A água de heléboro é uma excelente aliada na remoção de piolhos.

A pediculose (piolhos) é uma doença bastante comum. É fácil contraí-la em locais lotados. As crianças frequentemente sofrem de piolhos, trazendo os parasitas para casa de creches, escolas e colônias de férias. Um tratamento barato e eficaz para a pediculose é a água de heléboro.

O que é água de heléboro?

Antes de discutirmos em detalhes como tratar piolhos com água de heléboro, vamos tentar entender o que é a água de heléboro, como ela é feita e de qual planta ela é extraída.

Portanto, a água de heléboro é uma infusão alcoólica de heléboro. O heléboro (nome comum: chokeberry, em latim: veratrum) é uma erva perene com flores esverdeadas ou vermelho-escuras.

Planta de heléboro

O heléboro (veratrum) é uma planta venenosa, cuja infusão trata a pediculose.

O veratrum é uma planta venenosa. Contém o alcaloide veratrina (daí seu nome em latim), que é extremamente tóxico e tem um efeito prejudicial no sistema nervoso dos organismos vivos. Devido a essa toxina, o veratrum é usado na farmacologia como tratamento para pediculose.

Composição e propriedades

Os ingredientes da tintura são muito simples: extrato de heléboro, álcool e água purificada. Apesar da facilidade de preparo, a água de heléboro possui muitas propriedades benéficas:

  • Estimula o crescimento capilar;
  • Regula o funcionamento das glândulas sebáceas;
  • Trata a caspa;
  • Fortalece a estrutura capilar;
  • Previne pontas duplas;
  • Fortalece as raízes e previne a queda de cabelo;
  • Aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça, o que ajuda a melhorar a nutrição do cabelo;
  • Trata a pediculose.

Como podemos ver, o heléboro pode ser muito benéfico como produto para o cuidado capilar. No entanto, não se esqueça de que a tintura é para uso apenas externo. A ingestão do medicamento causa intoxicação grave, portanto, tenha cautela.

Água de heléboro como remédio para pediculose

Como o heléboro pode eliminar piolhos se possui tantas propriedades benéficas para o cabelo? O fato é que a tintura é aplicada topicamente nos cabelos; a água de heléboro é absorvida pela pele em quantidades muito pequenas e praticamente nunca entra na corrente sanguínea.

Tintura de heléboro

A água de heléboro é um bom remédio para eliminar piolhos.

Quanto aos piolhos, todo o seu corpo fica exposto à substância venenosa ativa, e a toxina penetra na quitina dos parasitas e destrói seu sistema nervoso. A tintura é fatal para todos os piolhos adultos.

Além disso, a água de heléboro tem efeito antisséptico, neutraliza o fungo causador da caspa e limpa a superfície da pele de germes.

Assim, a água de heléboro é um remédio altamente eficaz para eliminar piolhos. É amplamente utilizado no combate à pediculose, o que pode ser confirmado pela leitura de relatos de pessoas que já utilizaram este medicamento na prática.

Avaliações de pacientes

Usei heléboro para tratar minha queda de cabelo, mas cuidado para não deixar entrar nos olhos — é muito doloroso. Durante uma semana e meia, tratei meu cabelo dia sim, dia não. Aplicava com algodão, segurava no cabelo, enxaguava e depois lavava com xampu normal. Como não tenho ninguém para pentear ou mesmo cuidar do meu cabelo, faço isso sozinha. Meu filho já teve duas infecções este ano, e usei heléboro nas duas vezes.

Há muitos anos, quando eu ainda estava na quarta série, peguei piolhos no acampamento. Minha mãe correu imediatamente para a farmácia e comprou vários frascos de água de heléboro e um pente fino. Na época, meu cabelo era incrivelmente comprido, chegando até a cintura. Meu maior medo era ter que cortar um centímetro sequer dele. Depois de várias aplicações de água de heléboro combinadas com o pente fino, consegui me livrar completamente dessa praga.

Encontrei essa "água" pelo menos duas vezes. E em ambas as ocasiões, minha mãe a usou [a água de heléboro] para se livrar de uma praga como piolhos... Ela repetiu esse processo por vários dias até que essas criaturas desaparecessem completamente.

...meu marido e meu avô se recusaram terminantemente a pintar seus cabelos grossos, então comprei para eles água de heléboro barata. Apliquei a água nos cabelos deles, enrolei-os em um lenço por meia hora e depois eles lavaram com xampu... O procedimento teve que ser repetido em uma semana... Minha avó sempre elogiava essa água, dizendo que engrossava os cabelos, curava a caspa e eliminava piolhos e lêndeas. Mas eu não gostava da água de heléboro por causa do cheiro sufocante.

O único remédio eficaz e rápido é a água de heléboro. É vendida em farmácias e custa muito pouco. Resolve o problema com uma ou duas aplicações.

A água de heléboro me ajudou com o mesmo problema na escola. Depois de fazer isso uma vez, repita o procedimento uma ou duas semanas depois.

Assim, a maioria dos usuários da água de heléboro concorda que o remédio realmente ajuda a curar a pediculose.

As vantagens inegáveis ​​da água de heléboro são a sua disponibilidade (encontrada em farmácias) e o custo relativamente baixo. As suas desvantagens incluem a toxicidade e a baixa eficácia no combate às lêndeas.

Contraindicações e possíveis efeitos colaterais

Assim como a maioria dos medicamentos, a água de heléboro tem suas limitações de uso.

A água de heléboro não deve ser utilizada:

  • durante a gravidez;
  • durante a amamentação;
  • menores de 3 anos de idade;
  • se houver feridas abertas na área de aplicação;
  • se houver cortes e arranhões na superfície do tratamento;
  • Em caso de intolerância individual aos componentes do produto.

Todos os efeitos colaterais estão descritos nas instruções que acompanham a tintura. Aqui estão os principais:

  • tontura;
  • náuseas e vômitos;
  • coceira na pele;
  • fraqueza nas pernas;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • vermelhidão da pele.

Para evitar situações perigosas e reações alérgicas, faça um teste de sensibilidade antes de usar a água de heléboro. Aplique uma pequena quantidade da tintura na parte interna do cotovelo. Se não ocorrerem reações alérgicas ou efeitos colaterais em 24 horas, você poderá usar o produto para tratar piolhos.

Recomendações para o uso da água de heléboro

Portanto, para se livrar dos piolhos usando água de heléboro, você precisa fazer o seguinte:

  1. Lave bem o cabelo com xampu.
  2. Seque o cabelo com uma toalha até que o excesso de água seja completamente absorvido.
  3. Seque o cabelo levemente até que pare de pingar. Não o seque em excesso! Mantenha o cabelo úmido.
  4. Penteie o cabelo e divida-o em mechas. Para cabelos muito compridos, divida a cabeça em seções.
    Pentear o cabelo com um pente

    Antes de usar a água de heléboro, lave o cabelo, penteie-o e separe-o em mechas.

  5. Agite a garrafa com água de heléboro.
  6. Pegue um disco de algodão ou um cotonete e embeba-o na tintura.
  7. Aplique o produto com movimentos rápidos ao longo de todo o comprimento do cabelo, da raiz ao couro cabeludo.
  8. Preste atenção especial à parte de trás da cabeça, atrás das orelhas e nas têmporas. Essas são as áreas onde os parasitas tendem a se concentrar.
  9. Junte o cabelo comprido e prenda-o em um coque.
  10. Em seguida, coloque uma touca ou saco plástico sobre a cabeça e amarre um lenço firmemente por cima. O isolamento do odor forte sufocará os piolhos, o que acelerará sua morte.
    Uma touca de plástico serve na cabeça da criança.

    Após aplicar a água de heléboro, coloque uma tampa de plástico.

  11. Deixe o produto aplicado agir por 20 a 30 minutos.
  12. Depois disso, retire o saco e lave o cabelo com xampu.
  13. Sente-se e coloque um lenço ou jornal sobre os joelhos.
  14. Passe cuidadosamente cada fio de cabelo sobre um lenço estendido com um pente fino (de preferência um pente específico para piolhos).
  15. Certifique-se de remover todas as lêndeas.
  16. Se necessário, repita o procedimento em dias alternados.

Atenção: a água do heléboro contém toxinas, portanto, tome precauções.

  • Antes do procedimento, prepare a sala. Ela deve estar bem ventilada e, se possível, o procedimento deve ser realizado ao ar livre.
  • Para garantir uma respiração segura, o ideal é usar uma máscara ou um snorkel e respirar através dele.
  • Quem aplicar água de heléboro deve usar luvas de borracha.
  • Ao aplicar, tome cuidado para que a tintura não entre em contato com os ouvidos, olhos ou boca. Caso isso aconteça, interrompa o uso do produto e enxágue imediatamente a área afetada com água em abundância.
  • Não ingerir a tintura. Manter fora do alcance de crianças.

Tratamento da pediculose em crianças

As crianças são o nosso bem mais precioso, por isso o uso de qualquer medicamento levanta questões: é possível, é necessário e há algum perigo? Sim, desde que todas as precauções sejam seguidas. Há algum perigo? É possível, portanto, leia as instruções antes de usar ou, melhor ainda, consulte um médico. Em qualquer caso, crianças com menos de 3 anos de idade não devem ser tratadas contra piolhos com água de heléboro. A tintura deve ser usada em crianças com mais de 3 anos? Isso fica a seu critério.

Na prática, a água de heléboro é amplamente utilizada tanto por adultos quanto por crianças. Desde que não haja contraindicações e todas as precauções de segurança sejam seguidas, você pode proporcionar boa saúde aos seus pequenos.

A água de heléboro é um remédio barato e eficaz para eliminar piolhos. Este remédio tem seus prós e contras. A tintura de heléboro é facilmente encontrada, mas não mata as lêndeas, que precisam ser removidas manualmente com um pente fino. Lembre-se de que a tintura de heléboro é tóxica. Como com qualquer medicamento, leia atentamente as instruções antes de decidir usar a água de heléboro para matar piolhos. Siga as precauções de segurança e as instruções do médico, e você conseguirá tratar essa infestação com sucesso.

Comentários