
Contente
Onde os gatos pegam vermes?
Mesmo que excluamos a possibilidade de seu gato passear ao ar livre, onde entra em contato com outros animais, pega comida do chão e bebe água de poças, ou seja, entra em contato com diversas fontes de infecção Se o seu gato doméstico exemplar tiver parasitas, então não pode ter a certeza absoluta de que ele não seja portador de vermes.
Existem diversas maneiras pelas quais um gato doméstico pode ser infectado por parasitas:
A carne crua pode conter cistos de parasitas (larvas). Mesmo que alimentemos nossos gatos com carne de acordo com as normas, o que significa congelá-la primeiro, não há garantia absoluta de que todas as larvas tenham morrido.
- Trazemos larvas de parasitas de fora em nossos sapatos, junto com poeira e sujeira. E nossos animais de estimação andam pela casa sem chinelos e usam a língua para se higienizar. Lambendo as almofadas das patas, eles podem facilmente ser infectados com cistos de vermes.
Peixe cru, uma fonte de infestação parasitária em gatos, merece atenção especial. Além de vermes, o peixe contém muito fósforo, que, quando oferecido com frequência, pode levar a distúrbios metabólicos em gatos. Portanto, o ideal é eliminar completamente o peixe cru, principalmente o de água doce, da dieta diária do seu gato.
- As pulgas são vetores de alguns parasitas. Portanto, se você encontrar pulgas no seu animal de estimação — e no verão isso pode acontecer mesmo quando o gato está dentro de casa — você deve administrar medicamentos anti-helmínticos juntamente com o tratamento contra pulgas.
- Os gatinhos frequentemente herdam vermes de suas mães. Além disso, os gatinhos, como todas as crianças, estão constantemente levando tudo à boca. E como todos os objetos acessíveis a eles nessa idade estão no chão, eles se tornam facilmente uma fonte de infestação por vermes.
Que mal os vermes causam aos gatos?
- Os resíduos dos parasitas são bastante tóxicos e envenenam o organismo do hospedeiro diariamente. Os vermes secretam substâncias especiais chamadas antienzimas, protegendo-se assim da digestão. Isso interrompe os processos metabólicos e danifica o fígado.
Como todos os parasitas, os vermes vivem às custas do hospedeiro e roubam do animal alguns dos nutrientes presentes nos alimentos que você prepara com tanto cuidado para o seu animal de estimação.
- Os vermes exercem um efeito mecânico sobre os órgãos onde se encontram, uma vez que são mantidos no corpo por um sistema de espinhos e ventosas.
- Muitas espécies se alimentam não apenas de ração para gatos, mas também de células e tecidos do corpo, incluindo glóbulos brancos. Isso leva a um enfraquecimento do sistema imunológico do animal infectado.
Classificação de medicamentos anti-helmínticos
Os medicamentos anti-helmínticos podem ser classificados de acordo com diversos critérios. Por exemplo, alguns matam apenas certos tipos de parasitas (Contra cestódeos, nematódeos e trematódeos), alguns têm um espectro de ação mais amplo. Os medicamentos anti-helmínticos também diferem em seu mecanismo de ação. Alguns medicamentos afetam o sistema nervoso dos vermes, enquanto outros rompem a membrana do parasita, queimando efetivamente seu tecido. Existem também comprimidos anti-helmínticos que paralisam as fibras musculares do parasita, tornando-o imóvel.

Se não conseguir consultar um veterinário, você pode administrar comprimidos de amplo espectro ao seu animal de estimação por conta própria. O tratamento preventivo é realizado a cada três meses.Além disso, a medicação é indicada duas semanas antes da vacinação e duas semanas antes do acasalamento. O medicamento também é indicado caso sejam detectadas larvas ou vermes nas fezes.
Não administre vermífugos a gatinhos com menos de 3 semanas de idade, gatas no início da gestação, gatas lactantes ou gatas após o parto, até 25 dias. Não utilize vermífugos em gatos adultos com peso total inferior a 500 gramas. Não administre medicamentos a gatos com doenças hepáticas ou renais, ou a animais emaciados.
Administrar medicação vermífuga com uma seringa.
Nem todos os animais são fáceis de submeter a vários procedimentos, e ainda mais quando se trata de animais. Nem todos os gatos aceitam comprimidos com facilidade.É importante não só usar a medicação correta, mas também administrá-la corretamente. Nesse caso, existem duas soluções possíveis:
Método enganosoVocê pode inserir o comprimido em peixe ou carne e dar ao seu gato. Comprimidos maiores devem ser triturados previamente. Você também pode preparar uma suspensão com o comprimido, misturando-o com leite e despejando na boca do gato. O ideal é usar uma colher ou seringa sem agulha para isso.
- Opção que utiliza força físicaImobilize o gato envolvendo-o em um pano. Em seguida, usando os dedos de uma das mãos, pressione os cantos da boca para forçar a abertura da mandíbula. Com a outra mão, coloque o comprimido na língua e feche a boca do gato. Depois, levante ligeiramente a cabeça do gato e acaricie sua garganta, simulando um movimento de deglutição.
Todos os medicamentos devem ser administrados pela manhã, antes das refeições. Após a administração do medicamento, o gato não deve ser alimentado durante uma hora. Muitos anti-helmínticos são administrados em dose única.Se o gato apresentar uma infestação grave, a medicação deve ser administrada em doses divididas ou o tratamento deve ser repetido após 2 semanas.
Lista dos melhores medicamentos anti-helmínticos

Em geral, medicamentos de amplo espectro que podem matar vários tipos de vermes são uma boa opção para o dono do gato. Os medicamentos mais populares e amplamente utilizados contra vermes são considerados os seguintes::
- Dirofen;
Polivercan;
- Fevereiro;
- Prazitel;
- Kanikquantel plus;
- Pratel;
- Milbemax;
- Profender;
- Drontal;
- Troncil-K.
Não descreveremos instruções sobre quando e como administrar vermífugos a gatos, pois eles têm ingredientes ativos, embalagens e dosagens diferentes. Para evitar errosConsiderando que as drogas em grandes doses são tóxicas, é aconselhável administrar os medicamentos de acordo com as instruções.
Preparação Prazitel

- gatinhos cuja expectativa de vida é inferior a 25 dias;
- gatinhos e gatos se tiverem doenças infecciosas ou estiverem exaustos;
- se houver intolerância individual aos componentes do medicamento;
- simultaneamente com medicamentos anti-helmínticos que contenham piperazina;
- Animais gestantes e lactantes.
O medicamento pode ser administrado a gatas prenhes na segunda metade da gestação e a gatas lactantes 25 dias após o parto. Deve ser sempre administrado aos animais antes da vacinação. Está disponível em frascos de 15 ml. Uma seringa dosadora está incluída.
O medicamento Dirofen
Medicamento anti-helmíntico combinado para animais adultos e gatinhos, vendido em comprimidos. Os princípios ativos são fenbendazol e pirantel. Dirofen tem uma gama bastante ampla de utilizações., que pode produzir resultados rápidos. Pode ser usado para eliminar tênias e lombrigas.
O medicamento Poliverkan
É considerado um medicamento anti-helmíntico de amplo espectro para o tratamento profilático e terapêutico de cestódeos e nematódeos em gatinhos e animais adultos. Poliverkan É produzido pela indústria farmacêutica na forma de um cubo de açúcar solúvel amarelo., pesando 8 gramas. O medicamento contém: 220 mg de niclosamida, 45 mg de oxibendazol.
Para gatos com peso até 5 kg, a dosagem é de meio cc. O medicamento deve ser diluído em água e administrado por via oral com uma seringa. Para o tratamento, o medicamento é usado duas vezes.Com intervalo de 12 dias, e para fins preventivos, pode ser usado uma vez a cada 3 meses. Gatinhos podem receber a medicação a partir de um mês de idade. O medicamento é contraindicado para gatas prenhes.
Comprimidos de Caniquantel Plus

Remédios para gatinhos
No tratamento de helmintíases em gatinhos, nem todos os medicamentos e injeções são adequados. A indústria farmacêutica desenvolveu tratamentos específicos para gatinhos, como o Dirofen e o Prazicid. Suspensão doce para gatinhosTodos os outros medicamentos podem ser administrados a gatinhos com mais de um mês de idade, e alguns medicamentos podem ser administrados após os dois meses de idade.
O melhor tratamento para isso é considerado o Praziquantel, uma suspensão oral para gatinhos. Este medicamento universal mata tênias e lombrigas em gatinhos. Seus princípios ativos são o pirantel e o praziquantel, que destroem os músculos e as membranas do verme, causando sua morte.
É aconselhável usar o medicamento uma vez, pela manhã, durante a alimentação do gatinho. É necessário administrar o medicamento com alimentos ou por via oral, utilizando uma seringa sem agulha.Agite bem o frasco da suspensão antes de usar. O vermífugo pode ser usado em gatinhos com 2 semanas de idade ou mais. A dosagem está indicada na embalagem.
Existem muitos medicamentos vermífugos adequados para o tratamento de gatos. Você pode escolher um medicamento que seja eficaz contra todos os tipos de parasitas ou, após consultar um veterinárioAdquira um produto específico. O mais importante é prestar assistência ao animal em tempo hábil. Caso contrário, os parasitas podem causar danos significativos à sua saúde.
A carne crua pode conter cistos de parasitas (larvas). Mesmo que alimentemos nossos gatos com carne de acordo com as normas, o que significa congelá-la primeiro, não há garantia absoluta de que todas as larvas tenham morrido.
Peixe cru, uma fonte de infestação parasitária em gatos, merece atenção especial. Além de vermes, o peixe contém muito fósforo, que, quando oferecido com frequência, pode levar a distúrbios metabólicos em gatos. Portanto, o ideal é eliminar completamente o peixe cru, principalmente o de água doce, da dieta diária do seu gato.
Como todos os parasitas, os vermes vivem às custas do hospedeiro e roubam do animal alguns dos nutrientes presentes nos alimentos que você prepara com tanto cuidado para o seu animal de estimação.
Método enganosoVocê pode inserir o comprimido em peixe ou carne e dar ao seu gato. Comprimidos maiores devem ser triturados previamente. Você também pode preparar uma suspensão com o comprimido, misturando-o com leite e despejando na boca do gato. O ideal é usar uma colher ou seringa sem agulha para isso.
Polivercan;
O melhor tratamento para isso é considerado o Praziquantel, uma suspensão oral para gatinhos. Este medicamento universal mata tênias e lombrigas em gatinhos. Seus princípios ativos são o pirantel e o praziquantel, que destroem os músculos e as membranas do verme, causando sua morte.


2 comentários