
As manifestações clínicas da doença resultam da disfunção e do comprometimento do funcionamento de múltiplos órgãos. Portanto, Os animais precisam ser tratados em tempo hábil., visto que um amigo de quatro patas doente não sofre apenas a si próprio e necessita da ajuda do seu dono, mas também os membros da família onde o gato vive podem ser afetados.
No artigo Vamos analisar os tipos mais comuns de parasitas. Em animais, vamos explorar os sinais de doenças e também responder a uma das perguntas mais frequentes: como tratar vermes em gatos e qual a aparência dos parasitas.
Contente
Métodos de infecção
A forma mais comum de infecção em animais de estimação é a oral. Se um gato tem permissão para vagar livremente, esse tipo de infecção pode ocorrer. percebeu isso ao comer aves ou roedores infectados, grama, ou ao beber água de lagoas e poças sujas., encontrar peixe e carne estragados ou crus, contato com fezes contaminadas, e assim por diante.
Lesões transdérmicas e intrauterinas também são prováveis.
Sintomas de infestação por vermes em gatos

Durante a helmintíase, o dono presta atenção ao consumo de produtos obviamente não comestíveis (alteração do paladar - parerexia). perda total ou diminuição do apetitePerda de peso significativa em gatos. O animal apresenta-se fisicamente inativo, apático e debilitado. A pelagem está opaca, desbotada, áspera e esfarrapada. Lacrimejamento, irritação escleral e icterícia das mucosas estão presentes. Vômito, náusea, distensão abdominal, peristaltismo anormal, prurido anal e presença de sangue nas fezes ou no muco são características. Vermes mortos ou vivos (ou partes deles) podem ser visualizados na região anal. Durante o exame, o veterinário poderá detectar aumento do fígado.
É importante ressaltar que não existe um único comprimido vermífugo universal para gatos. Os medicamentos e produtos mais eficazes são aqueles que atuam contra múltiplos parasitas.
Os vermes mais comuns em gatos: prevenção e tratamento.
Três grupos principais de helmintos intestinais são encontrados com mais frequência em gatos domésticos. Todas essas variedades são infecciosas para humanos.
Nematodose por lombrigas
Ascaridíase. Os agentes causadores são vermes brancos e alongados (até 12–27 cm). A via de infecção mais comum é intrauterina, entre os dias 41 e 43 da gestação. A infecção oral também é possível. Parasita o pâncreas, ductos biliares e intestino delgado. A maturação larval leva até 3 semanas. As larvas podem migrar pela corrente sanguínea para o baço, fígado e pulmões. Dos pulmões, podem migrar para o sistema respiratório e, em seguida, para a cavidade oral, onde são reingeridas.
Sintomas da ascaridíase. Inicialmente, o hospedeiro nota tosse, erupção cutânea e coceira na região nasal. Isso é o efeito de uma reação alérgica à presença de um parasitaPosteriormente, desenvolvem-se fraqueza, apatia, febre, perda de peso, náuseas, hipoanorexia, diarreia e vômitos. É provável que ocorra obstrução intestinal devido ao bloqueio causado pelos vermes intestinais.
Os exames para esse tipo de verme incluem imunograma, análise microscópica das fezes, raio-X e ultrassom.
O tratamento é prescrito por um veterinário, qualquer um é selecionado. medicamento vermífugo para gatos:
- levamisol - via subcutânea, dose única de 8 mg/kg;
- Pirantel – dose única oral de 6 mg/kg; contraindicado em gatos com doença hepática. Existe também um tipo de comprimido vermífugo para gatinhos;
Piperatrina ou piperazina, conforme as instruções. Os vermífugos mais antigos e eficazes para gatos.
- Ivermectina - via oral, uma vez por mês, 7 mcg/kg. Existe uma suspensão anti-helmíntica para gatos;
- Azipirina (praciquantel mais pirantel) é um medicamento anti-helmíntico combinado usado de acordo com o regime em anexo.
Durante o tratamento, podem ocorrer complicações alérgicas, sendo prescritos anti-histamínicos para essas situações.
Ancilostomíase. Parasitas do intestino delgado com ganchos característicos na cápsula oral. Existem diversas vias possíveis de infecção. As larvas são transmitidas por via percutânea e oral. Durante a infestação oral, os ancilostomídeos entram imediatamente no lúmen intestinal e se desenvolvem ali por 15 a 17 dias.
Durante a implantação transdérmica, as larvas entram na corrente sanguínea. transportado para os capilares da circulação pulmonarEm seguida, entram nos brônquios e na cavidade oral do gato, onde são engolidos e depois chegam aos intestinos. Seu desenvolvimento leva de 19 a 23 dias.
Utilizando ganchos, os ancilóstomos fixam-se à parede intestinal e alimentam-se do sangue do hospedeiro, secretando e sintetizando anticoagulantes.
Os sintomas característicos de parasitas em gatos incluem a presença de sangue nas fezes, constipação ou diarreia, parerexia e hipoanorexia.
Detecção - análise helmintológica das fezes segundo Fulleborn.
Como se livrar de vermes:
- Droncit, praziquantel - uma vez com a ração: meio comprimido por 6 kg de peso ou 6 mg/kg de pó;
- Pirantel — meio comprimido por cada 6 kg de peso corporal, dose única. Existe uma variedade chamada comprimidos vermífugos para gatinhos;
- Rintal Febantel - dose diária, tratamento completo 0,03 g/kg com ração, dose única - 0,01 g/kg;
- Panacur Fenbendazol - dose diária, tratamento completo de 125 mg/kg, dose única de 25 mg/kg.
Tênias (cestodíase)
Difilobotríase. O parasita é uma tênia larga. A infecção ocorre por ingestão.




Alimente os animais com peixe cru. O período de desenvolvimento larval é de 14 a 24 dias. Os vermes adultos vivem no corpo de um gato por 22 a 28 dias.Provoca alterações mecânicas na mucosa intestinal, causando atraso no transporte do bolo alimentar e uma reação inflamatória.
Manifestações clínicas características: Náuseas, depressão generalizada, retenção fecal, diarreia ou vômitos. Reação alérgica ou intoxicação A presença de vermes manifesta-se por perda de apetite, fadiga, febre, inchaço e erupção cutânea.
Detecção de vermes - microscopia de fezes para detecção de ovos de parasitas.
Tratamento para vermes:
- Pasta de Fenaps - 0,5 mg/kg uma vez antes da alimentação;
- Azinox - um comprimido por cada 11 kg de peso total;
- Scoloban bunamidina - duas vezes ao dia, uma vez a cada quatro dias com as refeições. Dose única de 27-4 mg/kg;
- Comprimidos de Drontal — dose única, quatro comprimidos por kg de peso total. Existe também uma variedade chamada comprimidos vermífugos para gatinhos;
- Suspensão de fenasal - 1,3 g/kg, uma vez ao dia, com a ração;
- Droncit praziquantel - uma vez ao dia com a refeição, na dose de 6 mg/kg;
- Lopotol - dose única de 110 mg/kg.
Dipilidíase em gatos. O parasita é uma tênia intestinal do tipo "pepino", de coloração rosada ou branca, que pode atingir até 75 cm de comprimento. Os principais portadores da tênia são humanos, gatos e cães, portadores intermediários — piolhos e larvas de pulgas. Os ovos do parasita atingem o estágio invasivo de desenvolvimento no corpo de uma pulga adulta e entram nos intestinos do hospedeiro primário quando o gato ingere o inseto infectado.
Os sinais característicos de parasitas em gatos são excitação nervosa, ansiedade, vômito, perda de apetite e exaustão.
Determinação da presença: exame coprológico segundo Fülleborn.
Tratamento de vermes:
Bunamidina - após 3 horas de jejum, 26-31 mg/kg em dose única;
- fenasal - 0,11–0,16 g/kg em dose única;
- Rintal febantel - via oral, diariamente, dosagem para o tratamento: 0,04 mg/kg, dose única: 0,02 g/kg. Um vermífugo bastante eficaz para gatos;
- Droncit praziquantel - dose única de 6 mg/kg. Utilizado em gotas contra vermes e pulgas em gatos;
- Mebendazol – administrado com alimentos, diariamente, dose única de 125 mg/kg para o tratamento completo e 42 mg/kg para uma única dose. Existe uma suspensão anti-helmíntica para gatos.
Trematódeos
Opistorquíase. O parasita é um verme hepático, também conhecido como "verme do gato". Vive nos ductos pancreáticos, vesícula biliar e fígado. A infestação por larvas ocorre através do consumo de peixe cru.
As manifestações clínicas características em gatos incluem apatia, letargia, perda de peso progressiva, inibição, amarelamento das membranas mucosas ou palidez e outros sinais de helmintíase.
Detecção de parasitas: análise microscópica das fezes de gatos.
Tratamento de vermes:
- polytrem e ixichol - uma vez, 0,3 g/kg e 0,16 g/kg com carne picada após doze horas de jejum;
- Hexacloroparaxileno - dose única de 0,3 a 0,7 g/kg com uma pequena quantidade de carne moída após um jejum de quatorze horas.
Alariose. Um pequeno parasita intestinal, transmitido oralmente pela ingestão de girinos e rãs. O verme danifica a mucosa da parede intestinal. com a formação de sua atrofia e distrofia.
As manifestações clínicas características incluem distúrbios de enterite, digestão de alimentos, disfunção do sistema digestivo na forma de diarreia e peristaltismo acelerado.
O diagnóstico leva em consideração os sintomas da doença e os exames laboratoriais de flutuação das fezes.
Tratamento de vermes:
- lopatol - 0,3 g/kg;
- fenasal - 0,3 g/kg;
- bromidrato de arecolina - 0,005 g/kg, dose única.
É importante notar que a maioria dos medicamentos modernos pode ser adquirida separadamente para uso. Gotas vermífugas para gatos na cernelhaEste método de administração de anti-helmínticos apresenta vantagens e desvantagens.
Quais parasitas são transmitidos de gatos para humanos e como?
Ter um animal de estimação, especialmente um gato, é quase uma garantia de 100% de que todos os membros da família, e principalmente, Crianças pequenas serão afetadas por vermes.Se eles não seguirem certas regras, nunca beije seu gato nem deixe que ele lamba seu rosto. Depois de acariciar seu gato, mesmo que brevemente nas costas ou na cabeça, você deve lavar as mãos.

Das 81 espécies de helmintos que podem infectar gatos, mais de 35 prosperam no corpo humano, sendo as mais comuns. As mais perigosas são a toxascaridíase, a toxocaríase e a dipilidíase.Portanto, certifique-se de que todos os membros da família, especialmente as crianças, levem a higiene pessoal a sério e não permitam que ninguém beije o gato.
Prevenção de parasitas em gatos
A prevenção de parasitas é realizada tanto para os animais quanto para cada membro da família que possui um gato. A prevenção de parasitas em crianças é essencial. Na maioria das vezes, isso seguindo as regras normais de higiene pessoal e na residência, lavando bem as frutas e verduras e cozinhando adequadamente todos os outros alimentos. Além disso, é necessário administrar periodicamente um tratamento preventivo com medicamentos anti-helmínticos.
A prevenção de parasitas em gatos é realizada por meio de vermifugação preventiva com medicamentos:
- Duas vezes a cada 6 meses, quando mantido em liberdade;
- Duas vezes a cada 12 meses, se o animal for mantido em casa sem possibilidade de passear.
O proprietário também precisa Não permita que seu gato coma roedores (ratos e camundongos capturados)., peixe cru ou carne. A área de dormir do animal, os brinquedos, a caixa de areia e os recipientes de comida devem ser completamente desinfetados e limpos.
Assim, apesar da alta probabilidade de infecção por helmintos, Você pode facilmente manter seu gato (e a si mesmo) em segurança. Para evitar essas situações desagradáveis, basta monitorar atentamente a condição do seu animal de estimação e seguir medidas simples de higiene e prevenção.
Piperatrina ou piperazina, conforme as instruções. Os vermífugos mais antigos e eficazes para gatos.
Bunamidina - após 3 horas de jejum, 26-31 mg/kg em dose única;
As manifestações clínicas características incluem distúrbios de enterite, digestão de alimentos, disfunção do sistema digestivo na forma de diarreia e peristaltismo acelerado.


4 comentários