As plantas de interior dão um toque acolhedor e fresco à sua casa. Mas nem sempre são seguras para outros animais de estimação. O hábito dos animais de estimação de mastigar folhas pode ter consequências graves. Os donos de animais de estimação devem estar cientes da lista de plantas venenosas para gatos.
Aloe
Essa planta de aparência incomum possui muitas propriedades benéficas para os humanos, mas pode causar sérios problemas de saúde aos gatos.
O suco de babosa é tóxico, e o primeiro sintoma a ser observado em caso de intoxicação é a diarreia. Esta pode ser seguida por vômitos, mal-estar geral, falta de coordenação e até convulsões.
Gerânio
Uma planta muito comum em muitos apartamentos, o gerânio vermelho contém substâncias perigosas: linalol e geraniol. Elas podem causar inflamação na pele, perda de apetite, depressão e problemas digestivos. As folhas do gerânio vermelho são especialmente perigosas para gatos de pelo comprido.
Hibisco
Quando em flor, a rosa chinesa encanta os olhos com seus belos botões multicoloridos. No entanto, o hibisco é considerado tóxico para animais. Seus efeitos tóxicos permanecem desconhecidos, assim como a substância específica que causa a reação adversa. Contudo, reações ocorrem, principalmente problemas gastrointestinais (náuseas, diarreia).
Hortênsia
A flor contém íons de cianeto, que são liberados quando em contato com a saliva. Ao serem ingeridos, os gatos apresentam dor de estômago, semelhante à reação do organismo ao envenenamento por cianeto. Convulsões também foram relatadas, indicando complicações pulmonares ou cardíacas.
Kalanchoe
As substâncias contidas nesta bela flor são perigosas para os humanos, mas eles não a comem, ao contrário dos gatos. O consumo da seiva da planta pode causar problemas cardíacos, incluindo batimentos cardíacos irregulares. Também foram observados distúrbios gastrointestinais.
Espatifilo
Contém uma substância tóxica. Os componentes químicos da planta, ao interagirem com o organismo, provocam a divisão dos glóbulos vermelhos. Um gato que ingerir a folha sofrerá de sensação de queimação no trato respiratório, inflamação intestinal e diarreia.
Se o dono de um gato notar os sintomas descritos acima, deve consultar imediatamente um veterinário. A clínica realizará uma lavagem gástrica e prescreverá o tratamento necessário. Às vezes, não só o bem-estar do gato, mas também a sua vida, depende de você.
Os gatos adoram brincar com flores e mordiscá-las. Por isso, os veterinários recomendam manter as plantas venenosas longe dos animais ou removê-las completamente.








