Formigas pretas em casa e na terra

Formigas pretas invadem casas, infestam jardins e causam danos generalizados. Para se livrar delas, é importante entender de onde vêm, que tipo de vida levam e quais condições precisam para prosperar.

Informações gerais sobre formigas pretas

As formigas pretas são uma espécie de artrópode encontrada em todo o planeta, exceto na Antártida, Groenlândia e algumas ilhas oceânicas. Esses insetos se adaptaram a desertos, florestas, estepes e até mesmo zonas de permafrost. As formigas pretas são encontradas no Reino Unido, Portugal, Rússia central e Extremo Oriente Russo, chegando até Ulaanbaatar.

São assim chamadas devido à cor do corpo, das patas e da cabeça, que varia do marrom ao preto. Caracterizam-se por uma cabeça grande em um pescoço fino e curto, um esterno que se afunila em direção à parte posterior e um abdômen oval. A cabeça possui duas mandíbulas e dois pares de peças bucais curtas. Os olhos das formigas são grandes, semelhantes a lentes e têm formato de favo de mel. Elas também possuem três pares de patas com garras, dois pares de asas finas e antenas curvas na cabeça. Esses insetos variam em tamanho de 1 mm a 3 cm, sendo as fêmeas as maiores entre seus parentes.

formiga preta

Na cabeça da formiga encontram-se olhos grandes, mandíbulas poderosas, dois pares de apêndices bucais curtos e antenas longas.

Elas vivem principalmente em ninhos construídos, facilmente identificáveis ​​pelo seu característico monte. Um formigueiro é uma comunidade bem organizada. Cada membro da família tem uma tarefa específica. Alguns alimentam os filhotes e a rainha, outros procuram comida e reparam o ninho. A expectativa de vida das formigas pretas é determinada geneticamente e pela sua classe social: operárias, rainhas e machos. A casta é determinada no nascimento e não muda durante a vida. Os entomologistas determinaram a duração do ciclo de vida dentro de uma casta:

  1. As formigas operárias vivem de um a três anos. Formigas maiores vivem mais do que as menores, e a expectativa de vida dos indivíduos em climas frios é menor do que em regiões mais quentes.
  2. A vida útil de um inseto macho dura de 2 a 3 semanas. Eles nascem para acasalar, após o que são destruídos pelas outras rainhas. Quando há mais de uma rainha no ninho, o macho é o único sobrevivente.
  3. Uma formiga rainha vive até 28 anos, de 10 a 15 vezes mais do que uma formiga operária. Durante esse período, ela produz uma ninhada de 500.000 descendentes.

Elas se alimentam de qualquer alimento rico em proteínas e produtos de origem vegetal. Algumas preferem sementes, nozes, seiva de árvores, raízes de plantas e doces. Outras cultivam colônias de fungos, que consomem juntamente com insetos e lagartas. A rainha e as larvas se alimentam de alimentos ricos em proteínas: restos de insetos e outros seres vivos, e ovos de pragas. As larvas de formigas pretas que vivem em residências humanas se alimentam de laticínios, gelatina e restos de ovos.

Tipos de insetos

As formigas pretas são numerosas. As seguintes espécies são as mais comumente encontradas em jardins e residências:

  1. A formiga-de-jardim, ou formiga-comum (Lasius niger), mede de 4 a 11 mm de comprimento. Os ninhos dessa espécie de formiga são especialmente visíveis na primavera, quando a grama está baixa — montes de terra estão por toda parte. Esses insetos se estabeleceram na cidade, construindo ninhos subterrâneos e emergindo de rachaduras no asfalto em busca de luz solar. São extremamente perigosas para jardins e hortas porque criam pulgões, cuidam deles e protegem seus excrementos. As formigas-fazendeiras ordenham animais de estimação e comem o leite, e os pulgões sugam a seiva das plantas.
    formiga preta de jardim

    O corpo da formiga-preta-de-jardim é coberto por numerosos pelos curtos.

  2. A formiga-fantasma (Lasius fuliginosus) tem aproximadamente o tamanho de uma formiga comum. Ao ar livre, elas constroem seus ninhos em troncos de árvores podres ou ocos, enquanto em ambientes internos, fazem seus ninhos nas paredes das casas, ao redor de canos e dutos de aquecimento. Elas constroem seus ninhos com um material semelhante a papelão — uma mistura de madeira mastigada e saliva. A formiga-fantasma recebe esse nome devido ao odor característico que emite quando detecta comida, quando se sente ameaçada ou quando precisa de ajuda.
    formigas pretas e fedorentas da madeira

    Formigas pretas e fedorentas constroem ninhos em árvores ocas e antigas.

  3. Formiga-da-madeira (Camponotus). A formiga Camponotus vive em todo o mundo — em taigas, florestas mistas, desertos e semidesertos. Seu nome deriva da capacidade de perfurar madeira (geralmente madeira morta). Ameaçada de extinção, esta espécie de formiga está listada como em perigo. Ela atinge 15 mm de comprimento. Esses insetos ajudam as florestas limpando-as e afrouxando o solo. No entanto, para casas de madeira, elas se tornam um problema sério: os insetos roem a madeira, os troncos se deterioram gradualmente, se desfazem e a casa perde sua resistência.
    formiga carpinteira preta

    A formiga carpinteira preta é uma das maiores espécies de formigas da Rússia, podendo atingir até 15 mm de comprimento.

  4. Formigas-de-grama (Tetramorium caespitum). Esses insetos habitam áreas cobertas por grama. Estão ausentes apenas do extremo norte. Podem nidificar em cavidades subterrâneas sem estruturas externas, em madeira podre e na casca de tocos apodrecidos. Quando entram nas casas, rastejam por rachaduras e frestas, migrando de um cômodo para outro. O controle localizado de formigas-de-grama é praticamente impossível, pois seus ninhos não são claramente visíveis.
    formiga preta

    As colônias de formigas-de-grama podem ter até 50 mil operárias e uma rainha.

  5. Formiga-louca-preta (Paratrechina longicornis). Os indivíduos desta espécie movem-se de forma incompreensível e caótica. Estão na base da cadeia alimentar, mas conseguem irritar outras espécies, incluindo os humanos. A picada da formiga-louca causa irritação severa, e esses parasitas também roem fios, danificando equipamentos e máquinas.
    Formigas pretas loucas

    A formiga-louca é considerada uma praga.

Como as formigas pretas entram em casas e terrenos

As pragas entram em um apartamento, jardim ou horta de diferentes maneiras:

  • Na esperança de encontrar calor e alimento, os insetos rastejam para porões, sótãos e dutos de lixo, constroem ninhos perto da fonte de alimento que encontram e, à medida que seu número aumenta, os colonizadores entram nos apartamentos através da ventilação;
  • Se um dos vizinhos envenena insetos, os artrópodes procuram um novo lar, rastejando para os cômodos vizinhos;
  • Durante a estação quente, insetos alados entram em uma casa ou apartamento através de uma janela aberta;
  • Às vezes, as formigas pretas aparecem na casa por culpa dos próprios donos, que deixam migalhas no chão, sacos de lixo abertos e caixas de doces;
  • Os animais de estimação trazem insetos em seus pelos;
  • O fogão e o aquecimento central dão-lhes a oportunidade de passar o inverno confortavelmente;
  • As formigas aladas de jardim abandonam a fêmea principal no ninho imediatamente após a fertilização, e voam para longe, criando novas colônias em caules de plantas, cascas de árvores e solo: é assim que elas povoam os terrenos.

Danos causados

Uma em cada duas pessoas considera as formigas completamente inofensivas e benéficas, pois se alimentam de insetos fracos e decompõem os corpos de criaturas vivas mortas. Mas as formigas pretas trazem mais do que apenas benefícios para o jardim:

  • Eles criam pulgões que sugam a seiva das plantas;
  • estragar o gramado;
  • Eles danificam as raízes e folhas das plantas, roem vegetais de raiz comestíveis e frutos silvestres doces, e espalham seu ácido sobre eles;
  • Eles espalham bactérias pela área, que ficam presas às suas patas e infectam plantas e o solo.

As formigas pretas domésticas também são perigosas:

  • Trazer bactérias patogênicas das áreas de coleta de lixo, banheiros e lavanderias para dentro do apartamento;
  • estragar a comida;
  • Eles armazenam alimentos por toda a casa, que estragam com o tempo, criando condições para o crescimento de mofo;
  • Eles acumulam lixo desnecessário, excrementos e restos de comida do lado de fora de casa, mas dentro do apartamento.

Se você avistar um único inseto, comece imediatamente a se livrar desses vizinhos indesejados.

Métodos de controle de pragas

Primeiro, você precisa encontrar o formigueiro. Destruí-lo forçará a população a procurar outro lar. Observar os insetos ajudará você a localizar fontes de alimento. Uma gota de mel ou um pedaço de doce perto da poeira ajudará a determinar a rota dos insetos. Remédios caseiros são eficazes se a população for pequena, mas para combater uma colônia maior, são necessários métodos mais radicais — o uso de inseticidas em forma de géis, pós, aerossóis e giz. O dispositivo ultrassônico cria um ambiente insuportável para os insetos, forçando-os a sair do apartamento.

Como se livrar de formigas pretas em sua casa

Os insetos podem ser eliminados usando remédios químicos e caseiros. No entanto, os inseticidas especializados são os mais eficazes.

Produtos em aerossol

São eficazes no tratamento de formigueiros. Se for impossível alcançar o formigueiro, a substância é pulverizada em superfícies próximas. Os mais utilizados são:

  1. Raid mata não só os insetos, mas também seus ovos e larvas. As pragas são completamente eliminadas em seis meses.
  2. Combat é pouco tóxico para animais e humanos. Os insetos desaparecem em seis dias.
  3. O diclorvós é altamente tóxico e venenoso para insetos, animais e seres humanos, mas age rapidamente e se decompõe imediatamente em compostos inofensivos.
  4. O raptor penetra na carapaça quitinosa e destrói a praga. O parasita infectado transfere o reagente para os outros parasitas. A morte ocorre em até três dias.

Galeria de fotos: Latas de aerossol

Produtos concentrados

São mais eficazes do que os aerossóis, mas mais difíceis de usar. Devem ser diluídos nas proporções necessárias e pulverizados. Esses produtos seguros são adequados para uso doméstico e são inodoros. O tratamento de sótãos, áreas de lixo e porões com esses inseticidas é eficaz. Os mais conhecidos são os concentrados:

  1. Delta Zone - repele ataques de insetos e protege contra eles por dois meses.
  2. Lambda Zone é inofensivo para humanos e animais, inodoro, mata insetos e impede a entrada de visitantes indesejados por vários meses.
  3. O GET é completamente seguro, dura seis meses e não é afetado por mudanças de temperatura.
  4. Xulat contém três venenos poderosos ao mesmo tempo, o que elimina completamente a possibilidade de os insetos se acostumarem a ele.

Galeria de fotos: Concentrados para controle de insetos

Pós inseticidas, giz

Produtos em pó são espalhados em áreas onde as formigas aparecem com frequência. Eles são várias vezes mais lentos em termos de eficácia do que concentrados e aerossóis. Giz e lápis podem eliminar formigas, mas com o tempo, os insetos desenvolvem imunidade a eles.

  1. Fenaxina. É eficaz em pó para o controle de pragas domésticas, enquanto os grânulos são usados ​​para eliminar formigas de jardim. Polvilhe diariamente até que as pragas desapareçam completamente.
  2. Piretro. Este inseticida completamente natural é seguro para uso.
  3. Giz Mashenka. Este produto é tóxico para animais de estimação e pessoas.

Galeria de fotos: Inseticidas em pó

Remédios em gel para formigas pretas

São fáceis de usar: aplicam-se em tiras ao longo dos caminhos dos insetos e perto dos ninhos. As formigas carregam as gotas de veneno para dentro, matando a si mesmas e envenenando as outras formigas, as larvas e a rainha. Aqui estão alguns géis conhecidos:

  1. Casa Limpa. O produto não é tóxico para humanos e animais, tem um aroma natural, é fácil de aplicar e dura de seis meses a um ano.
  2. Global. O gel tem cheiro de chocolate. Observa-se uma mortalidade massiva de insetos em uma semana após a aplicação. Permanece ativo por quatro meses.
  3. Raptor. Este produto tem aroma de baunilha e damasco, envenena tanto insetos adultos quanto seus ovos e dura de duas a quatro semanas.

Galeria de fotos: Géis repelentes de insetos

Vídeo: Elena Malysheva ensina como controlar formigas

Como se livrar de pragas no seu jardim

Os pós também são usados ​​no terreno:

  • Formiga;
  • Muracid;
  • Tamanduá;
  • Trovão-2:
  • Expulsar;
  • Delícia.

Muitos jardineiros e horticultores consideram o uso de pesticidas como último recurso. Eles envenenam as criaturas benéficas da região. Portanto, surgiram métodos populares de controle de insetos:

  • Despeje água fervente sobre o ninho;
  • Agite a casa, polvilhe com cal, fuligem quente, canela, mostarda, pimenta vermelha e milho-miúdo;
  • Adicione os restos de arenque defumado, dentes de alho picados, folhas de tomate ou salsa;
  • Ferva as folhas de tomate e regue o ninho;
  • Retire formigas vermelhas grandes da floresta e coloque-as no jardim: suas contrapartes pretas deixarão a área;
  • Despeje óleo vegetal sobre os montes e passagens cavadas pelas formigas;
  • Misture ácido bórico com geleia ou mel e espalhe ao longo dos rastros das formigas: os artrópodes arrastarão a isca para o formigueiro e o veneno destruirá a colônia em até 2 horas.

Vídeo: Como se livrar de formigas pretas no seu jardim

Prevenir o aparecimento de formigas pretas

Para evitar perder tempo e dinheiro lutando contra visitantes indesejados, fique vigilante e impeça-os de entrar em sua casa ou propriedade, mesmo após eliminá-los com sucesso.

  • É importante limpar o apartamento regularmente, passando um pano úmido nos pisos dos cômodos e áreas externas;
  • Mantenha as bancadas, o fogão e o chão da cozinha limpos: pratos, xícaras e panelas que ficam muito tempo com restos de comida atraem formigas, assim como toalhas com cheiro de comida, peitoris de janelas engordurados ou persianas;
  • Vedar as juntas dos tubos e suas entradas nas paredes, tetos e pisos da cozinha e do banheiro;
  • Aplique massa corrida nas paredes das varandas;
  • Proteja as aberturas de janelas e portas com redes e pendure repelentes de insetos com aroma cítrico perto de janelas, portas e dutos de ventilação;
  • Remova os galhos de árvores frutíferas ou arbustos velhos perto das janelas e retire as folhas e galhos caídos;
  • Coloque o lixo longe do local, em um local especialmente designado, e cubra o recipiente de lixo doméstico com uma tampa;
  • Verificar periodicamente o funcionamento do sistema de esgoto;
  • Eliminar rachaduras em pisos e rodapés em tempo hábil.

Como proteger seu jardim de formigas pretas

A prevenção também é possível no jardim:

  • Remova as ervas daninhas e as plantas secas em tempo hábil;
  • Monitorar a formação de pulgões e destruí-los em tempo hábil;
  • Não permita que partículas de alimentos entrem em contato com a área;
  • Todos os anos, na primavera, pulverize o solo com repelentes de insetos especiais, trate-o com água fervente, cave-o e afofe-o;
  • Os possíveis esconderijos de insetos - tocos, galhos secos, tábuas velhas - devem ser destruídos;
  • Pinte os troncos das árvores do jardim com cal e prenda-os com fita adesiva ou papel alumínio: assim, as formigas não conseguirão chegar aos frutos doces.

avaliações de controle de formigas

Para atingir o objetivo, todos os meios são válidos, tento tudo o que é possível: canela, mostarda, pimenta, todos os meios seguros, no canteiro, na estufa, e um veneno especial como o Thunder, perto dos canteiros, na varanda. Destruo os formigueiros, que diminuíram consideravelmente. No ano passado, o endro não foi destruído pelos pulgões.

Principalmente na estufa de pepinos, nos canteiros de tomate. Água fervente não adianta, nem cinzas, tabaco, mostarda, etc. Elas imediatamente cavam em outro lugar. Gostam de solo solto, vivem em colônias. O cheiro de tomate não as incomoda, há muitas delas nos canteiros de tomate. A dica dos especialistas em silvicultura me interessou – vou experimentar.

Não use pó em hipótese alguma! Onde você conseguiu isso? É proibido há cem anos porque causa câncer e defeitos congênitos em crianças. Eu me livrei das formigas com um lápis comum para formigas e baratas, chamado "Mashenka". Tracei o caminho delas e desenhei uma linha bem ao lado até a toca, e então "esbocei" cuidadosamente a toca. Não sei que tipo de formigas você tem, mas as minhas eram tão pequenas, marrom-avermelhadas, que mal dava para vê-las. Também existe uma pasta, alemã (eu acho), chamada "Globo". É para formigas, baratas e traças. Eu não me livrei das formigas, mas as baratas desaparecem num instante! E o melhor de tudo, não tem cheiro; a própria pasta tem um cheiro agradável, e quando você coloca um pouquinho em todas as frestas, não fica cheiro nenhum. E os animais de estimação não sofrem – é fácil de colocar em lugares inacessíveis a eles.

Eu também tenho muitas formigas na minha casa de campo, e elas arrastam pulgões para as árvores, arbustos e flores — é uma verdadeira praga. Já tentei vários métodos para lidar com elas: o primeiro foi polvilhar painço sobre as formigas, o que ajudou; elas arrastavam o painço para algum lugar, continuavam arrastando e depois desapareciam. O segundo foi polvilhar pimenta vermelha, mas as formigas não gostaram e fugiram. Ouvi falar de outro método: trazer algumas formigas grandes da floresta e apresentá-las às formigas do jardim; haverá uma "guerra" e as pequenas fugirão, enquanto as grandes voltarão para a floresta. Não sei se isso é verdade ou não, não experimentei. Também existem muitos tratamentos químicos, mas eu não os uso.

As formigas são trabalhadoras, destruindo insetos nocivos, mas também criam pulgões e causam danos, inclusive com pesticidas. Medidas preventivas ajudarão você a se livrar desses vizinhos desagradáveis ​​por muito tempo.

Comentários