O Chausie é uma raça híbrida criada a partir do cruzamento de gatos selvagens com gatos domésticos. O nome vem do nome latino do lince-do-pântano, Felis chaus. Esses gatos possuem a aparência exótica de predadores e um temperamento dócil. Os Chausies se adaptam rapidamente a quaisquer condições de vida, uma característica herdada de seus ancestrais selvagens. Com os cuidados adequados, podem viver até cerca de 20 anos.
Contente
Origem da raça
A terra natal do Chausie é o Egito Antigo, onde viviam seus ancestrais, os gatos da selva. Eles viviam ao lado dos humanos, caçando aves aquáticas e pequenos roedores. Seu acasalamento com gatos domésticos produziu os primeiros híbridos de uma beleza surpreendente.
O gato-de-cauda-curta foi descoberto em 1970, quando turistas dos Estados Unidos viram egípcios criando gatos selvagens em suas casas. Criadores de gatos se interessaram por esses felinos e começaram a tentar domesticá-los. O objetivo dos criadores era criar um animal que se assemelhasse a um gato selvagem na aparência, mas com um temperamento dócil.
Em 1995, a International Cat Association adotou o padrão, e em 2003 a raça foi oficialmente reconhecida.
Descrição da aparência
Os chausies pesam entre 4 e 15 quilos e têm cerca de 40 centímetros de altura na cernelha. Os machos são 20% maiores que as fêmeas.
Descrição exterior:
- Cabeça em forma de cunha, maçãs do rosto altas, testa plana;
- Olhos amendoados, com a cor da íris variando do amarelo ao verde;
- As orelhas pontiagudas são inseridas no alto da cabeça e podem apresentar tufos de pelo;
- constituição muscular;
- pescoço comprido;
- Costas e peito largos;
- Ombros e pélvis estreitos;
- Membros poderosos com dedos tenazes;
- cauda grossa.
A pelagem dos animais é macia e brilhante, assemelhando-se a um tapete espesso e aveludado. A cabeça, as patas e a cauda são cobertas por pelos elásticos e listrados.
Padrões de cor:
- Com marca de prata;
- Preto;
- Gato malhado.
Independentemente da cor, os tufos de pelo nas orelhas e a ponta da cauda devem ser pretos.
Tipos de Chausie
Os representantes da raça devem se assemelhar o máximo possível aos gatos selvagens. No entanto, o cruzamento com gatos domésticos deixa marcas em sua aparência. Os chausies se diferenciam dependendo da geração em que foram cruzados com um gato selvagem.
- F1. Descendentes diretos de um gato Hausa macho. Esses animais se assemelham a gatos selvagens na aparência, pesam cerca de 15 quilos e possuem o temperamento de um predador.
- Os gatos F2 são descendentes de segunda geração da raça Hausi. Possuem um temperamento mais leal e pesam cerca de 10 quilos.
- F3. Descendentes do Chausie F2. Esses animais de estimação se assemelham a um gato selvagem na aparência, pesam no máximo 10 quilos e se distinguem por seu temperamento calmo.
- F4 e F5. Animais nascidos na quarta geração ou superior após o acasalamento com um gato selvagem. Esses animais de estimação são totalmente socializados, pesam cerca de 5 quilos e têm um temperamento dócil.
Personagem
Apesar de o sangue de gatos selvagens correr nas veias do Chausie, eles se distinguem por sua natureza dócil e pacífica. Esses animais possuem garras grandes, mas as retraem ao entrar em contato com a pele humana. São gatos devotados aos seus donos e capazes de perceber seus humores. No entanto, não aceitam submissão e podem demonstrar uma natureza independente.
Os chausies são curiosos, gostam de conhecer novas pessoas e ser o centro das atenções. Os descendentes do gato-da-selva não representam perigo para crianças ou outros animais de estimação, exceto para hamsters, pássaros e peixes — que eles consideram presas e caçam.
Os representantes da raça não têm medo nenhum da água, nadam bem e são hábeis na pesca. Os Chausies também gostam de alturas e adoram brincar em armários e sótãos.
Sabe-se que esses animais acumulam comida. Eles podem roubar comida da cozinha e escondê-la em algum lugar secreto, por isso os donos devem ficar de olho neles.
Prós e contras
Os gatos Chausie têm muitas vantagens, incluindo as seguintes:
- Aparência exótica;
- sociabilidade;
- amor pelo dono;
- Boa atitude para com as crianças.
As desvantagens da raça incluem:
- Preço elevado para gatinhos;
- hiperatividade;
- supercuriosidade.
Comprar um gatinho
Gatis especializados criam e vendem gatinhos da raça Hausy. Gatinhos com três meses de idade estão prontos para novos lares. Ao escolher um animal de estimação, é preciso observar seus pais e ler seus documentos. Os criadores são obrigados a fornecer aos futuros proprietários um cartão contendo a data de nascimento, o nome e a linhagem, bem como um passaporte veterinário.
Animais saudáveis podem ser distinguidos pelas seguintes características:
- A aparência atende aos padrões;
- Não há caspa nem falhas no pelo;
- Os ouvidos e os olhos estão limpos;
- As garras das patas não estão deformadas;
- Os gatinhos são amigáveis, ativos e curiosos.
O Chausie é uma raça rara e cara. Os preços dos filhotes F1 e F2 variam de 500.000 a 800.000 rublos. Os filhotes F3 e F4 custam em torno de 200.000 a 400.000 rublos. Os filhotes F5 podem ser adquiridos por 100.000 rublos.
Características de cuidado
Os cães da raça Chausies precisam de espaço, portanto, uma casa particular é o melhor lugar para criá-los. Os Chausies que vivem em apartamentos devem ter acesso a ar fresco.
Essas raças são incrivelmente enérgicas e curiosas. Para evitar danos à propriedade, elas precisam de uma área de lazer dedicada. Essa área deve incluir vários níveis e uma casinha, pois adoram brincar em lugares altos. Os gatinhos precisam de brinquedos e de contato frequente. Eles podem se tornar ariscos devido à solidão e à falta de interação social.
Os cuidados com a casa devem incluir os seguintes procedimentos de higiene:
- A pelagem é penteada duas vezes por semana com uma escova de massagem especial.
- Limpe as orelhas e os cantos dos olhos semanalmente. Este procedimento é realizado com discos de algodão embebidos em água morna.
- Dê banho nos seus animais de estimação sempre que estiverem sujos, usando um xampu especial para gatos. Banhos frequentes podem causar caspa e fazer com que a pelagem perca o brilho.
- Para limpar os dentes dos gatos, os tendões são incluídos em sua dieta. O tártaro é removido com o auxílio de ultrassom em uma clínica veterinária.
Nutrição
Os representantes desta raça têm tendência a ganhar peso em excesso, por isso devem ser protegidos do excesso de comida. Os gatinhos são alimentados quatro vezes ao dia, enquanto os gatos adultos passam a receber duas refeições diárias. Alimentos super premium para animais com digestão sensível (Hill's, Royal Canin, ProPlan) podem ser utilizados como parte da dieta. Ao alimentar o animal com comida natural, o cardápio deve incluir os seguintes alimentos:
- carne crua (coelho, frango, carne bovina);
- Miúdos crus (pulmões, coração, fígado);
- Produtos lácteos fermentados (leite assado fermentado, queijo cottage, kefir);
- Ovos de codorna crus.
O peso de uma porção corresponde a 5% do peso corporal do animal. ZÉ proibido alimentar gatos com produtos à base de farinha, grãos e batatas. A água potável deve ser disponibilizada gratuitamente.
Educação
Gatos dessa raça são muito inteligentes e entendem rapidamente o que o dono quer. Primeiro, o gatinho precisa ser treinado para usar a caixa de areia. Quando ele começar a miar e correr inquieto pelos cantos, coloque-o na caixa de areia e espere que ele faça suas necessidades. É possível treinar um Chausie para usar a caixa de areia, mas isso exigirá muito tempo e paciência.
Os descendentes de seus ancestrais selvagens possuem garras grandes que podem danificar móveis. Qualquer tentativa de arranhar os móveis deve ser interrompida e o animal deve ser levado a um arranhador. Este pode ser tratado com Smart Spray, que atrairá a atenção do animal.
Desde cedo, os animais devem ser ensinados a não morder ou arranhar os membros da família. Durante o treinamento, seja firme e assertivo. Bater ou gritar com os animais de estimação não é recomendado, pois eles perderão a confiança em seus donos e se tornarão agressivos.
Essa raça deve ser passeada com coleira e guia. Para treinar o animal, é necessário usar a coleira várias vezes ao dia e levá-lo para passear pelo apartamento ou casa.
Acasalamento e cuidado com a prole
A criação de chausies deve ser feita por profissionais. Os machos das gerações F1, F2 e F3 são estéreis, por isso é muito difícil obter descendentes de raça pura. A gestação de uma gata dura aproximadamente 9 semanas. Duas semanas após o acasalamento, podem ser observados sinais de fraqueza e náuseas. Durante a segunda metade da gestação, as glândulas mamárias e o abdômen da mãe aumentam de tamanho. Os movimentos fetais começam por volta da 7ª semana.
Alguns dias antes de dar à luz, a gata fica inquieta e corre pela casa em busca de um lugar tranquilo. Um "ninho" pode ser improvisado com uma caixa de papelão ou madeira. O ideal é usar jornal como forro para evitar que os gatinhos se enrosquem ou sufoquem. Durante a primeira semana após o parto, a caixa deve ser aquecida com uma lâmpada infravermelha. A temperatura deve ser de pelo menos 30°C (86°F) e deve ser reduzida em 3°C (30°F) a cada sete dias.
O trabalho de parto dura de duas a seis horas, com os gatinhos nascendo a cada cinco a 30 minutos. Após o nascimento, a mãe irá roer o cordão umbilical. Caso isso não aconteça, o dono deverá cortá-lo com uma tesoura esterilizada, a 2,5 cm da barriga do gatinho.
Nomes adequados
É importante dar um nome ao seu gatinho desde os primeiros dias em que ele chega em casa. Existem várias maneiras de escolher um apelido:
- Use sua imaginação e crie um apelido único para seu animal de estimação que combine com sua aparência ou hábitos.
- Dê ao seu animal de estimação o nome de um ator ou cantor famoso, de um personagem literário favorito ou de um herói de cinema.
- Consulte uma lista de nomes de gatos na internet e escolha um que seja adequado.
As meninas podem ser chamadas pelos seguintes nomes: Amelie, Aiza, Bella, Gella, Julie, Annie, Jolie, Kessie, Polly, Yuna, Yanta.
Os seguintes apelidos são adequados para meninos: Cupido, Aizik, Gelo, Preto, Barin, Wulf, Jag, Ícaro, Coco, Leão, Teddy.
Saúde
Os chausies são geralmente saudáveis e raramente adoecem. O único problema dessa raça é seu apetite voraz. Essa vontade incontrolável de comer pode levar à obesidade, que por sua vez pode causar doenças cardíacas.
Para manter seu animal de estimação saudável, você precisa tomar as seguintes medidas preventivas:
- Leve seu animal de estimação para ser examinado em uma clínica veterinária várias vezes ao ano.
- Mantenha seu animal de estimação vacinado em dia. A primeira dose da vacina contra calicivírus, rinotraqueíte e panleucopenia é administrada às nove semanas de idade, e a segunda, um mês depois. A vacina contra raiva é administrada aos seis meses. Animais adultos são vacinados uma vez por ano.
- Realize o tratamento antiparasitário uma vez a cada três meses. Você pode usar comprimidos de Drontal, Caniquantel ou Praziquantel em suspensão.
- De março a novembro, aplique gotas contra pulgas e carrapatos (Dana Ultra, Frontline) na cernelha mensalmente.
Os chausies são animais únicos, pois seus ancestrais são gatos selvagens. Antes de adquirir um filhote, é importante familiarizar-se com as características da raça, já que manter animais de estimação exóticos é bastante caro e trabalhoso.












