Lobo-cinzento: habitat e coloração do predador

O lobo é um animal predador, e sua aparência externa é visível na foto.Ao longo da história, os humanos associaram os lobos a predadores perigosos. E as histórias de caçadores contribuíram para essa imagem, descrevendo-os como animais altamente inteligentes e astutos. Mas, na realidade, esse não é bem o caso. Há muito poucos casos conhecidos de ataques desses animais a pessoas sem provocação aparente. Eles geralmente escolhem habitats distantes dos humanos e caçam para sobreviver.

Características gerais do lobo

No gênero dos lobos, é comum distinguir várias espécies, entre as quais o lobo-cinzento ocupa um lugar de destaque devido à sua... características impressionantes — peso e altura. O lobo-cinzento se distingue do coiote e do chacal por sua sequência de DNA incomum, o que é uma forte evidência para considerá-lo um ancestral direto dos cães domésticos.

Os predadores cinzentos estão acostumados a viver em um ambiente estritamente definido. Há alguns séculos, esses animais eram abundantes na Eurásia e na América do Norte. No entanto, nas últimas décadas, os humanos têm caçado esses animais. o que levou a uma diminuição em sua população.Além disso, isso também foi influenciado pela intensa atividade humana. Além da construção de cidades e indústrias, cujas atividades inevitavelmente impactam a paisagem circundante, a caça ao lobo tornou-se um passatempo popular.

Em nosso país, os principais representantes desse gênero são o lobo-cinzento e o lobo-da-tundra. Devido ao seu tamanho, pode-se dizer que é o maior animal da família dos canídeos.

  • O corpo do lobo, da cabeça à cauda, ​​pode medir até 160 cm de comprimento;
  • O peso pode chegar a 62 kg;
  • A altura na cernelha pode ser de aproximadamente 90 cm.

O lobo-da-floresta da Rússia Central é encontrado nas florestas próximas a Moscou.Os lobos distinguem-se não só pela sua bela aparência, mas também pela sua inteligência. Atualmente, são reconhecidas cerca de 32 subespécies de lobo, cada uma com uma variedade de tamanhos e cores de pelagem. Os lobos são encarregados da função de ordenanças.pois ajudam a manter o equilíbrio dos ecossistemas. Esses animais podem ser encontrados em uma grande variedade de ambientes naturais — florestas e estepes, tundra e taiga, e cadeias de montanhas.

No entanto, hoje surge um quadro muito triste: em todos os lugares o número de lobos diminuiu drasticamente e, em alguns locais, está extinto. O animal está à beira da extinção completa.Mas isso não incomoda muito as pessoas, e elas continuam a caçar esses animais impiedosamente.

A aparência de um lobo

A aparência do lobo é moldada pelo clima da região que habita. Portanto, em áreas onde predominam as baixas temperaturas na maior parte do tempo, estes Os animais terão os tamanhos mais impressionantes.Se considerarmos uma única população, os machos certamente serão maiores em tamanho do que as fêmeas, além de terem uma cabeça mais proeminente.

Ao se deparar com este animal pela primeira vez, é fácil confundi-lo com um cachorro grande de orelhas pontudas. Mas, ao observá-lo com mais atenção, você notará as características típicas de um predador:

  • pernas altas e fortes,
  • Patas grandes com dois dedos médios estendidos para a frente.

Graças à estrutura das patas, esses animais conseguem atingir velocidades muito altas, saltar alto e se mover silenciosamente. Eles podem ser identificados por suas pegadas:

  • Tem 15 cm de comprimento e 7 cm de largura;
  • A característica distintiva são dois dedos que se projetam claramente para a frente.

Cabeça

Todos os lobos têm um focinho largo e alongado, com costeletas em ambos os lados, e uma testa larga. Os lobos experimentam diferentes emoções.Assim, eles podem expressar alegria, medo, ansiedade e calma. Todas essas emoções são claramente visíveis em seus rostos. Essa característica não passou despercebida pelos cientistas, que conseguiram identificar um grupo de expressões faciais:

  • Um verdadeiro lobo da floresta em um ambiente doméstico.medo e raiva;
  • raiva e ameaça;
  • estado de alerta e calma;
  • obediência e afeição;
  • diversão e imprudência.

Esses animais possuem um crânio grande e maciço, o que explica sua testa larga. A abertura nasal é ampla e começa a se afunilar na base. O comprimento do crânio dos machos varia de 268 a 285 mm, enquanto o das fêmeas varia de 251 a 268 mm. Osso craniano em homens A largura da maçã do rosto nos homens varia de 147 a 160 mm, enquanto nas mulheres varia de 136 a 159 mm. As órbitas oculares nos homens têm de 84 a 90 mm de largura, enquanto nas mulheres têm de 78 a 85 mm. A arcada dentária superior nos homens mede aproximadamente de 108 a 116 cm de comprimento, enquanto nas mulheres mede de 100 a 112 mm.

Não é à toa que dizem que os dentes do lobo o alimentam. Este animal claramente confirma esse ditado na vida real. Graças a eles. Um lobo pode fazer mais do que apenas se defender de inimigos., mas também para obter alimento. Tanto a mandíbula superior quanto a inferior possuem diversos tipos de dentes:

  • incisivos;
  • presas;
  • pré-molares;
  • molares.

Para os lobos, os caninos são muito importantes, ajudando-os a capturar e segurar a presa e a se defenderem de ataques. Graças aos molares e pré-molares O animal consegue cortar e mastigar alimentos.Os dentes dos lobos podem facilmente suportar forças superiores a 10 MPa. Portanto, os dentes são essenciais para os lobos; sem eles, simplesmente não conseguem sobreviver na natureza.

Cauda

Esses animais têm uma cauda longa e grossa, que é sempre mantida baixa. A maneira como ela se move revela o humor do lobo. Isso é muito importante para qualquer caçador., porque você pode escolher um lobo da matilha que esteja sentindo medo ou ansiedade observando seu rabo.

Pelagem

O lobo-cinzento é livre durante o período de inverno.De particular importância para esses animais é sua pelagem, que possui dupla camada e baixa condutividade térmica. Seu pelo espesso e longo confere aos lobos a aparência de animais maiores e mais maciços. Tradicionalmente, A primeira camada de lã é formada pelos pelos de guarda rígidos.A pelagem externa, que protege o lobo da sujeira e da água, permite que ele suporte as variações climáticas sazonais. O lobo também possui uma subpelagem, geralmente considerada a segunda camada de pelos, mais interna. Essencialmente, é uma penugem impermeável que retém o calor. Todos os lobos trocam de pelo, o que ocorre no final da primavera ou início do verão.

Cor

Esses animais têm uma coloração diferente na primeira pelagem, influenciada pelo seu habitat. Tradicional A cor do lobo é marrom-acinzentada.Os lobos da tundra são quase inteiramente brancos, os lobos do deserto são inteiramente vermelhos e os predadores que vivem nas terras altas da Ásia Central tradicionalmente têm uma coloração ocre brilhante. Predadores de outras cores — brancos, totalmente brancos, vermelhos e pretos — também são encontrados. O que todos os lobos têm em comum é que sempre possuem a mesma cor de subpelo: cinza.

A cor da pelagem é muito importante para o lobo-da-floresta, pois serve como camuflagem. É particularmente importante para cada espécie específica, já que contribui para sua aparência única.

Também Os lobos possuem diferentes frequências vocais., que pode ter uma gama bastante ampla. A voz é necessária para a comunicação sobre a localização de um animal ou pessoa. Os vocalizadores podem produzir uma grande variedade de sons:

  • uivo;
  • latindo;
  • tagarelando;
  • rosnar;
  • grunhido;
  • choramingando;
  • uivando.

Após receber informações de outro lobo, o predador joga a cabeça para trás e uiva com uma voz grave e vibrante que, eventualmente, atinge as notas mais altas.

O lobo caça ativamente no inverno e se sente muito bem em condições naturais.Os lobos que pertencem a uma alcateia vivem sempre juntos e frequentemente participam de um coro de uivos. A primeira parte é reservada ao líder, que Começa a uivar ao amanhecer ou ao entardecer.Depois disso, é a vez do resto da matilha. O desejo de participar do canto coral está associado à expressão de certas emoções, semelhante à forma como os lobos demonstram seu pertencimento à comunidade.

A matilha só pode iniciar um ataque se ouvir o grito de guerra do líder: ele lembra mais o rosnado de um cachorro quando avança contra uma pessoa.

Os lobos têm dificuldade em encontrar comida. Portanto, precisam percorrer longas distâncias para fora de seus habitats em busca de alimento. Suas características estruturais permitem que eles suportem viagens de vários quilômetros.: um peito estreito e aerodinâmico, pernas fortes e dorso inclinado. Normalmente, esses predadores podem percorrer 10 quilômetros em uma hora. Mas, quando perseguidos, podem atingir velocidades de até 65 km/h, saltando 5 metros.

A estrutura das patas do lobo merece atenção especial. Graças a ela, adaptam-se perfeitamente a qualquer habitat. As patas distinguem-se pelo facto de possuem membranas interdigitaisElas permitem a redistribuição do peso, razão pela qual esses predadores se movem mais rápido do que todos os outros animais da floresta. Graças a essa estrutura única das patas, eles conseguem equilibrar o peso enquanto se deslocam.

As patas do lobo contêm vasos sanguíneos especializados que oferecem proteção contra a hipotermia. É muito fácil para o predador... manter o equilíbrio mesmo em uma superfície escorregadiaIsso é facilitado por garras rombas e pelos eriçados nas patas. Outra característica externa distintiva é a presença de glândulas odoríferas entre os dedos. Essas glândulas são responsáveis ​​pelo odor característico das pegadas do lobo. Esses animais usam essas glândulas para se orientar e informar outros membros de sua matilha sobre sua localização.

Distribuição do lobo

Ao longo da existência desse predador na Terra, sua distribuição mudou significativamente. Hoje, ele é encontrado principalmente no Hemisfério Norte. Na América do Norte, esses Os predadores podem ser encontrados em territórios que vão do Alasca ao México, no Japão. Não resta nenhum representante desses animais, o que se explica pelo alto nível de urbanização. O lobo europeu é mais comum na Europa e na Ásia — principalmente na Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Polônia, Espanha, nos Balcãs e na Escandinávia.

Esses predadores prosperam em zonas de floresta-estepe e estepe, bem como na tundra e em áreas semidesérticas. Áreas florestais densas são habitats menos preferidos pelos lobos. Eles preferem habitar áreas mais abertas ou menos acidentadas.

Esses predadores estão acostumados a viver perto de assentamentos humanos. Quando a taiga é desmatada, esse animal também começa a expandir seu território dentro da zona da taiga.

As alcateias de lobos não costumam se deslocar com frequência e geralmente vivem por longos períodos em um determinado território. A área ocupada por esses animais, geralmente medindo de 30 a 60 metros de diâmetro. Os predadores que vivem na tundra e na estepe se comportam de maneira um pouco diferente: são animais nômades e mudam regularmente de acampamento dependendo dos movimentos da manada.

Os lobos são amigos muito leais e predadores perigosos para estranhos.Com a chegada da época de acasalamento, grupos de casais começam a surgir dentro da alcateia. O casal mais forte assume a melhor posição, enquanto todos os outros membros da alcateia são forçados a procurar alimento em outro lugar durante esse período.

Os lobos precisam de certas condições para criar seus filhotes. Para isso, precisam construir uma toca, um local isolado. Na maioria das vezes, constroem-na em fendas de rochas ou em meio a arbustos densos. Às vezes As lobas fazem seus ninhos nas tocas de outros animais. – Raposas-do-ártico, texugos ou marmotas. O macho não costuma ficar constantemente perto da loba, pois precisa encontrar comida.

Para isso, ele pode se afastar da toca por longas distâncias – de 7 a 10 quilômetros. Recém-nascidos Os filhotes de lobo são um pouco diferentes dos cachorrinhos.A coloração marrom deles contribui para a semelhança. Quando os filhotes crescem e dominam as habilidades de sobrevivência na natureza, a loba os conduz para fora da toca, e a partir daí, eles começam a viver uma vida independente e nômade.

Conclusão

Os lobos são um dos predadores perigosos sobre os quais todos nós ouvimos falar desde a infância. Mas, infelizmente, nas últimas décadas, a hostilidade em relação a esse animal atingiu proporções tão alarmantes que Em alguns lugares, sua população atingiu níveis críticos.Esses animais ainda mantêm presença no continente eurasiático.

Em nosso país, existem representantes suficientes desses predadores, principalmente o lobo-cinzento e o lobo-da-tundra. Os animais possuem características especiais., o que os torna fáceis de distinguir. Vale ressaltar especialmente que são criaturas digitígradas, o que lhes permite se mover pela floresta mais rapidamente do que outros animais.

Comentários