Os animais de estimação trazem muita alegria para um apartamento ou casa. Mas, às vezes, seu comportamento pode se tornar irritante e até incômodo. Por exemplo, alguns gatos adoram arranhar móveis e papel de parede, e é preciso treiná-los para não fazerem isso. Ninguém gosta de um apartamento sujo.
Por que eles fazem isso?
Existem várias explicações para esse hábito, e juntas elas formam um quadro muito claro:
- Seu animal de estimação é um predador desde os tempos antigos, e o uso das garras é uma habilidade de caça que precisa ser treinada.
- Ao arranhar móveis ou papel de parede, o animal exercita seus músculos perfeitamente.
- Até mesmo os ursos na floresta marcam seu território arranhando as árvores, e os gatos tentam acompanhar.
- Às vezes, é assim que eles aliviam a irritação nervosa.
- O gato se preocupa muito com a sua aparência, por isso faz uma espécie de manicure felina.
Como desmamar
Existem vários métodos comprovados:
- Os gatos têm pavor de barulhos altos. Mantenha um chocalho ou um pote com moedas por perto: se você flagrar seu amigo peludo fazendo isso, chacoalhe o objeto e ele fugirá.
- Você pode interromper o mau comportamento com sua voz ou com um assobio alto.
- Os gatos não gostam do cheiro de vinagre ou de frutas cítricas, então borrife com frequência as áreas danificadas com essa mistura.
- Nas lojas especializadas, vendem sprays que também têm um cheiro desagradável para o animal.
- Algumas pessoas penduram um balão no local do suposto "crime". O gato o arranha, fazendo-o estourar, criando um efeito impactante.
- Compre ou faça um arranhador usando casca de árvore ou uma tábua.
Se o hábito persistir
Os gatos são criaturas teimosas. Se não conseguir quebrar o hábito, compre protetores de unha especiais e apare as unhas do seu animal de estimação com mais frequência, mas com cuidado. Ao sair, feche bem a porta do cômodo onde seu animal está se comportando dessa maneira.
Não repreenda seu animal de estimação depois que ele já tiver arranhado algo; ele não entenderá o motivo da sua raiva. Demonstre desaprovação durante o comportamento destrutivo.
Tente se comunicar com seu gato com mais frequência, assim ele aprenderá a entender seu desagrado apenas pela entonação da sua voz, e você não precisará assustá-lo ou puni-lo de nenhuma forma.




