
Eles possuem um corpo bonito e forte, com um peito largo. No entanto, os machos da raça Scottish Fold são menores que seus congêneres britânicos. As fêmeas pesam em média de 3,5 a 4 kg, e os machos de 4 a 6 kg.
Contente
Características da raça
A cabeça é tipicamente redonda, com a mandíbula ligeiramente proeminente. As características distintivas desta raça incluem bochechas proeminentes e almofadas de bigode distintas. Essas características são claramente visíveis na foto abaixo.
O pescoço é grosso e curto.O nariz também deve ser curto e com uma pequena giba.
A cor dos olhos não é atribuída a uma raça específica, mas depende da cor da pelagem. Os olhos são redondos.
Deve-se prestar atenção especial às patas dos gatos Scottish Fold — elas são pequenas e arredondadas. No entanto, as patas traseiras costumam ser mais grossas, o que pode interferir na movimentação normal e causar algum desconforto aos seus donos.
A pelagem deve ser espessa e elástica, mas não há uma cor específica típica para esses gatos.
Determinar o grau de orelhas caídas

Os criadores distinguem apenas três:
- grau único;
- diploma duplo;
- triplo grau.
Portanto, se apenas as pontas das orelhas estiverem dobradas, isso indica um único grau de orelhas caídas. Se toda a aurícula estiver dobrada, mas houver espaço entre a cabeça e as orelhasEste é um grau duplo de orelhas caídas. No grau triplo, as orelhas do gato ficam pressionadas contra a cabeça. Na verdade, parece que elas são completamente ausentes. O grau triplo é o mais comum.
Todos os gatinhos Scottish Fold nascem com orelhas retas. A dobra das orelhas começa a se manifestar por volta da terceira semana de vida. Quando o gatinho completa dois meses de idade, o criador já consegue determinar com certeza se ele tem orelhas retas ou dobradas.
Além do tipo de orelhas, esta raça também inclui gatos de pelo comprido - Highland Folds - e gatos de pelo curto - Scottish Folds (orelhas dobradas) e Scottish Straights (orelhas retas).
Possíveis cores do Scottish Fold
Essa raça de gato é famosa por sua enorme variedade de cores, graças à sua rica herança genética. Gato British Shorthair - a raça que serviu de base para o desenvolvimento das raças escocesas.
Esses gatos raramente têm uma única cor. Na maioria das vezes, a coloração de um gato consiste em dois ou até três padrões.
Então, As cores mais comuns:
- Sólido;
- Tartaruga;
- Bicolor;
- Malhado;
- Mármore;
- Defumado;
- Chita.
Coloração sólida – uma cor uniforme – preto, lilás, azul ou variações dessas cores. Nesse tipo de coloração, todo o corpo do animal apresenta uma cor homogênea.

A pelagem Smoke possui uma característica interessante: a distribuição irregular da cor em cada pelo. O subpelo geralmente é claro, enquanto as pontas dos pelos são bastante escuras.
Padrão Tabby – a segunda cor mais popular entre os gatos desta raça. O animal é coberto por listras e manchas, que são chamadas de tigrado. Elas são muito mais escuras que o resto da pelagem. Um atributo indispensável é a letra "M" de listras escuras na testa.
Na pelagem bicolor, o gato Scottish Fold apresenta apenas duas cores principais: uma branca e outra em um tom mais escuro. Essa cor mais escura cobre as costas, a cauda e o topo da cabeça, enquanto a barriga, as pontas das patas e o queixo são brancos.
O padrão colorpoint é considerado um dos mais bonitos pelos criadores. Nesse padrão, as pontas das patas, as orelhas e a máscara facial do gato são escuras, enquanto o resto do corpo é claro.
Uma das cores mais raras e apreciadas é o chita. Essa cor é frequentemente chamada de "tartaruga de retalhos"Essa pelagem é encontrada apenas em gatas e consiste essencialmente em uma combinação de bicolor e tartaruga. Ou seja, a parte inferior do corpo da gata é branca, enquanto a parte superior é tartaruga. Uma gata com essa coloração é considerada portadora de genes para uma variedade de cores, o que a torna particularmente valiosa para a reprodução.
História da origem

Contudo, a lenda conta que este foi apenas o primeiro gatinho de orelhas dobradas na Europa, e que gatos com essa estrutura apareceram no Extremo Oriente e na China muito antes da Europa. Vale ressaltar, porém, que a criação séria de gatos com essa estrutura auricular só começou em 1961. Susie, a filha da gata – Snooks era um cruzamento de gato com um gato britânico. por outra fazendeira escocesa, e seus filhotes foram entregues a criadores felinos britânicos. Pouco tempo depois, os Scottish Folds foram exportados para a América, onde criadores americanos desenvolveram cuidadosamente uma raça nova e interessante, por muito tempo desconhecida por todas as associações de gatos.
O desenvolvimento de orelhas caídas é atribuído a uma mutação espontânea que enfraquece a cartilagem da orelha, fazendo com que as orelhas fiquem achatadas ou apontem em direções diferentes, em vez de ficarem eretas.
Inicialmente, acreditava-se que essa estrutura auricular nos gatos causava surdez, mas isso foi desmentido na década de 1990. Em 1994, a raça foi oficialmente reconhecida por associações felinas americanas e, posteriormente, por associações internacionais.
Personagem

Uma das vantagens desses gatos é a sua capacidade de se adaptarem rapidamente a um novo ambiente, seja uma mudança de casa, a chegada de uma criança ou uma festa barulhenta repentina.
Os gatos Scottish Fold são animais calmos que se dão bem com crianças pequenas e outros animais de estimação. São respeitosos com todos os membros da família e não miam sem necessidade.
Os gatinhos jovens são conhecidos por sua natureza brincalhona, adorando correr e fazer barulho. Mas, à medida que o gato se aproxima dos três anos de idade, quando atinge a maturidade completa, sua natureza exuberante dá lugar a uma mais calma. O animal lidera estilo de vida moderado: Prefere horas de descanso tranquilo em seu lugar favorito a brincadeiras divertidas.
Os representantes desta raça adoram passar tempo no colo dos seus donos, ronronando e roncando contentes. Esta é a forma simples como expressam o seu amor. Um dono de Scottish Fold nunca se sentirá sozinho com um gato.
Cuidando de um gato Scottish Fold
Os gatos da raça Scottish Fold não exigem muitos cuidados especiais. As principais necessidades são um ambiente limpo e bastante comida balanceada.
Os donos de gatos Scottish Fold frequentemente têm dúvidas compreensíveis sobre os cuidados com as orelhas incomuns de seus animais de estimação. Mas, neste caso também, tudo é extremamente simples: as orelhas precisam ser limpas. Limpe com uma solução de limpeza especial., que pode ser adquirido em qualquer farmácia veterinária ou loja de animais, ou com água fervida e cotonetes.
Para diminuir a queda de pelos, especialistas recomendam escovar seu animal de estimação com uma escova especial para gatos, com cerdas retas e firmes. Gatos de pelo curto precisam ser escovados apenas uma vez por semana, enquanto os de pelo longo, duas vezes por semana. Mesmo com um arranhador, é recomendável aparar as unhas de um gato de orelhas caídas a cada três semanas ou um mês. Também é aconselhável limpar os olhos e os dentes com um cotonete.
Um gato deve ser acostumado a todos os procedimentos de higiene desde filhote. É provável que o gatinho resista no início, mas se você repetir o processo regularmente, ele se acostumará e a resistência logo dará lugar ao prazer. Isso é especialmente verdadeiro no caso da escovação.
Os donos de gatos Scottish Fold devem lembrar-se da regra básica ao criá-los: pelo menos um dos animais do casal deve ter orelhas retas; caso contrário, problemas de saúde na prole serão inevitáveis. Em outras palavras, Apenas um gato de orelhas retas combina com um gato de orelhas caídas..
Preço de um gato de orelhas caídas

Quanto custa um gato assim? O preço mínimo estabelecido por criadores amadores é de 1000 a 1500 rublosNa Rússia, o preço médio varia de 5.000 a 12.000 rublos. Gatos da raça Scottish Fold e gatos de criadores custam a partir de 15.000 rublos.













