7 comandos que você pode ensinar a qualquer gato

Todo mundo sabe que gatos são difíceis de treinar, mas com um pouco de comunicação e sutileza, até um gato pode aprender comandos básicos. É uma vantagem se o seu animal de estimação tiver facilidade para aprender.

Me dê sua pata.

Para ensinar esse comando ao seu gato, coloque um petisco na palma da sua mão, aproxime-o do gato e diga: "Dê-me a sua pata!". O gato deve colocar a pata na sua mão e receber a recompensa. Se ele não fizer isso, coloque a pata na sua mão. Dessa forma, o gato vai associar a ação ao petisco. A cada vez que o gato obedecer, além do petisco, acaricie-o e elogie-o para que ele entenda a associação.

"Venha até mim"

Para ensinar esse comando, chame seu gato pelo nome e diga "Vem!". Se ele não vier correndo imediatamente, vá até onde você costuma alimentá-lo, chame-o pelo nome e coloque a comida na tigela. É importante que ele não esteja satisfeito; o ideal é fazer isso depois de um passeio ou brincadeira. Quando ele se aproximar da tigela e começar a comer, chame-o novamente pelo nome. Não se esqueça de elogiar seu gato sempre que ele executar o comando corretamente.

"Pode vir"

Alguns gatos simplesmente pegam objetos com a boca, e nunca mais os encontram. Para ensinar esse comando, jogue uma bola ou um brinquedo e diga "Busca!". É ainda melhor se esse comando não for isolado, mas parte de uma brincadeira, e se a bola ou o brinquedo for o favorito do seu gato. De qualquer forma, após o comando, o gato deve trazer a bola ou o brinquedo de volta para o dono. No entanto, se ele levar o objeto para longe, não o recompense; petiscos são dados apenas se o comando for executado corretamente.

Diga miau

Você pode ensinar esse comando ao seu animal de estimação. Simplesmente segure o petisco favorito do seu gato na palma da mão, mostre-o para que ele possa cheirar e não o dê imediatamente, apenas quando ele disser "miau". Dessa forma, ele começará a pedir o petisco e, nesse momento, você deverá dar o comando: "Diga miau!". Com o tempo, o comando precederá o "miau" do gato e seu animal de estimação aprenderá a esperar antes de falar.

Servir

Se o seu gato gosta de ficar em pé nas patas traseiras (algumas raças até têm essa tendência), você pode ensiná-lo o comando "Sirva". Para isso, segure a comida na palma da mão, mostre-a ao gato levantando a mão levemente e diga "Sirva!". O gato se levantará sobre as patas traseiras. Se isso não acontecer, use a outra mão para ajudá-lo a levantar levemente as patas dianteiras. Em seguida, recompense o gato com um petisco, faça carinho nele e o elogie.

"Lugar"

Ensinar esse comando a um gato é bem simples. Todo animal de estimação tem um lugar favorito na casa — seja a casinha ou a caminha. A sequência para ensinar esse comando é atrair o gato até esse lugar com o petisco favorito dele, colocar o petisco lá e dizer "Lá!". O gato deve pular para lá e comer o petisco. Depois de algumas sessões de treinamento, você pode colocar o petisco na casinha ou na caminha de propósito e repetir o comando.

O truque do salto

Este truque não é tão difícil de executar. Comece colocando uma cadeira ou um arco na frente do seu gato e dê o comando "Sobe!". Segure um petisco na mão, o que incentivará seu animal de estimação a realizar a ação desejada. Se isso não acontecer e seu gato evitar o obstáculo ou não fizer nada, certifique-se de que a cadeira ou o arco estejam sempre no caminho do gato (e o petisco os acompanhe).

Dessa forma, o aprendizado do truque acontecerá mais rapidamente. Assim que seu gato dominar o arco com confiança, você pode elevá-lo um pouco mais a cada nova sessão de treinamento. Dessa forma, seu gato aprenderá a pular através do arco ou para cima de uma cadeira quando você der o comando.

A chave para treinar um gato é evitar cansá-lo com sessões longas; 3 a 5 minutos são suficientes. Caso contrário, seu animal de estimação pode mostrar seu temperamento e se recusar a obedecer a um comando. Para um treinamento bem-sucedido, é importante considerar o humor do seu amado amigo de quatro patas, para que o treinamento seja uma experiência prazerosa tanto para o gato quanto para o dono.

Comentários