Em todo caso, vale a pena descobrir por que seu gato rói fios. Isso ajudará a quebrar o mau hábito do seu animal de estimação.
Principais razões
Na maioria das vezes, não há nenhum propósito oculto por trás do hábito de roer fios. O animal está simplesmente brincando, especialmente se for um gato jovem ou um gatinho.
Para gatinhos jovens, morder tudo ao seu redor é outra forma de explorar o mundo. O principal é garantir que essa curiosidade inocente não se torne um hábito.
É importante notar que os felinos não apenas pegam seus brinquedos permitidos, como também os mastigam. Cada animal de estimação tem suas próprias preferências: alguns preferem bolas ou ratinhos, outros varas de pescar ou novelos de lã. Muitos gatos gostam de brincar com objetos não destinados a esse fim, incluindo fios.
No entanto, em alguns casos, o desejo de um gato de roer um cabo pode indicar problemas:
- Falta de atenção. Assim como crianças pequenas, animais que não recebem afeto às vezes atraem a atenção de seus donos de maneiras negativas — derrubando vasos de flores, arranhando móveis ou roendo fios.
- Problemas dentários. Se o seu animal de estimação for alimentado constantemente apenas com comida macia, ele pode desenvolver a tendência de mastigar tudo para limpar os dentes.
- Deficiência de certas substâncias no organismo. Na natureza, os animais compensam a deficiência de vitaminas comendo grama. Em apartamentos, eles procuram minerais nos objetos mais improváveis. Cabos elétricos têm um odor característico que alguns animais de estimação podem achar atraente.
Um gato que mastiga fios elétricos representa um perigo não só para os aparelhos elétricos, mas também para ele próprio. Se o aparelho estiver ligado na tomada, o animal pode sofrer um choque elétrico grave.
O que fazer
Em primeiro lugar, vamos descobrir o que você nunca deve fazer:
- Assustar e punir. Bater em um gato não é apenas cruel. É muito pior — é inútil. Enquanto cenouras funcionam bem com felinos, varas não funcionam de jeito nenhum. Seu animal de estimação associará a punição não aos fios, mas a você pessoalmente, e terá medo de você.
- Repila-os com um borrifador de água. Você pode encontrar essa dica em fóruns de donos de gatos. Mas o bom senso indica que usar água perto de aparelhos elétricos não é a melhor solução.
Os métodos para combater o roedor de fios surgem das causas desse fenômeno:
- Forneça ao seu animal de estimação uma quantidade suficiente e variada de brinquedos. Desencoraje gentilmente qualquer tentativa de roer fios e distraia-o imediatamente com uma vara de pescar, um apontador luminoso ou um rato de brinquedo.
- Diversifique a dieta do seu animal.
- Se você tem um gatinho ou um gato jovem em casa, evite deixar fios pendurados ao alcance dele.
- Para acelerar o processo de desmame, use sprays repelentes especiais. Eles podem ser comprados em lojas de animais. São fáceis de usar em luzes de Natal, fones de ouvido e outros objetos. Óleos essenciais de limão, tangerina, toranja ou casca de qualquer fruta cítrica (esfregada no cabo) também são eficazes.
- Se odores repulsivos não funcionarem, uma boa ideia pode ser tornar o fio insípido. Gatos não toleram sabores amargos, então você pode esfregar o brinquedo em questão com suco de aloe vera amargo.
Se o seu amigo peludo descobriu um novo passatempo e começou a roer fios, você sempre pode treiná-lo para parar. No entanto, os donos de gatos devem ficar atentos, pois esse hábito perigoso pode indicar problemas de saúde subjacentes.




