
Britânico é popular não só em seu país de origem, mas também em todo o mundo.E as principais características desse gato são:
- corpo robusto;
- pelo espesso e macio;
- focinho largo.
O azul é, com razão, a cor mais popular desta raça. No entanto, hoje em dia, estes gatos também podem apresentar outras cores e padrões, tendo sido desenvolvida uma grande variedade deles.
Contente
História da origem

O século XIX foi marcado pela busca dos amantes de gatos ingleses em criar um gato verdadeiramente britânico, com as características ideais. Para isso, apenas os gatos machos e fêmeas mais belos eram selecionados. Harrison Weir chegou a criar um padrão de raça especificamente para esse propósito.E mais tarde, inclusive, organizou a primeira exposição desses gatos. O British Shorthair foi oficialmente registrado como uma raça separada apenas há cerca de 100 anos.
British Shorthair: uma variedade de cores
Britânico Um gato pode ter uma grande variedade de cores.Todas elas se dividem nas seguintes opções:
Cor sólida. Nesse caso, o gato tem uma coloração uniforme, de uma única cor. Não são visíveis manchas. O azul é a cor mais popular e apreciada entre os criadores.
- As pelagens tartaruga são uma combinação de várias cores. Por exemplo, azul e creme; vermelho e preto. As manchas na pelagem podem estar distribuídas de qualquer maneira.
- Gatos esfumaçados são gatos com coloração contrastante. Eles têm subpelo claro e pontas escuras e intensas.
- Um gato malhado ou British Shorthair tem uma pelagem manchada, listrada ou marmorizada. O padrão deve ser o mais brilhante e distinto possível. Esses gatos têm uma marca distinta em forma de "M" na testa.
- O gato siamês (colorido) possui uma coloração muito interessante. Essa raça pode mudar de cor facilmente, dependendo das condições climáticas. Este British Shorthair tem o corpo branco e patas, orelhas, cauda e máscara facial coloridas.
- Um gato bicolor tem duas cores em sua pelagem. Uma é a cor principal e a outra é branca (a quantidade de branco não deve exceder 50%).
Padrões de raça aceitos
A descrição da raça de gato britânica corresponde aos seguintes padrões:
- A cabeça do British Shorthair deve ser redonda e bem formada. O crânio deve ser largo. A raça também exige que o focinho seja o mais circular possível. O "sorriso de gato de Cheshire" e as bochechas proeminentes são características importantes.
- O nariz do British Shorthair é reto, curto e relativamente largo. Deve haver até mesmo uma leve depressão na ponte nasal.
- A raça caracteriza-se por orelhas pequenas, inseridas na parte inferior da cabeça e bem afastadas uma da outra.
Os olhos são redondos e muito grandes. Geralmente são dourados. Se o gato for da raça British Shorthair (com marcações point), os olhos são tipicamente azuis. Os gatos da raça Chinchila, no entanto, podem ter olhos de cor lavanda ou verde. É importante que um British Shorthair não apresente a borda opaca que pode circundar a pupila. Caso contrário, esse gato será considerado um defeito da raça.
- O corpo do British Shorthair deve ser forte, musculoso e de ossatura larga. Dorso robusto, torso relativamente largo e membros fortes caracterizam esta raça. A cauda do British Shorthair é grossa e curta, afinando visivelmente em direção à base. O macho é muito maior que a fêmea. Os filhotes crescem rapidamente até a idade adulta, mas só atingem a maturidade completa aos quatro anos de idade. Os machos podem pesar até 8 kg. As fêmeas geralmente pesam entre 5 e 6 kg.
- Os gatos da raça British Shorthair podem ter pelo longo ou curto. Trata-se de duas vertentes distintas da mesma raça. O British Shorthair de pelo longo possui uma aparência aristocrática. Sua pelagem é lisa e tem uma subpelagem densa. Essa raça considera sua cauda luxuosa, com suas longas e elegantes franjas, um atributo particularmente marcante. O British Shorthair de pelo curto tem uma pelagem macia e uniforme, com pelos de até 2,5 mm de comprimento, por todo o corpo.
- Todo gato da raça British Shorthair deve ter uma pelagem que esteja em total conformidade com o padrão da raça. Se for de cor sólida (por exemplo, azul), a coloração deve ser uniforme. Apenas leves brilhos e reflexos esfumaçados são permitidos. Atualmente, existem aproximadamente 30 cores diferentes. Gatinhos brancos, pretos, vermelhos e azuis são especialmente populares.
Esta raça de gato pode apresentar as seguintes desvantagens:
Destaque excessivo e brilhante nas almofadas dos bigodes;
- Uma protuberância na ponte do nariz. Isso altera significativamente as proporções gerais do focinho;
- O British Shorthair não deve ter um focinho como o de um gato doméstico;
- Um focinho estreito e, consequentemente, uma mordida incorreta são defeitos comuns em gatos britânicos.
Agora você consegue até mesmo saber, a partir de uma foto, se a pessoa nela retratada é realmente britânica.
Descrição do caráter britânico
O gato British Shorthair tem sua própria personalidade única. É diferente de qualquer outra raça em seus hábitos e características. Mas, como qualquer outra raça, O gato britânico tem seus fãs e seus detratores.Todo britânico valoriza muito a independência. É por isso que eles não gostam de ser pegos no colo, nem mesmo por seus donos, muito menos por estranhos.
Os gatos da raça British Shorthair não toleram carinho. Somente em casos excepcionais eles se deixam acariciar. Caso contrário, eles se contorcem, se escondem e fogem de quem tenta demonstrar afeto.
Essa raça é bastante autossuficiente. O gato nunca perguntaráEle faz barulho. Se quiser comida, ficará sentado por um longo tempo esperando perto da tigela.
Os britânicos são muito arrogantes. Ele responderá exclusivamente ao seu apelidoNão precisa dizer "gatinho-gatinho"; ele não vai responder a esses cliques.
A raça de gato British Shorthair possui uma personalidade complexa. Principais características:
Independência e orgulho. Este gato se sente ótimo sozinho.
- Equilibrado. Um gato da raça British Shorthair não se comportará de forma inadequada.
- Essa raça de gato tem um temperamento muito equilibrado. Agressividade e outras emoções não são típicas deles.
- O britânico é muito ambicioso. Ele não tolerará restrições à sua liberdade nem insultos.
- A inflexibilidade é outra característica dessa raça. E a única maneira de mudar a opinião de um gato assim é através do carinho.




Características do comportamento britânico
Um gato da raça British Shorthair precisa ser adestrado até completar um ano de idade. Durante esse período, ele pode ser treinado para desenvolver certos traços de personalidade. Após um ano de vida, será tarde demais para mudar qualquer coisa.E se um gato se comporta mal, isso é consequência de uma educação inadequada na infância.
O British Shorthair é muito preguiçoso e pode dormir por longos períodos. Se isso acontecer, o dono deve ser proibido de perturbá-lo. Caso contrário, o British Shorthair ficará agressivo e irritável.
Essa nobre raça implica que seus representantes dedicam muito tempo à sua aparênciaLamber é um passatempo favorito desses gatos.
Apesar de a raça britânica ser geralmente considerada positiva em termos de comportamento e caráter, ainda existem algumas características que causam muita insatisfação entre os donos britânicos:
- Arremessar coisas e objetos por aí. Os gatinhos precisam ser desmamados desse comportamento "fofo" ainda filhotes. De fato, no começo, parece adorável tanto em fotos quanto pessoalmente. No entanto, no futuro, vasos de flores, vasos de flores e outros objetos serão usados. Para isso, trate os itens "favoritos" com soluções especiais.
- Brincar com as mãos e os pés do dono. O ideal é oferecer ao seu bebê um arranhador ou brinquedos especiais.
- Os britânicos são incrivelmente curiosos. É por isso que é fácil encontrá-los em bolsas, itens novos e lugares de difícil acesso. Você costuma ver fotos como estas, que são simplesmente adoráveis.
A raça britânica é uma das mais populares do mundo atualmente. Os gatos chamam a atenção não apenas por sua aparência fofa.mas também uma pessoa despretensiosa.
Cor sólida. Nesse caso, o gato tem uma coloração uniforme, de uma única cor. Não são visíveis manchas. O azul é a cor mais popular e apreciada entre os criadores.
Os olhos são redondos e muito grandes. Geralmente são dourados. Se o gato for da raça British Shorthair (com marcações point), os olhos são tipicamente azuis. Os gatos da raça Chinchila, no entanto, podem ter olhos de cor lavanda ou verde. É importante que um British Shorthair não apresente a borda opaca que pode circundar a pupila. Caso contrário, esse gato será considerado um defeito da raça.
Destaque excessivo e brilhante nas almofadas dos bigodes;
Independência e orgulho. Este gato se sente ótimo sozinho.
O British Shorthair é muito preguiçoso e pode dormir por longos períodos. Se isso acontecer, o dono deve ser proibido de perturbá-lo. Caso contrário, o British Shorthair ficará agressivo e irritável.

