidade entre a população. Segundo especialistas, esses gigantes americanos têm uma alma generosa e um caráter tipicamente russo — os gatos são muito emotivos e completamente desprovido de invejaOs sons emitidos pelos Maine Coons lembram a harmoniosa música folclórica americana — os sons das sequoias perenes, das pradarias e dos picos nevados.
Qual a diferença entre gatos machos e fêmeas?

Além disso, são as fêmeas da raça Maine Coon que são consideradas os melhores caçadores de roedores e são mais agressivos com eles do que gatos da mesma raça. Embora os gatos, devido à sua inteligência, entendam a diferença entre animais de estimação domésticos e presas de rua, ainda assim não vale a pena arriscar seu porquinho-da-índia ou hamster, e é melhor mantê-los longe do predador.
Os gatos são mais diretos e simplórios. Eles se comportam como cães fiéis., sem se afastar do dono por um único passo, mas ao mesmo tempo fazendo isso discretamente.
Inteligência da raça
Os Maine Coons são extremamente inteligentes, totalmente condizentes com seu tamanho e aparência: esses animais possuem uma notável capacidade de observação e habilidades cognitivas únicas. Suas ações são sempre lógicas e consistentes. Alguns cientistas acreditam até que membros dessa raça, por vezes, realizam certas ações conscientemente, de forma semelhante aos Labradores ou Border Collies.
Os gatos machos participam ativamente da criação de seus filhotes desde o nascimento, portanto, quando os filhotes aparecem Não há necessidade de isolar os gatos..
Os gatos Maine Coon são muito organizados e separam conscientemente todos os itens da casa entre os seus e os dos outros, por isso jamais pensariam em derrubar um vaso de flores da mesa com sua pata poderosa. Ao contrário dos gatos comuns, esses gigantes não gostam de espaços confinados e preferem não subir em prateleiras, mezaninos, armários e outros lugares semelhantes. Além disso, seu tamanho torna isso difícil.
Os animais se adaptam com facilidade e rapidez aos seus donos, tentando aprender seus níveis de atividade e hábitos para se adequarem a eles. Se, por exemplo, você adora jogar pingue-pongue pela manhã, pode ter certeza: seu gato lhe trará as raquetes na boca.
Socialização

Os gatos da raça Maine Coon geralmente ignoram pessoas novas, como seus convidados, ou mantêm distância. Com o tempo, um gato pode se acostumar com um estranho, mas apenas se o estranho não o importunar constantemente ou tentar abraçá-lo. Essas belezas preferem sentar aos pés de seus donos e simplesmente estar perto. Eles resistem a qualquer tentativa de pegá-los no colo ou colocá-los em seu colo.
Adestramento de gatos
Para atingirem seu pleno potencial, os Maine Coons precisam de interação constante e próxima com seus donos e são muito exigentes no adestramento. Sua facilidade de aprendizado e devoção canina não conhecem limites.
AtividadeOs representantes desta raça levam uma vida muito ativa, distinguindo-se pela sua curiosidade e agilidade, que não diminuem com a idade. Por isso, precisam de espaço para brincar.
Atividade física e caminhadaOs Maine Coons possuem um sistema muscular bem desenvolvido, por isso precisam de exercícios constantes para garantir uma atividade física adequada. Esses gigantes gentis encaram a brincadeira como uma caçada prazerosa — adoram ficar à espreita da presa e se aproximar sorrateiramente. Um carrinho de controle remoto envolto em tecido macio é uma presa ideal. Isso evita que seu pet machuque as patas, os dentes e o focinho no plástico.
Os Maine Coons adoram passear e não se importam com as condições climáticas. Toleram bem coleiras e guias, e jamais lhes ocorreria subir em uma árvore ou fugir.
Conteúdo de raça
O Maine Coon é um gato de grande porte que exige custos de manutenção correspondentes.
Nutrição felina
Se você alimentar seu animal de estimação apenas com ração seca desde filhote, não espere que ele cresça muito. A dieta de um Maine Coon deve consistir nos seguintes ingredientes:
Alimentos enlatados de alta qualidade;
- alimentos premium ou super premium;
- ovos de codorna e queijo cottage;
- leite de alta qualidade;
- frutos do mar;
- peixe cozido, frango, carne magra;
- quantidade suficiente de água doce.
Qualquer alimento é necessário dê quenteElimine completamente a carne de porco da dieta do seu Maine Coon e evite alimentá-lo apenas com carne — isso pode levar ao escurecimento da pelagem e consequente queda de pelos.
Os Maine Coons devem ser alimentados em uma tigela de cerâmica ou aço com pelo menos 15 a 20 cm de diâmetro, fundo largo e borda emborrachada. Como os Maine Coons adoram arrastar suas tigelas pela casa e afundar seus brinquedos nelas, o ideal é comprar uma fonte de água própria para eles.
Cuidados com o Maine Coon
Embora os Maine Coons tenham uma pelagem exuberante, eles não exigem cuidados especiais. Basta aplicar repelente de insetos após cada passeio, dar banho neles quando necessário e escová-los semanalmente com um pente de metal.
Não economize em bons cosméticos para cuidar dos olhos e ouvidos do seu animal de estimação e não se esqueça de comprar um cortador de unhas especial com limitador.
Dê ao seu animal de estimação uma bela bola, pois os Maine Coons adoram carregar brinquedos na boca, e, idealmente, uma casinha especial com um arranhador.
As caixas de areia comuns não são adequadas para esses gatos gigantes, por isso é melhor comprar um banheiro fechado com um tapete higiênico na frente.
O Maine Coon é uma raça única. Apesar de sua aparência predadora, este lince domesticado encanta à primeira vista. Uma vez que este gato se adapta à sua casa, ele se tornará para sempre um amigo sensível e devotado, e o animal de estimação favorito de todos os membros da família.








Sólido - de uma única cor (vermelho, azul, preto, creme, branco);
Alimentos enlatados de alta qualidade;

