É comum acreditar que o banho é uma experiência trágica e aterrorizante para os gatos. Mas algumas raças provam o contrário. Esses felinos adoram nadar, brincar na água e até pescar!
Angorá Turco
Os gatos Angorá Turco assemelham-se a nuvens delicadas e etéreas: sua pelagem branca como a neve e olhos incrivelmente belos criam a imagem de um animal delicado e dócil. Mas, na realidade, esses gatos são fortes, ágeis e independentes. Distinguem-se por sua inteligência excepcional e sagacidade, bem como por sua ânsia de aprender coisas novas.
Os gatos Angorá Turco são muito afetuosos e não toleram a solidão; ficam deprimidos quando seus donos os ignoram. Por isso, podem até entrar na banheira enquanto seus donos tomam banho. Isso não é apenas para chamar a atenção, mas também para nadar, já que essa raça tem um grande amor pela água e tudo relacionado a ela. Esses gatos podem sentar na pia e brincar com o jato d'água ou nadar despreocupadamente em uma banheira cheia. Eles também toleram bem o banho, desde que o xampu não entre em contato com os olhos.
Maine Coon
Os Maine Coons são descendentes dos antigos "gatos nativos" da América — grandes, fortes e afetuosos. Seus ancestrais não temiam água, neve ou ventos gélidos e cortantes. Algumas dessas qualidades foram transmitidas aos Maine Coons modernos. Essa raça era adorada por marinheiros, que frequentemente os levavam em viagens. Isso pode explicar o amor da raça pela água.
Os Maine Coons têm pelagem repelente à água e não têm medo nenhum de água. Podem nadar numa banheira pequena ou num rio caudaloso, sem se importarem com a profundidade ou a correnteza. Esses gatos também têm uma maneira muito engraçada de beber água: eles a recolhem com as patas, como se fosse uma colher, e a lambem. Acredita-se que era assim que os ancestrais dos Maine Coons se livravam da sujeira que flutuava na superfície da água. E embora os donos agora encham as tigelas com água limpa, os gatos ainda mantêm esse hábito.
Alguns donos felizes desses gatos grandes e dóceis admitem que precisam fechar bem a porta do banheiro, caso contrário, durante o banho, um corpo grande e peludo pode acabar inesperadamente na água ao mesmo tempo que o dono.
Gato de Bengala
O gato de Bengala é uma "mistura explosiva", pois essa raça se originou do cruzamento de um gato doméstico comum com um leopardo asiático. Através da criação seletiva, a agressividade do leopardo foi eliminada, mas sua tolerância às condições climáticas e seu amor pela água permaneceram.
As patas ágeis dos gatos de Bengala conseguem pegar qualquer coisa na água, então brincar com água é seu principal passatempo. Isso, claro, se houver água disponível. Muitos donos são obrigados a fechar as portas do banheiro e da cozinha, pois essa raça é muito inteligente e aprende rapidamente a abrir as torneiras. Eles também adoram tomar banho com seus donos, o que é muito fofo. Alguns gatos até conseguem entrar no vaso sanitário.
Se você deixar um gato de Bengala sozinho com uma bacia de água, em uma hora o apartamento se transformará em um "campo de batalha" aquático.
Bobtail americano
A raça American Bobtail foi oficialmente reconhecida há apenas 50 anos. Os donos desses animais admitem que o Bobtail é como um cachorro na pele de um gato. Eles são extremamente devotados às suas famílias, prontos para proteger seus donos em caso de perigo, são muito fáceis de treinar e aprendem truques com facilidade.
Esses gatos fortes e graciosos também se destacam por um amor especial pela água. Eles irão pescar alegremente com seus donos, mergulhando na água sem hesitar ao menor movimento. E há uma boa chance de um bobtail fisgar um peixe maior do que o próprio dono.
Em casa, esses gatos adoram arrastar seus brinquedos para a água e brincar com eles. Tenha muito cuidado, pois às vezes, além de brinquedos, um telefone, documentos, controles remotos e outras coisas podem acabar na banheira. Basicamente, qualquer coisa que um American Bobtail goste.
Gato abissínio
Os gatos abissínios são originários da Etiópia. São gatos graciosos e belos que conquistam à primeira vista. São muito curiosos e brincalhões, falantes e sociáveis, seguindo seus donos por toda parte e exigindo atenção, mas não gostam de ser segurados no colo.
Os gatos abissínios toleram bem a água. Eles não gostam tanto de banhos quanto os Maine Coons ou os Bengals, mas adoram brincar na água corrente, sentar na pia ou beber água do vaso sanitário. Portanto, donos atentos devem manter as portas do banheiro e do vaso sanitário bem fechadas.
Cada animal é único e possui suas próprias preferências e fobias. Pertencer a uma determinada raça nem sempre garante que um animal em particular possuirá as características típicas dessa raça.







