Você sabia que os gatos brancos são surdos?

Gatos brancos de qualquer raça são aristocráticos, raros e mais impressionantes do que gatos de outras cores. É por isso que são incrivelmente populares. Manter sua pelagem branca como a neve exige muito tempo, esforço, paciência e dinheiro de seus donos. Outro problema potencial é a surdez total ou parcial do animal.

Por que a surdez é comum em gatos brancos?

Gatinhos brancos podem surgir em qualquer ninhada se ambos os pais (ou apenas a mãe) forem portadores do gene W- (Branco Dominante), um gene mutante dominante responsável pela cor da pelagem e da íris. O gene suprime quase completamente a produção de qualquer pigmento de cor. Durante o desenvolvimento fetal, o gene W- causa degeneração do gânglio de Corti e consequente destruição da cóclea. Essa condição é incurável e os gatinhos tornam-se permanentemente surdos.

A perda auditiva congênita apresenta distribuição desigual entre as pessoas da raça Branca de Neve. Pesquisadores da Universidade Cornell (EUA) identificaram os seguintes padrões:

  • Animais de olhos azuis são surdos em 65 a 85 casos a cada 100;
  • díspar - 40 de 100;
  • Olhos que não sejam azuis reduzem os riscos para 17-22 em 100.

Raças de pelo comprido (Angorá e Maine Coon) sofrem de surdez bilateral ou unilateral cinco vezes mais frequentemente do que as de pelo curto. Gatos brancos, por outro lado, são saudáveis ​​e se desenvolvem normalmente, compensando a perda auditiva com maior sensibilidade a vibrações e reconhecendo pessoas por passos, toque e cheiro.

Como determinar se um gato é surdo

Comportamentos estranhos em gatinhos com perda auditiva unilateral ou bilateral não são imediatamente perceptíveis. Quando um novo membro da família chega, seu comportamento incomum pode ser facilmente explicado por medo, insegurança ou adaptação a um novo ambiente. Um problema só deve ser suspeitado em animais provenientes de criadores; o criador é obrigado a relatar o ocorrido.

O processo de adaptação está completo, mas a gata não responde ao seu nome nem a sons associados à alimentação — como mexer na geladeira, bater na tigela ou o farfalhar de um saco de ração sendo aberto. Ela não demonstra interesse em passos, portas batendo ou vozes de pessoas e animais. Em vez disso, começa a miar alto ao menor sinal de provocação. A dona começa a suspeitar que ela tenha problemas de audição.

Você pode testar isso em casa. Enquanto seu animal de estimação estiver fora de vista, faça um barulho alto e repentino: deixe cair algo que faça barulho, bata palmas ou grite. No entanto, mesmo que haja uma reação, é impossível ter certeza de que o gato se virou na direção do barulho, e não na direção da vibração ou do fluxo de ar.

A melhor solução é uma consulta com o veterinário. Se um exame minucioso confirmar uma doença congênita, você precisará considerar como criar, cuidar e proporcionar uma vida confortável para o seu animal de estimação.

Mas, antes de mais nada, é importante entender que os gatos não sentem nenhuma emoção em relação à sua singularidade. Eles nasceram assim e vivem assim. Os humanos é que terão que se adaptar.

Como Adestrar um Gato Surdo

O treinamento desses gatos especiais, conhecidos como Brancas de Neve, difere do treinamento comum de gatos apenas no fato de que as palavras são substituídas por gestos. Por exemplo, para chamar um gatinho, você deve bater na perna ou acenar com a mão. O gato precisa ser capaz de ver seu dono. Animais surdos são muito sensíveis aos movimentos de seus donos e se lembram bem deles.

A cama de um gato surdo deve ser colocada no local mais seguro possível, evitando situações que possam fazê-lo sentir-se inseguro ou assustado. Por ser surdo, ele precisa conseguir ver qualquer pessoa se aproximando e ser capaz de escapar.

Evite tocar abruptamente em um gato adormecido ou aproximar-se dele por trás. As pessoas devem ter cuidado ao caminhar, especialmente ao entardecer, para evitar pisar em um gato que esteja descansando tranquilamente. Uma coleira com sino pode ser colocada no gato — isso não o perturbará e facilitará sua localização.

O treinamento para usar a caixa de areia é o mesmo para todos os gatos, e o desagrado com o uso descuidado do local pode ser demonstrado balançando o dedo ou dando um leve tapa no bumbum do gatinho. Em seguida, coloque o gatinho no lugar certo. O treinamento para usar a caixa de areia está totalmente estabelecido por volta dos seis meses de idade.

É muito perigoso para gatos com deficiência auditiva ficarem sozinhos fora de casa. As ruas estão cheias de inimigos: carros, cães e crianças e adultos desordeiros. Portanto, na cidade, mantê-los em um apartamento é aceitável, enquanto no campo, eles devem ser mantidos em um canil e seus donos devem acompanhá-los nos passeios. Andar solto só é permitido em áreas com cercas seguras e suficientemente altas.

É claro que gatos surdos exigem atenção e cuidados, mas as recompensas são muitas. Donos de gatos brancos surdos afirmam não conhecer um animal de estimação mais leal, afetuoso, atencioso, inteligente e interessante. Existem 400 milhões de gatos no mundo, e apenas 5% deles são brancos. E somente 1 a 2% dos gatos brancos têm perda auditiva. Uma ocorrência verdadeiramente rara!

Comentários