Características, descrição, fotos e preços do gato-da-selva

A aparência de um gato da selvaA raça é conhecida desde a antiguidade. Um de seus nomes — gato do Nilo — refere-se à familiaridade dos antigos egípcios com esses predadores. Desenhos que sobreviveram sugerem que os egípcios os treinavam para a caça, e essas criaturas elegantes e graciosas viviam em casas junto com as pessoas. Isso se reflete na versão latina do nome da raça — Felis chaus. A segunda parte do nome significa "casa, doméstico".

Diferentemente do Egito Antigo, em outros países os gatos-da-selva eram considerados predadores extremamente perigosos e representavam a principal ameaça aos moradores das aldeias. Ao se alimentarem de ratos-almiscarados e faisões, os gatos-da-selva se aproximavam das casas dos moradores e aves caçadasPor outro lado, os caçadores dedicavam-se à captura de felinos selvagens, e as peles dos animais abatidos eram utilizadas para fins económicos.

A história do Chausie, uma raça híbrida para uso doméstico, começou no final do século XIX. Embora conservem muitas características de seus ancestrais selvagens, esses animais têm a natureza dócil dos gatos domésticos.

Descrição

Classificação

A espécie em questão é o gato-da-selva, uma ordem de carnívoros da família Felidae. Outros nomes incluem gato-doméstico e lince-do-pântano. Esta espécie possui nove subespécies (alguns zoólogos contam dez).

Habitat

O habitat do gato-da-selvaSeu habitat principal é o Cáucaso, as regiões do Mar Cáspio na Rússia e as matas ciliares do rio Amu Darya. No entanto, dentro das fronteiras russas, representantes dessa espécie não são encontrados desde a década de 1980.

Além de sua área de distribuição principal, esses gatos podem ser encontrados em toda a Ásia e Norte da ÁfricaMas, em geral, os encontros com eles são bastante raros devido à cautela desses animais.

A área onde os gatos-da-selva vivem e caçam é coberta por matagais impenetráveis, florestas úmidas e, frequentemente, arbustos espinhosos. Corpos d'água com densos emaranhados de juncos e caniços também são um habitat preferido para esses predadores, pois são excelentes nadadores e não têm medo da água. No entanto, os gatos-da-selva não gostam de espaços abertos e montanhas. O frio, a neve e superfícies geladas também são indesejáveis ​​para esses predadores — sua pelagem fina e patas, inadequadas para a neve, são as razões para esse comportamento. De modo geral, esses predadores preferem o calor.

Aparência

O gato-da-selva pode se assemelhar a um lince devido aos tufos nas pontas de suas orelhas. Outras características podem ser sistematizar da seguinte forma:

  1. Dimensões do animal: comprimento até 120 cm; altura até 50 cm (algumas fontes indicam 70 cm); comprimento da cauda entre 20 e 30 cm.
  2. Peso entre 8 e 16 kg (as fêmeas são menores e mais leves que os machos, pesando até 10 kg).
  3. A cor da pelagem varia bastante dependendo do habitat. No entanto, as cores primárias incluem tons de marrom, cinza e castanho em diversas combinações e proporções.

Alguns animais têm coloração uniforme, com marcas quase imperceptíveis. Uma faixa avermelhada percorre toda a extensão das costas. As orelhas, a testa e a nuca têm a mesma tonalidade. No entanto, a virilha e o queixo são quase brancos ou ligeiramente amarelados. A cauda é cinza, com anéis escuros. A ponta da cauda pintado de pretoOs gatinhos recém-nascidos têm listras por todo o corpo.

Os gatos da Ásia Central e do Norte da África são cinza-amarelados, o que aparentemente se explica pela necessidade de camuflagem em solos arenosos e em meio a densos emaranhados de juncos secos.

Tons de vermelho e marrom são típicos de gatos do sul da Ásia.

Mas as subespécies do gato doméstico com pelagem fina e áspera ao toque (que fica mais espessa no inverno) diferem muito entre si na coloração.

Hábitos

Desenho para colorir de gato da selvaOs gatos-da-selva não gostam de subir em árvores e só o fazem quando absolutamente necessário, para escapar de grandes predadores. Eles fazem seus ninhos em tocas abandonadas (de texugos, guaxinins, raposas e antigas tocas de porcos-espinhos). Eles não cavam suas próprias tocas. Gostam de descansar. sobre os juncos compactados e pisoteadosEsses predadores mudam de abrigo de tempos em tempos e não permanecem em um mesmo lugar por muito tempo.

Durante o período de criação dos filhotes (nascem de 2 a 5 animais por ninhada), a fêmea vive em um ninho construído nos locais mais inacessíveis.

Nascem mais machos do que fêmeas.

Esses gatos caçam à noite. Sua excelente capacidade de salto, audição e olfato aguçados, além da habilidade para nadar, os ajudam a realizar essa façanha. No inverno, eles também podem caçar durante o dia. Procuram suas presas durante caminhadas tranquilas, às vezes até mesmo à espreita. Suas presas incluem patos selvagens, roedores, leitões de javali e lebres.

Os gatos-da-selva são solitários e interagem com fêmeas apenas durante a época de reprodução, que ocorre entre fevereiro e março. Um território pertence a um macho específico. possui um tamanho de 50 a 200 metros..

Manutenção residencial

Híbridos

O gato-da-selva e seus hábitosEm primeiro lugar, vale a pena considerar a conveniência de se ter um animal predador como animal de estimação, especialmente em um apartamento na cidade. Existem raças chamadas Chausies (ou Chausies, ambos os nomes são comumente usados ​​como sinônimos) — descendentes do cruzamento de gatos selvagens da selva com raças domésticas (principalmente o Abissínio). Esses gatos têm um temperamento amigável e dócil. A raça foi oficialmente registrada em 2003.

Vale também mencionar outras raças domésticas que têm gatos selvagens entre seus ancestrais: Puma de Pedra e Kern da Selva.

Os gatos selvagens são muito ativos e têm um temperamento explosivo, representando uma séria ameaça para todos os animais da região, incluindo cães. Reconhecendo apenas um dono, esses gatos (e as gatas) exigem atenção máxima. Se não a receberem, podem ficar seriamente ofendidos, chegando até a abandonar o lar temporariamente. Durante o acasalamento, os gatos também são perigosos para os humanos. Teimosos, altamente inteligentes e amantes de espaço e liberdade total, os gatos selvagens não são adequados para serem animais de estimação. Quem decide criá-los deve adquiri-los ainda filhotes, para que tenham a chance de lidar com as peculiaridades e a natureza desses animais predadores. Não espere que um gato selvagem se torne um preguiçoso tranquilo.

Comprar um gatinho

Encontrar um filhote de gato-de-cana na Rússia é muito difícil. No entanto, existem gatis especializados disponíveis para aqueles que amam a raça. Você também pode encontrar o exemplar perfeito em exposições de raças de elite. O preço de um filhote de gato-de-cana é 5 mil dólares americanos.

O calendário de vacinação para gatinhos é elaborado para os 3 meses de idade, portanto, o ideal é adquirir gatinhos nessa fase. Observação:

  • pela presença do conjunto necessário de documentos que comprovem tanto a raça quanto o pedigree do gato;
  • O gatinho tem um temperamento brincalhão, alegre e afetuoso; tolerou bem as vacinas, está saudável e pronto para ir para um novo lar;
  • Ensinar o gatinho a usar a caixa de areia;
  • pela presença do hábito de usar um arranhador;
  • a capacidade de se relacionar de forma calma e até amigável com outros gatinhos e estranhos.

Além disso, é aos três meses de idade que a diferença entre um gatinho da raça Housey e um gatinho normal da mesma ninhada se torna facilmente perceptível.

Cuidado

O que come um gato selvagem?Manter animais de elite É um negócio problemático e caro.Nem todos conseguem lidar com isso. Criar gatos-da-selva em casa exige uma quantidade ilimitada de amor e, pode-se dizer, uma paciência infernal. Os gatos-da-selva precisam de ainda mais atenção e carinho do que outros felinos. Eles adoram brincadeiras ativas e distinguem seus donos dos demais.

Os animais precisam de espaço. Desse ponto de vista, uma casa no campo é preferível a um apartamento na cidade.

Para se manterem saudáveis, os gatos domésticos devem receber suas vacinas em dia, alimentar-se bem e regularmente e receber a dose necessária de radiação ultravioleta. Os gatos podem viver muito tempo, até 14 anos..

Esses animais são altamente treináveis; podem ser facilmente ensinados a abrir e fechar portas e a usar a caixa de areia. Obedecem aos seus donos sem questionar e reagem com calma à presença de outros animais de estimação (fora do seu território, ainda assim aterrorizam animais "estranhos"). No entanto, se não receberem a atenção dos seus donos, podem até começar a caçar os seus próprios animais de estimação.

Dentre as características desses gatos, vale destacar sua curiosidade inata e seu amor pela água.

Esses gatos devem ser escovados uma vez por semana. A exceção é a época de muda, quando a escovação deve ser diária. Não é necessário cortar as unhas; desde que haja arranhadores disponíveis, esses gatos não danificarão os móveis de seus donos.

Os gatos-da-selva são despretensiosos e pouco exigentes em relação à alimentação. Sua dieta diária normalmente consiste em dois camundongos (ou um rato) e 200 gramas de carne.

Regras de alimentação:

  • Qual é a aparência de um gato selvagem?Durante o primeiro ano de vida, os gatinhos são alimentados duas vezes ao dia; nos anos subsequentes, uma refeição diária é suficiente.
  • É importante incluir tanto alimentos vivos quanto vegetais na dieta do seu gato Hauschmidt. Se ele pedir pepino, abobrinha ou abóbora, atenda ao pedido. Frutas doces também são bem-vindas. De modo geral, os alimentos de origem vegetal devem compor um terço da dieta total do seu gato Hauschmidt.
  • Peixe cozido pode ser incluído no cardápio, mas não mais do que uma vez por semana para evitar o raquitismo devido à perda de cálcio dos ossos.
  • Um dia por semana deve ser dia de jejum.
  • A alimentação deve conter suplementos vitamínicos e minerais, especialmente se os donos alimentam seus animais de estimação com ração artificial ou carne comprada em lojas.

Se os gatos forem permitidos fora da cidade proporcionar espaço para movimentoEm apartamentos urbanos, os animais de estimação podem ficar obesos devido ao estilo de vida sedentário e adoecer por falta de luz ultravioleta. Portanto, os passeios com animais de estimação ao ar livre devem ser frequentes, embora não tão regulares quanto os passeios com cães.

O acasalamento é recomendado após a puberdade, por volta dos 18 meses de idade. Gatos da raça Hausy podem ser cruzados com Abissínios ou outros gatos de pelo curto, e a ninhada incluirá tanto gatos da raça Hausy quanto gatinhos comuns. A gestação dura 66 dias.

Se essas condições forem atendidas, o gracioso e devotado gato-da-selva se tornará um verdadeiro amigo de seu dono, e essa amizade durará muito tempo.

Gato da selva
Lindos gatos da selvaCaracterísticas dos gatos da selvaCaracterísticas da raça de gato-da-selvaO caráter do gato da selvaGato da selvagato-da-selva pulandoDescrição da raça de gatoQuais são os hábitos de um gato selvagem?Desenho de gato da selva para colorir

Comentários