4 dicas de como treinar seu gato a usar um arranhador sem danificar seus móveis.

Por mais que você ame seu gato, quando ele destrói seu sofá favorito com as garras, a raiva é inevitável. Para proteger seus pertences, dê ao seu animal de estimação um arranhador confortável. Mas não espere que ele use o novo acessório imediatamente e deixe os móveis e as paredes em paz.

Ser paciente

Alguns gatos resistem por um longo tempo a afiar as garras na área designada, mas não insista muito. É possível que tenha passado pouco tempo e o animal ainda não tenha aprendido a usar o novo objeto. É como aprender a andar de bicicleta: nem todos acertam de primeira. Portanto, não pressione seu animal de estimação nem o force a nada.

Os gatos costumam evitar arranhadores categoricamente, como se estivessem deliberadamente dando a volta mais longa possível. Muito provavelmente, o animal simplesmente tem medo deles. Lembre-se: você gritava com seu gato quando ele destruía uma cadeira ou uma parede, ou balançava o arranhador na frente dele? Aliás, depois de usar esses métodos de treinamento, o arranhador terá que ser substituído por um novo.

Às vezes, seu animal de estimação nem percebe o dispositivo. Talvez você o tenha colocado em um local inconveniente ou o produto tenha um odor químico persistente? Avalie a situação com cuidado.

Às vezes, os gatos continuam arranhando tanto os móveis quanto o arranhador. Nesses casos, basta ajustar a posição de ambos. O gato pode estar confundindo o arranhador com parte do sofá.

Leve seu gato ao arranhador várias vezes ao dia.

Para acostumar seu animal de estimação ao arranhador, você precisa praticar regularmente. Lembre-se de levar seu gato até ele várias vezes ao dia. Você pode levantar as patas dianteiras dele e colocá-las no arranhador — seu gato estenderá as garras por reflexo. O gato deixará seu cheiro no arranhador, facilitando o treinamento.

Pendure uma bola de tecido ou um ratinho de brinquedo em um barbante no arranhador. Seu animal de estimação começará a brincar e, involuntariamente, passará a usar a superfície para o propósito original.

Atraia seu animal de estimação com o cheiro.

Às vezes, o uso regular de um arranhador não é suficiente para treinar um gato. Compre um spray atrativo específico em uma loja de animais. Eles funcionam na maioria dos casos. O olfato dos gatos é 14 vezes mais apurado que o dos humanos. Apenas tome cuidado para não borrifar o spray acidentalmente nos móveis. Se isso acontecer, você só piorará o problema.

Você pode perfumar o objeto com erva-de-gato ou solução de valeriana. Como alternativa, para móveis e paredes do seu apartamento, considere um spray com aroma cítrico — os gatos não gostam.

Recompense seu gato por usar o arranhador.

Elogie seu animal de estimação pelo bom comportamento. Compre petiscos especiais e recompense-o após o uso bem-sucedido do arranhador. Você também pode deixar um petisco no topo do arranhador para que seu gato precise subir e se agarrar à superfície. Se o seu gato for esperto, ele aprenderá a afiar as garras no arranhador para ganhar um petisco ou aprovação.

O problema de danificar móveis e paredes pode ser resolvido: ouça os desejos do seu animal de estimação e escolha um acessório que ele goste. Assim, seu amigo peludo deixará seus móveis em paz.

Comentários