Como o humor do dono afeta o gato

Muitas pessoas acreditam que os gatos são mais independentes do que, digamos, os cães. Na verdade, subestimamos muito os gatos. Por terem vivido em lares humanos por muito tempo, os animais de estimação conseguem reconhecer o humor de seus donos e até mesmo se adaptar a ele.

Os gatos entendem sinais não verbais.

Os gatos não entendem bem a fala humana, mas não precisam, pois são excelentes empáticos. Graças a essa característica, os animais de estimação sempre percebem como seus donos estão se sentindo. Por isso, os gatos costumam ter pena de uma pessoa que chora e tentam se esconder se uma briga começar na casa.

Conhecer o humor de uma pessoa não ajuda apenas o gato a se adaptar ao ambiente. Se um gato convive com uma pessoa por muito tempo, seu humor começa a mudar junto com o do dono: se você está triste, o gato também ficará triste; se você está feliz, o animal de estimação ficará mais ativo.

Os gatos observam constantemente seus donos.

Todo mundo sabe que os gatos são verdadeiros predadores. Eles conseguem perseguir suas presas por longos períodos sem serem detectados. Portanto, só porque seu animal de estimação está ocupado com seus próprios afazeres não significa que ele não esteja ciente do que você está fazendo.

Ao observar constantemente, os gatos aprendem a distinguir e memorizar nuances na sua fala, gestos, ações e até expressões faciais. Ao compreender o comportamento característico do dono, dependendo do seu estado de espírito, os gatos aprendem a reagir adequadamente à situação. É por isso que sabem exatamente quando pedir um petisco, quando oferecer uma brincadeira e quando simplesmente receber carinho.

Seu gato está monitorando seu estado emocional.

O bem-estar de um gato depende muito do seu estado emocional, algo que eles percebem muito bem. Portanto, mesmo que você não note, seu animal de estimação está constantemente monitorando seu humor. Mas isso não é tudo.

Alguns gatos podem desenvolver um apego genuíno aos seus donos, especialmente se estiverem com eles há muito tempo. Por isso, o animal se sente muito mais confortável quando a pessoa também se sente confortável. Esse apego pode se manifestar em uma atenção intensa: o gato espera a pessoa chegar do trabalho e nunca sai do seu lado quando ela retorna para casa. Esses animais de estimação realmente se importam com o humor de seus donos.

É claro que nem todos os gatos são iguais. Alguns são mais sensíveis ao humor do dono, outros menos. Mas todos os gatos, sem exceção, percebem perfeitamente as intenções da pessoa à sua frente. Portanto, um animal de estimação sempre sentirá se você está sendo agressivo ou amigável com ele.

Comentários