Os cães são companheiros do homem há muito tempo, mas ainda conseguem nos surpreender com seu comportamento. Por exemplo, muitas pessoas não conseguem explicar por que seus animais de estimação, independentemente do tamanho, insistem em dormir sobre suas pernas, barrigas ou até mesmo cabeças. Especialistas acreditam que existem vários motivos pelos quais os cães dormem diretamente sobre seus donos.
Principais razões
Do ponto de vista de um cachorro, é difícil imaginar um lugar melhor para dormir do que em cima de seu amado dono. Esse comportamento é instintivo. Os cães são animais de matilha e, ao se acomodarem para dormir, sempre preferiram ficar o mais próximos possível uns dos outros. Assim é mais quente e seguro.
Mesmo domesticados, alguns cães não abandonaram seus hábitos selvagens. O frio ou sentimentos de insegurança podem fazê-los dormir no colo do dono. Observações mostram que os cães buscam mais ativamente a companhia do dono quando há um "estímulo" na casa: uma criança, visitas barulhentas ou um novo animal de estimação.
A companhia do dono acalma o cachorro. Ele se sente especialmente bem não só por estar aquecido e protegido, mas também por ouvir o som do batimento cardíaco do dono. Além disso, estar com uma pessoa o reconecta com a sua infância, quando as pessoas o pegavam no colo para acariciá-lo, confortá-lo e protegê-lo.
Os cães também são considerados uma espécie de "médicos". Eles não só conseguem diagnosticar doenças precocemente, como também começam a "tratá-las", funcionando como uma espécie de bolsa de água quente biológica. Portanto, se o seu animal de estimação insiste em se apoiar no seu fígado ou estômago, ou até mesmo rasteja diretamente para a sua cabeça, é hora de consultar um veterinário.
Dormir perto: vantagens e desvantagens
Nem todos os donos ficam felizes quando seus animais de estimação sobem em seus braços. No entanto, essa situação tem diversas vantagens:
- Dormir juntos realmente aconchega mais.
- A presença de um cachorro na cama tem um efeito calmante não só no próprio animal, mas também no dono: ocupa um espaço que, por algum motivo, ficou vago. Afinal, os humanos são animais que vivem em pares, e dormir ao lado de alguém é natural para eles.
- Cinólogos descrevem casos em que um cachorro, ao deitar-se sobre seu dono durante a noite, ajudou a curar até mesmo as doenças mais difíceis.
É claro que também existem desvantagens:
- Higiene. Um cão que tem o hábito de dormir em cima do dono precisará ser lavado e escovado com mais frequência.
- Parasitas. Os humanos podem ser infectados pelos mesmos helmintos através do contato próximo. Portanto, você precisará monitorar a saúde do seu animal de estimação mais de perto.
- Desconforto. O cachorro não entende que pode ser pesado e causar certo incômodo ao dono, deitado de barriga para baixo.
- Dificuldades na vida pessoal. Nem todos os parceiros vão gostar da presença de um "terceiro" peludo na cama no momento mais inoportuno.
Como impedir que um cachorro durma em cima do dono
O melhor conselho que se pode dar a quem acabou de ter um cão é que não se deve treinar o cão para subir na cama do dono. Se o momento já passou, tenha paciência. É difícil desmamar um cão adulto das mãos sem causar-lhe danos.
Para isso, primeiro prepare uma caminha confortável para ela e pratique o comando "fica". Em seguida, com firmeza, mas delicadamente, direcione-a para lá sempre que ela tentar subir em você. Se ela obedecer ao comando, aproxime-se e elogie-a para que ela não se sinta excluída.
O ideal é fechar a porta do quarto à noite. Claro que o cachorro sentirá saudades de casa e poderá choramingar na porta. Nesse caso, você precisa conduzi-lo de volta para o quarto com delicadeza, mas firmeza. Depois de alguns dias, ele se acostumará com a regra.
Segundo as estatísticas, a maioria dos donos de cães permite que seus animais durmam próximos uns dos outros, acreditando que isso os faz se sentirem melhor. Há alguma verdade nisso. No entanto, dormir separados não é particularmente prejudicial se feito com bom senso. Portanto, a escolha é inteiramente do dono.





