Mesmo que seu gato esteja perfeitamente saudável, você precisará administrar medicamentos periodicamente para prevenir a helmintíase. Esse procedimento costuma se transformar em uma verdadeira batalha: o dono fica nervoso e o gato fica assustado e não entende o que está sendo feito. Então, qual é a maneira correta de administrar um comprimido a um gato?
Com creme azedo
A primeira coisa a fazer é perguntar ao seu veterinário se o medicamento escolhido pode ser misturado com a comida ou dissolvido em líquido. Se sim, o processo fica muito mais fácil. A maneira mais fácil é misturar o comprimido, triturado até virar pó, com creme azedo. Não espere que seu gato ataque o petisco; o gosto e o cheiro suspeitos provavelmente o alertarão. Portanto, segure-o delicadamente e aplique pequenas quantidades do creme azedo medicado em seu nariz — ele ficará tentado a lamber. Dê toda a mistura dessa maneira.
Com líquido
Se você optar por dissolver o comprimido em água, ainda assim terá que administrar o medicamento à força. O gato pode ser contido com uma toalha grossa ou um cobertor macio, enrolado de forma que apenas a cabeça fique para fora. Em seguida, a ponta da seringa com a agulha removida deve ser posicionada na dobra da bochecha, junto ao lábio, e, mantendo a cabeça do gato erguida, injetar o medicamento lentamente.
Com um mimo
Um comprimido pequeno pode ser escondido em um pedaço de carne moída, ou um maior misturado a ela. Nesse caso, provavelmente você terá que forçar a administração do medicamento (embora seja possível que o gato coma o petisco voluntariamente), mas o sabor agradável da comida reduzirá o estresse e a resistência do seu animal de estimação. Contenha o "paciente" da mesma maneira descrita acima. Pressione os cantos da mandíbula para abrir a boca do gato e coloque a almôndega na base da língua. Em seguida, feche a boca do seu animal de estimação e faça vários movimentos de carinho na garganta - isso irá desencadear o reflexo de deglutição.
Em sua totalidade
Caso se decida administrar o comprimido inteiro, o método é o mesmo da opção anterior. O comprimido deve ser colocado na base da língua do gato e suas mandíbulas devem ser apertadas, impedindo que ele cuspa o remédio. Em seguida, sem abrir a boca dela, você pode colocar um pouco de líquido para facilitar a deglutição.
Usando um descascador
Uma seringa dosadora é um dispositivo que coloca um comprimido na boca de um animal, prevenindo uma possível mordida. Simplificando, é uma seringa com uma ponteira de borracha no lugar da agulha, na qual o comprimido é inserido. A boca do gato é aberta e um pino é inserido para lançar o comprimido o mais longe possível.
Lembre-se de que seu animal de estimação não consegue entender os benefícios de tal procedimento. Portanto, ele resistirá o máximo possível, e isso é normal. Não fique com raiva ou nervoso — assim tudo correrá bem: seu gato ficará saudável e você sairá ileso.







