Os gatos são considerados, com razão, os animais de estimação mais misteriosos. Seu comportamento é, por vezes, muito difícil de explicar. Essa criatura independente, porém afetuosa, possui muitos hábitos peculiares. Um deles é a necessidade frequente de dormir aos pés do dono. Seria isso um sinal de apego ao dono, um desejo de lembrá-lo de sua presença ou simplesmente uma predileção por uma cama ou sofá macio?
Peculiaridades do sono dos gatos
Na natureza, os gatos são predadores. Eles preferem cochilar durante o dia e caçar à noite. Em apartamentos, esses animais de estimação costumam se adaptar à rotina de seus donos e dormir com eles. O sono desses animais possui características próprias:
- Os gatos adoram dormir, passando em média cerca de 16 horas por dia. No entanto, os pesquisadores observam que isso é típico de raças menos ativas.
- O sono de um animal pode ser sonolento ou profundo. Quando um gato está cochilando, ele está pronto para acordar a qualquer minuto, até mesmo a qualquer segundo; durante esse tipo de sono, seus bigodes e pálpebras se contraem constantemente;
- Durante o sono profundo, o animal fica relaxado e calmo. Isso só acontece em um local seguro.
Por que eles dormem aos pés?
Do ponto de vista científico, existem diversas teorias:
- É assim que eles expressam seu amor pelo dono. É um ponto de vista romântico, mas os gatos valorizam muito a sua independência, e isto dificilmente é uma demonstração de submissão.
- Neutralizar a energia negativa que se acumula em uma pessoa.
- Eles costumam tratar dores nas pernas. No entanto, isso também se aplica a outras partes do corpo humano; as listradas costumam pousar no peito do dono ou em algum lugar próximo.
Outros lugares para dormir
Se por algum motivo você não gosta ou não consegue dormir com seu animal de estimação (alergias, sonambulismo, sono agitado ou nervoso), encontre outro lugar para ele. Descubra onde seu amigo de quatro patas gosta de dormir. Provavelmente é um lugar alto e quentinho, de onde ele consegue, em sua mente, monitorar a situação e detectar rapidamente o perigo. Pode ser um parapeito de janela ao lado de um radiador, um pufe, uma mesa de cabeceira baixa ou até mesmo um banquinho.
Se isso não te incomoda, não perturbe seu amigo peludo dormindo aos seus pés. Afinal, ele tem direito a alguns desejos. E, no entanto, ele te ama, só que muitas vezes esconde isso.





