Muitas raças de gatos compartilham semelhanças, como o British Shorthair e o Scottish Fold. Isso ocorre porque o Scottish Fold foi desenvolvido a partir da raça British Shorthair. O cruzamento entre raças é atualmente estritamente proibido, pois frequentemente resulta em gatinhos com diversas anomalias. Alguns donos de raças populares vendem ou doam, por engano, gatinhos "British Fold". No entanto, essa raça não existe! Somente os Scottish Folds têm orelhas dobradas. Para ter certeza de qual raça você está vendo, é preciso conhecer as diferenças entre os gatos British Shorthair e Scottish Fold; não se trata apenas do formato das orelhas.
Qual a diferença na aparência entre gatos britânicos e escoceses?
Os representantes das raças britânicas e escocesas podem ser distinguidos por muitas características externas:
- Tamanho. Os "britânicos" são um pouco maiores que os "escoceses", com corpos mais robustos e atarracados.
- Cabeça. Os gatos britânicos têm crânio arredondado, nariz ligeiramente achatado, lábios pronunciados e covinhas perto da ponte do nariz, ao contrário do Scottish Fold.
- Ouvidos. Os representantes da raça escocesa podem ser de dois tipos: Scottish Fold (orelhas dobradas) e Scottish Straight (orelhas retas), sendo que os "britânicos" sempre têm orelhas pontudas.
- Cauda. Os gatos escoceses têm uma cauda mais longa e fina.
- Patas. A raça britânica tem pelos curtos e volumosos, enquanto a raça britânica tem pelos mais finos e compridos.
- Cor. Os gatos da raça British Shorthair apresentam uma variedade de cores: azul, preto, branco e tartaruga. Eles compartilham a mesma coloração dos gatos Scottish Fold, mas estes últimos também podem ser bicolores.
Segundo a lenda, os gatos britânicos são descendentes do gato de Cheshire.
Diferenças de caráter
Os representantes da raça britânica são verdadeiros aristocratas, preferindo a solidão e relutantes em brincar. No entanto, eles gostam de ser acariciados e carregados no colo. Os gatos Scottish Fold, por outro lado, podem participar alegremente de qualquer atividade. Ambas as raças são conhecidas por sua natureza amigável, mas os gatos Scottish Fold podem até viver na mesma casa que um cachorro. Os cães também são conhecidos por sua tendência a se erguerem sobre as patas traseiras.
A aparência incomum dos gatos escoceses se deve a uma mutação genética.
Qual raça é melhor escolher?

O gato britânico (na foto à esquerda) foi oficialmente reconhecido no final do século XIX, enquanto a raça escocesa (à direita) foi criada não faz muito tempo.
Para pessoas tranquilas e muitas vezes muito ocupadas, os gatos aristocráticos "britânicos" serão os melhores amigos, pois não exigem muita atenção. Já os gatos Scottish Fold farão amizade com crianças e passarão o dia perseguindo um laço.
Os representantes das duas raças — escocesa e britânica — inegavelmente têm muito em comum. No entanto, ao analisá-las mais de perto, também é possível encontrar diferenças entre elas.




