Por que uma bruxa é quase sempre representada com um gato preto?

A estreita associação entre bruxas e gatos pretos encontrou expressão na pintura, literatura, música e contos de fadas. Esses companheiros bigodudos da bruxaria foram celebrados por Edgar Allan Poe e Mikhail Bulgakov. Com uma percepção aguçada do mundo ao seu redor, mulheres com dons mágicos sombrios supostamente preferem esses animais. O que explica essa preferência?

Bruxas podem dar tarefas a gatos pretos.

Acredita-se que as bruxas podem confiar a vigilância de suas futuras vítimas aos seus assistentes de quatro patas. Sem que uma pessoa desavisada perceba, o gato nota muita coisa e, em seguida, transmite informações valiosas ao seu dono.

Quanto mais estreito for o vínculo entre a praticante de magia e seu familiar, mais tangíveis serão os resultados do feitiço.

Bruxas podem habitar os corpos de gatos pretos.

Durante a Inquisição, não apenas as mulheres acusadas de terem ligações com espíritos malignos eram queimadas na fogueira, mas também seus animais de estimação. A presença de um gato preto era considerada mais uma prova da culpa de uma jovem.

Segundo a lenda, uma bruxa conseguiu escapar do local da execução possuindo seu familiar. Após esse incidente, não apenas muitas mulheres inocentes pereceram no fogo, mas também seus animais de estimação, que tiveram o azar de nascer com a pelagem da cor da noite.

Gatos pretos ajudam bruxas idosas a morrerem em paz.

Acredita-se que uma bruxa deve transmitir seu poder a uma sucessora antes de morrer, caso contrário, sua alma maligna não poderá deixar o corpo e encontrar a paz eterna.

Na ausência de um substituto à altura, um gato torna-se o único auxiliar da bruxa moribunda, pois pode aliviar seu sofrimento. Ao absorver o poder mágico não compartilhado, o animal de estimação abre o caminho para o outro mundo para sua dona, tornando a transição mais confortável e indolor.

Gatos pretos veem almas e podem caminhar em outros mundos.

Viajando entre dimensões, os gatos supostamente veem coisas invisíveis ao olho humano. Mesmo os donos desses animais de estimação negros como azeviche que não praticam magia frequentemente notam comportamentos estranhos em Murzik ou Vaska.

Um gato pode encarar um objeto inexistente por um longo tempo e até reagir a ele, miando e sibilando. Às vezes, enquanto se apressa para realizar suas tarefas, o animal para repentinamente, como se encontrasse um obstáculo invisível.

As bruxas conhecem as habilidades paranormais dos gatos e as utilizam com maestria: os animais de estimação ajudam a detectar entidades energéticas e a se comunicar com as almas dos mortos.

Muitos rituais de bruxaria requerem um gato preto.

É difícil imaginar um ritual mágico sem os apetrechos e ingredientes apropriados. Muitos feitiços sombrios requerem pelos ou bigodes de um gato preto.

Disputas, feitiços de amor, feitiços para abundância financeira, maldições e outros encantamentos mágicos exigem a participação direta do companheiro oculto da bruxa. Ele sempre compartilhará com sua mestra o componente que falta para o ato mágico.

Gatos pretos são usados ​​como "portadores" de maldições.

Muitas vítimas de bruxaria notaram que, antes de uma doença incurável, falência, desestruturação familiar ou outra tragédia pessoal, um gato preto aparecia em seu caminho. Ele podia simplesmente atravessar a rua ou começar a circular a casa. Às vezes, a pessoa se deparava com o animal a perseguindo por vários dias.

Não foi difícil associar o aparecimento do gato preto a problemas futuros. Isso levou ao extermínio em massa de felinos negros. Eles foram julgados e condenados a serem queimados, e os infelizes animais foram atirados de uma torre sineira (na cidade de Ypres, Bélgica). Essa notoriedade resultou na morte em massa dessas criaturas graciosas, cuja única falha residia na cor de sua pelagem.

A aversão e o medo que as pessoas sentem pelos gatos pretos têm explicações bastante racionais. Esses felinos são conhecidos por seus hábitos noturnos, trejeitos, graciosidade e imprevisibilidade. Seu amor pela liberdade também costuma gerar desaprovação. As pupilas verticais e a cor amarela dos olhos desses animais são sempre alarmantes, lembrando um olhar diabólico.

Enquanto isso, acredita-se que as bruxas sempre valorizaram as qualidades únicas de seus fiéis ajudantes, cuidando deles, alimentando-os e mimando-os. Em troca, retribuíam com amor e devoção ilimitados. Os donos de gatos pretos tinham menos probabilidade de adoecer, envelheciam mais lentamente e conseguiam evitar situações perigosas. Tal "sorte", é claro, provocava a inveja e a vingança das pessoas comuns.

Comentários