Ao decidir entre alimentar um gatinho com comida natural ou ração comercial, é importante considerar as vantagens de cada opção. Também é fundamental levar em conta as necessidades nutricionais do gatinho durante o primeiro ano de vida, escolhendo uma dieta não apenas com base no valor nutricional e na ingestão calórica, mas também na imaturidade do sistema digestivo do animal.
Vantagens dos alimentos preparados
Vantagens dos alimentos premium e super premium para gatinhos:
- Contém 30% de carne, componentes vegetais, uma gama completa de vitaminas e minerais - tudo o que é necessário para a saúde do gato;
- Tem um cheiro delicioso e um sabor que agrada aos consumidores com bigode;
- possuem grânulos de tamanho pequeno;
- Permitir que os donos de gatinhos economizem tempo e dinheiro.
Ao escolher alimentos preparados, o principal é garantir que a tigela esteja sempre cheia e que haja uma segunda tigela com água fresca suficiente por perto.
Os benefícios dos alimentos naturais

Um gatinho pequeno pode receber uma mistura de queijo cottage, creme de leite e gema de ovo - um "gemado" muito saudável e nutritivo que ele come com muito prazer.
O melhor alimento para um gatinho com menos de 2 meses de idade é o leite materno. Se o gatinho foi desmamado precocemente ou a mãe não pode amamentar, podem ser utilizados substitutos do leite, como o Royal Baby Milk da Royal Canin. Após as 8 semanas de idade, é permitida a alimentação complementar com carne magra, cereais e produtos lácteos fermentados. O leite de vaca fresco pode causar problemas intestinais e não deve ser oferecido. Creme de leite com pelo menos 10% de gordura é considerado uma boa alternativa.
À medida que um gatinho cresce, sua dieta torna-se cada vez mais parecida com a de um adulto. Se for comida natural, então a sua vantagem sobre os alimentos processados é apenas uma: a comida é preparada com bons produtos pelas mãos de um dono cuidadoso. Na realidade, esse tipo de sistema de alimentação é caro e inconveniente, pois um animal de estimação em crescimento prefere comida fresca, o que exige investimento financeiro e de tempo.
Além disso, é difícil compor um cardápio perfeitamente balanceado, caso contrário, erros afetarão rapidamente a saúde do gatinho.
Ao se falar em alimentação natural, muitos donos acreditam erroneamente que podem alimentar seus animais de estimação com a comida que têm em casa. Isso é um equívoco.
Qual é a melhor opção e em qual caso?
Especialistas afirmam que a melhor opção para gatos jovens é a ração preparada. Possuem uma composição ideal e permitem que o petisco seja apreciado a qualquer momento, sem precisar esperar que o dono o prepare. Já a comida natural é uma opção adequada para quem está disposto a investir em comida fresca para gatos e tempo para prepará-la, garantindo que o alimento seja saudável e nutritivo.
Ambas as opções de alimentação para gatinhos têm suas vantagens. Se o dono estiver disposto a supervisionar todo o processo de alimentação, pode-se optar por comida natural. Caso contrário, é melhor escolher rações comerciais, cujos ingredientes já são cuidadosamente selecionados pelos fabricantes. O principal a lembrar é que não se pode alimentar o gatinho com comida natural e ração seca ao mesmo tempo.




