
Além disso, é impossível considerar um rato e uma musaranha como parentes próximos, uma vez que o primeiro representa a família dos roedores e o segundo pertence à classe dos mamíferos insetívoros.
Habitat
O que torna este animal especial é o seu tamanho muito pequeno. É por isso que eles geralmente são classificados como aos menores predadores do planetaQuem já teve contato frequente com musaranhos conhece bem sua natureza agressiva, o que explica seu apelido de "pequeno diabo". O gênero musaranho inclui aproximadamente 300 espécies, que podem ser divididas em duas famílias:
- de dentes brancos (com dentes brancos);
- musaranhos (com dentes de cor escura).
Dentre os representantes mais comuns da família, destacam-se as seguintes espécies:
- musaranho minúsculo;
- musaranho anão de dentes brancos;
- musaranho-d'água, etc.
Você pode encontrar esses animais em miniatura em praticamente qualquer lugar. em qualquer parte do mundo, pois prosperam em áreas com diferentes climas.
Seu habitat é extremamente diversificado: os musaranhos vivem na América do Sul, Colômbia, Estados Unidos e Rússia. Os únicos lugares onde não são encontrados são as regiões polares e a Austrália.
Em nosso país, essa família é representada por 20 espécies. A mais comum delas é a musaranha-comum. Esse animal tem um corpo muito pequeno, que pode atingir de 3 a 18 cm de comprimento.
Características

Os musaranhos têm um tato e olfato apurados, mas a visão é menos desenvolvida. Mantêm-se ativos durante todo o ano: com a chegada da primavera, começam a procurar alimento entre as folhas e, com a chegada do frio do inverno, também procuram comida sob a neve. As fêmeas dão à luz uma ou duas vezes por ano, com uma ninhada de um a dez filhotes. Reproduzem-se com maior frequência durante os meses mais quentes da primavera e do verão. Os musaranhos têm uma vida curta, não ultrapassando os 18 meses.
Onde isso ocorre?
Os musaranhos são animais terrestres acostumados a habitar... em locais com vegetação densa e jardins, para que tenham uma cama macia de folhas do ano passado onde possam dormir confortavelmente.
Ao construírem suas casas, esses animais geralmente as fazem rasas. Mas costumam encontrar casas vazias, abandonadas por seus donos, e passam a viver ali. Frequentemente, fazem seus ninhos em árvores podres, muitas vezes em fendas ou ocos aconchegantes. Os musaranhos dormem durante o dia e caçam à noite. Cada animal tem seu próprio território. Às vezes, esses territórios convergem em certos lugares, mas um animal jamais invadirá o território de outro. Fazer isso é considerado um tabu.
Eles são muito meticulosos com sua dieta e não permitem que ninguém cace em sua propriedade. No entanto, se um musaranho estranho entrar em seu território, o dono entrará em combate com o intruso. A luta geralmente termina com a morte de um dos animais. Os musaranhos raramente permitem que alguém pegue suas presas, por isso esses animais estão preparados para defender sua comida até mesmo de lagartos e ratos.
Os musaranhos são criaturas muito prudentesDepois de o animal se alimentar de insetos em uma área, ele começa a procurá-los em outra, dando tempo para que a área anterior reabasteça seu estoque de alimento.
Nutrição

Os musaranhos exigem uma quantidade muito grande de raçãoEles precisam manter constantemente uma certa temperatura corporal e sempre ter uma reserva de energia. Isso só é possível através do processo constante de digestão, que inevitavelmente produz calor. Portanto, eles precisam consumir grandes quantidades de alimento. Às vezes, em um único dia, os musaranhos podem consumir uma quantidade de alimento que pode exceder seu próprio peso corporal.
A falta de alimento é muito perigosa para a vida de uma musaranha: se no verão elas conseguem sobreviver sem comida por no máximo 8 a 10 horas, no inverno basta ficar sem comer por mais de 3 horas para que a musaranha morra.
Nutrição em diferentes épocas do ano
Dieta dos musaranhos bastante diversificadoTudo depende da época do ano em que ela recebe a comida.
- Na primavera e no verão, alimenta-se principalmente de insetos: grilos-toupeira, minhocas, lesmas, lagartas e tatuzinhos-de-jardim. Se o animal não se alimentar por um tempo, pode agir como um predador e tentar capturar pequenos roedores, como ratos. Os musaranhos-d'água se alimentam de pequenos peixes e rãs;
- No inverno, encontrar comida para as musaranhas não é fácil. O solo exposto já não oferece tanta comida como no verão. Elas precisam romper a neve para alcançar a terra, em busca de insetos. As musaranhas também podem comer sementes de plantas. Dada a escassez de alimentos disponíveis no inverno, apenas as mais resistentes e ativas sobrevivem até a primavera.
Benefícios e malefícios

Em busca de alimento, os musaranhos remexem a terra em jardins e hortas, o que fazem muito bem graças ao seu nariz único, semelhante a uma tromba.
Durante o processo de "aração", o solo é saturado com oxigênio e, simultaneamente, limpo de insetos e larvas nocivas. Mas, se você está acostumado com gramados impecáveis, as musaranhas certamente lhe causarão bastante transtorno devido às tocas constantes que encontrará em sua propriedade.
Os musaranhos são criaturas incrivelmente úteis porque conseguem alcançar muitos insetos nocivos em locais inacessíveis a outros insetívoros e aves. É fácil para eles. encontrar pragas debaixo de pedras, sob a neve e nas profundezas das tocas.
À primeira vista, esses animais parecem criaturas fofas e macias, incapazes de ferir humanos. No entanto, se você tentar pegar um, eles podem morder, causando dor intensa. Portanto, se encontrar um musaranho em sua propriedade, esqueça a ideia de pegá-lo ou manuseá-lo.
Conclusão

Mesmo que você encontre essa criatura em sua propriedade, não tente espantá-la. É um animal muito útil que ajudará a manter a ordem no seu jardim. Essa pequena criatura está praticamente o tempo todo procurando comida, vasculhando o solo em busca de vários insetos e larvas nocivos, realizando assim um dos trabalhos mais difíceis para você.


