Não Havia Lugar Melhor: Por Que os Gatos Dormem na Pia?

Quase todo dono de gato já se surpreendeu ao encontrar seu animal de estimação dormindo profundamente na pia. É improvável que um humano cogitasse relaxar em uma superfície fria de cerâmica quando tem um sofá e poltronas macias à disposição. Mas os gatos têm seus próprios motivos para esse comportamento incomum.

O lugar perfeito para uma pose confortável.

Os gatos preferem dormir enroscados, com as patas e o rabo dobrados sob o corpo. O formato arredondado da concha acompanha as curvas do corpo do animal e oferece suporte à coluna vertebral. Uma concha de tamanho padrão se encaixa perfeitamente e permite que o animal assuma uma posição confortável. Essa posição protege a parte mais vulnerável do corpo: o abdômen. Como os gatos passam aproximadamente dois terços de suas vidas dormindo, eles preferem fazê-lo com conforto.

O formato da concha transmite uma sensação de segurança.

Os animais instintivamente se preocupam com a própria segurança. Um gato é um predador, mas na natureza, ele pode encontrar não apenas presas, mas também inimigos perigosos. Mesmo que um animal de estimação nunca tenha saído do apartamento, a memória genética o leva a procurar um canto isolado.

Um desses locais é uma pia. Em primeiro lugar, ela é elevada, facilitando a detecção de um inimigo se aproximando. Em segundo lugar, o gato está posicionado em um recesso, de modo que um predador que possa atacá-lo não perceba sua presa imediatamente.

A carapaça auxilia na termorregulação do corpo do gato.

Os gatos domésticos têm pouca interação com o mundo exterior, mas seus relógios biológicos nunca param de funcionar. Mesmo antes da chegada do inverno, o animal desenvolve uma pelagem espessa para se proteger do frio. Ao mesmo tempo, o aquecimento é ligado, fazendo com que o gato superaqueça.

A necessidade de se refrescar deitando-se em uma pia de cerâmica também surge no verão. A gata adora que seu novo abrigo permaneça fresco mesmo no calor, então ela começa a usar o banheiro sempre que sente sono.

Uma vez dentro da casca, o gato abre as almofadas das patas para maximizar o contato com a superfície fria. Dessa forma, o gato se refresca através da pele e se protege da insolação.

Esse hábito pode não agradar ao dono do apartamento. Ninguém quer acordar um animal de estimação que está dormindo, mas se não houver outro lugar para dar banho nele, não há outra opção. É improvável que alguém sacrifique o próprio conforto para esperar que o animal de estimação consiga dormir um pouco. É mais fácil oferecer uma alternativa.

Um gato pode gostar de uma caixa colocada em cima de um armário ou em um canto escuro. Se o seu animal de estimação insistir em usar a pia e arranhar quando você tentar tirá-lo de lá, você pode borrifar levemente água em seu pelo. No entanto, não abra a torneira — isso causará muito estresse.

O desejo de um gato de descansar na pia pode parecer estranho. Mas, na verdade, esses peludos caseiros têm bons motivos para dormir nesse lugar específico. O dono pode aceitar ou providenciar outra caminha confortável. Mas lembre-se, os gatos são incrivelmente teimosos, então reconquistar a pia não será fácil.

Comentários