O gato-de-sumatra é um felino selvagem com um habitat pequeno, que inclui as ilhas de Sumatra, Kalimantan e a parte sul da península da Indochina.
Este pequeno felino predador pertence à família dos gatos orientais. Também é conhecido como gato-de-cabeça-achatada.
Prefere viver nas margens de rios e lagos de água doce, onde abundam peixes e répteis. O gato-de-sumatra também pode ser encontrado em manguezais, terras baixas, planícies aluviais e plantações florestais, mas nunca se afasta mais de 3 km da água.
O comprimento do corpo varia de 53 a 81 cm, e o peso chega a 2,7 kg.
Ela tem uma cabeça larga e achatada, grandes olhos cinzentos próximos ao nariz e orelhas pequenas e inseridas na parte inferior da cabeça.
O corpo é musculoso e alongado, com pernas curtas e cauda. Possui pelagem espessa e macia. Lembra um pouco um loris.
A pelagem é tipicamente marrom-avermelhada, com peito e barriga brancos. Manchas escuras estão localizadas nas laterais, e duas listras brancas se estendem do nariz para cima no focinho, assim como bochechas e queixo brancos.
Eles diferem da maioria dos gatos por terem todos os dentes pontiagudos, o que os ajuda a segurar bem o peixe pescado.
E o fato de não conseguirem retrair as garras. Há uma pequena membrana entre os dedos.
Esses gatos se alimentam principalmente de peixes, lagartos, rãs e outros habitantes de corpos d'água.
Mas às vezes também atacam aves domésticas. Além disso, apreciam alimentos vegetais — desenterram raízes comestíveis do solo com suas garras e comem frutas com prazer.
Eles são mais ativos à noite.
Eles vivem principalmente sozinhos, formando casais apenas na primavera, durante a época de acasalamento. Uma ninhada normalmente tem até quatro filhotes.
Esses gatos não têm medo nenhum de água e adoram nadar; são muito brincalhões por natureza.
Ao pescar, o gato mergulha a cabeça completamente na água, agarra a presa e rapidamente a atira para terra firme, longe da água.
Assim que o peixe for pescado, o gato pode se aproximar e enxaguá-lo na água.
Como esse gato é muito cauteloso e raro, praticamente não existem filmes que o mostrem, apenas dois vídeos em que filmaram um gato que se aproximou de uma pessoa para comer.
Gato-de-sumatra: vídeo
https://www.youtube.com/embed/_0s3_ks5S9Q https://www.youtube.com/embed/H4Tt796djv4
Em cativeiro, os gatos-de-sumatra vivem até 13 anos.
Por serem muito reservados, nem seu número nem sua expectativa de vida foram determinados com precisão na natureza, e presume-se que essa espécie de gato esteja à beira da extinção.
A caça a esses felinos é proibida, mas as pessoas ainda armam armadilhas e laços. Além disso, a expansão da atividade humana está reduzindo significativamente a área de distribuição desses gatos a cada ano. A Lista Vermelha da IUCN os classifica como "Quase Ameaçados".




















