Descrição do leopardo: onde vivem as diferentes populações e onde habitam.

Habitat da chitaO leopardo é uma espécie de mamífero carnívoro do grupo dos felinos. Também conhecido como pantera ou leopardo, o leopardo é uma subfamília dos grandes felinos e é considerado um membro da família Panthera. No século XX, o leopardo foi incluído em praticamente todas as listas de espécies protegidas do planeta, incluindo o Livro Vermelho da Federação Russa.

Aparência

Um leopardo é um felino de grande porte que Em segundo lugar em tamanho, perdendo apenas para o leão e o tigre.O corpo do leopardo é musculoso e alongado, porém leve e flexível. A cauda do animal tem mais da metade do comprimento do seu corpo. Suas pernas são pequenas, mas muito fortes. Suas patas são maciças e largas, e sua cabeça é arredondada e não particularmente grande. O topo da cabeça do leopardo é adornado com orelhas curtas e arredondadas, bem separadas.

Este animal tem olhos pequenos com pupilas redondas. Não possui juba e seus bigodes, brancos ou pretos, chegam a medir até 120 mm. O peso do leopardo-das-neves varia de acordo com sua distribuição geográfica. Os animais que habitam áreas florestais são menores e mais leves do que seus congêneres em áreas abertas. Os machos são tipicamente um quarto maiores que as fêmeas. O comprimento de um leopardo-das-neves adulto pode variar de 85 a 200 cm. A cauda pode atingir de 55 a 80 cm.

Características da pelagem do leopardo:

  • Descrição dos guepardosA pelagem do adulto é rala e curta (mesmo no inverno), distribuída uniformemente por todo o corpo. Os pelos amarelos e pretos variam em espessura e comprimento. Normalmente, os pelos amarelos são mais longos e finos do que os pretos.
  • A pelagem no inverno é mais opaca do que no verão.
  • As patas e a barriga do leopardo são tipicamente cobertas por manchas escuras e uniformes. Essas manchas são maiores na parte externa das patas, enquanto diminuem de tamanho em direção à parte inferior — os pés e as mãos do leopardo apresentam apenas pequenas manchas escuras.
  • A cauda do animal é coberta por grandes manchas sólidas em forma de anel - na parte superior e um pouco na parte inferior.

Habitat e distribuição dos leopardos-das-neves

Existem muito mais lugares onde vivem leopardos-das-neves do que lugares onde vive qualquer outra espécie de felino. Os leopardos são amplamente distribuídos. em áreas de estepe florestal e florestaisAssim como nas regiões montanhosas e de savana do continente africano, essa espécie felina também habita o sul da Ásia. Os leopardos já habitaram a Transcaucásia, grande parte da África, Índia e Paquistão. Seu habitat também se estendia ao Sri Lanka, Zanzibar e à ilha de Java.

Hoje, em muitos de seus habitats históricos, essa espécie é extremamente rara ou completamente extinta. Isso inclui Zanzibar, a Península do Sinai e Marrocos. Em outros lugares, a distribuição do leopardo é estruturada, dividida em populações distintas localizadas a distâncias significativas umas das outras. Na Rússia, os leopardos podem habitar o Krai de Primorsky. Encontros também são possíveis no Cáucaso.

Falando em leopardos africanos, vale ressaltar que eles preferem viver principalmente nas selvas localizadas na parte central do continente, bem como em suas regiões montanhosas. Esses predadores também são encontrados nos semidesertos e savanas do Marrocos. Os leopardos têm grande necessidade de água, por isso evitam áreas áridas, como as da Namíbia e do Saara.

Na Ásia, os animais tendem a ser vivem às margens do rio Amur, em florestas de coníferas.Assim como nas florestas subtropicais e tropicais encontradas nas planícies e encostas das montanhas da Índia e do sul da Ásia, os leopardos habitam a Ásia, estendendo-se até a Península Arábica. Esses animais estão ausentes apenas dos desertos áridos da Ásia, bem como de Bornéu e Sumatra. No entanto, descobertas arqueológicas confirmam que os leopardos também habitaram Sumatra no passado. Hoje, a área de distribuição dos leopardos abrange partes do Afeganistão, Caxemira e Cáucaso, incluindo o Himalaia.

O habitat dos leopardos no Cáucaso

Onde vivem os guepardos?No Cáucaso, a população de leopardos-das-neves diminuiu significativamente no final do século XX, tornando-se insignificante. Pode-se afirmar com segurança que esses predadores estão à beira da extinção nessa região. No Cáucaso, o habitat dos leopardos situa-se principalmente nas encostas florestadas.

A área de distribuição começa nas regiões ocidentais, perto de Tuapse, e estende-se até os territórios do norte. Em seguida, avança para leste até o extremo norte das montanhas do Cáucaso. Nas encostas, os leopardos-das-neves habitam suas florestas e às vezes são encontrados nas áreas mais altas, embora com menos frequência acima da cordilheira. A distribuição desses animais ao pé das montanhas do Cáucaso desce até as encostas, e na Transcaucásia, seu habitat abrange as encostas do Cáucaso Menor, incluindo a área entre os rios Kura e Rioni.

Os habitats dos animais na Ásia Central estão representados na Ásia Ocidental. no Afeganistão e no IrãEsta área está condicionalmente dividida em várias partes.

  • No Turcomenistão, a principal área de distribuição é Kopetdag.
  • Na Ásia Central, a cordilheira está localizada na margem direita dos rios Panj e Amu Darya.
  • A cordilheira do Extremo Oriente estende-se pela Península Coreana e pelo nordeste da China. Esta parte da cordilheira localiza-se na Transbaikália, na região do Amur e na região de Ussuri.

Comportamento social e territorial

Os leopardos-das-neves são predadores solitários, principalmente noturnos. Esses animais se adaptam facilmente a qualquer habitat, vivendo em desertos, montanhas e florestas. Seus territórios podem variar de 10 a 450 quilômetros quadrados, dependendo da disponibilidade de alimento e do terreno. Apesar de seu pequeno porte, os leopardos são caçadores habilidosos de animais maiores — às vezes, suas presas podem pesar até 800 kg.

Os leopardos possuem uma habilidade única para escalar árvores. Esses animais podem escalá-las tanto para descansar quanto para caçar macacos. No entanto, eles caçam principalmente no solo. Tipicamente, são predadores. aproxima-se da presa de forma silenciosa e cuidadosa. Num único salto, o predador ataca e estrangula a presa. Se o salto falhar, o predador não persegue a presa. Em alguns casos, o animal pode aproximar-se da presa ruidosamente e, em seguida, esconder-se. Nesse caso, a presa, sem saber onde esperar o ataque, fica confusa. Frequentemente, o predador carrega os restos da presa para uma árvore para protegê-los de hienas e chacais.

Nutrição dos leopardos

O que um guepardo come?Normalmente, a dieta do leopardo consiste em ungulados — corços, veados e antílopes. Ocasionalmente, pode se alimentar de macacos e roedores, bem como de cobras e aves. Também pode caçar cavalos e ovelhas. Cães, assim como lobos e raposas, são frequentemente presas de leopardos. Quando o alimento é escasso, o animal às vezes rouba presas de sua própria espécie. Quanto aos humanos, Predadores raramente atacam pessoas. Para isso, o leopardo precisa ser perturbado. Mas certamente atacará se estiver ferido — e, nesse caso, as consequências serão terríveis.

Reprodução de leopardos

Os leopardos geralmente se reproduzem durante todo o ano nas regiões sul de sua área de distribuição. As populações do Extremo Oriente se reproduzem com mais frequência no final do outono. O período de acasalamento é tipicamente acompanhado por rugidos e lutas por parte do macho, o que é natural para felinos. Em outras épocas, os leopardos são bastante silenciosos, o que não ocorre com tigres ou leões.

A gestação de uma fêmea normalmente dura três meses. Disso resulta o nascimento de um ou dois (raramente três) filhotes. Esses animais geralmente fazem seus abrigos em fendas de rochas ou cavernas. Elas também servem como tocas. Pode haver buracos, criadas por árvores arrancadas. Os predadores escolhem uma área tranquila e discreta para esse propósito. Os filhotes de leopardo se desenvolvem mais rápido que os filhotes de tigre — geralmente, atingem a maturidade sexual em dois anos.

caça ao leopardo-das-neves

Este predador sempre foi um troféu importante para os caçadores. Os leopardos eram caçados apenas em seu habitat natural. Os caçadores se referem aos "Cinco Grandes", que incluem animais como:

  • Habitat da chitaLeopardo africano;
  • rinoceronte;
  • elefante;
  • búfalo africano;
  • leão.

Cada um dos animais listados é considerado para o caçador. um troféu luxuoso e um valioso saque.

Se considerarmos a caça ao leopardo-das-neves nos séculos XIX e XX, podemos afirmar que, em partes da Ásia e da África, esse tipo de caça era descontrolado e completamente indiscriminado. Essa foi a principal causa da extinção desse raro predador.

Em algumas regiões da Ásia, caçadores furtivos ainda caçam leopardos, mas esse tipo de caça é proibido por lei em todo o país. Infelizmente, a demanda pelas valiosas e belas peles desses animais permanece alta no mercado negro, e seus órgãos são frequentemente usados ​​na medicina tradicional. Muitos países africanos têm cotas para a caça de leopardos, devido à grande população desses animais nessas áreas. Se você estiver interessado em saber quanto custa uma pele de leopardo, O preço de uma pele pode chegar a US$ 15.000..

O método clássico para caçar este animal envolve o uso de uma carcaça de interesse para o leopardo-das-neves (geralmente um corço ou um macaco) como isca. Apenas carcaças frescas são usadas para esse fim, pois qualquer felino detesta o cheiro de podridão.

Em que ambiente vive um guepardo?Os caçadores furtivos costumam escolher um local isolado onde o predador costuma aparecer. A isca é presa na base de uma árvore, de forma que fique bem visível contra o céu. O animal se aproxima do cheiro da presa após o anoitecer, emitindo um rugido característico. Esse rugido se assemelha a uma tosse ou ao som de uma serra — um som inconfundível para o caçador. O caçador precisa agir rapidamente. — o tiro é disparado à queima-roupa. Se o animal estiver ferido, ele fica muito agressivo e perigoso para o caçador, tentando atacar em vez de fugir. Muitas vezes, o leopardo apenas finge estar morto — basta se aproximar e o animal investirá contra o caçador.

No final do século XIX, a moda das peles de leopardo atingiu o seu auge, transformando este predador em sua presa. Muitas celebridades da época adoravam exibir jaquetas de pele de leopardo e até posavam para capas de revistas usando-as. Tudo isso reduziu significativamente a população mundial de leopardos. Ao longo de sete anos na década de 1950, o mercado europeu de peles adicionou mais de 300.000 peles de leopardo.

Comentários