
Terra natal e habitat do gambá-listrado
O continente de origem do gambá é América do NorteO gambá listrado vive:
- em áreas florestais;
- em áreas de prado;
- Prefere habitats rochosos e arbustos costeiros.
O animal prefere viver sozinho e é ativo principalmente à noite.
O que ele gosta de comer?
O gambá-listrado gosta de caçar ao entardecer e à noite. Sua dieta principal é vários insetosMas não despreza pintinhos, peixes ou mesmo roedores, e é muito bom em caçá-los. Também não se opõe a invadir ninhos de pássaros, comer seus ovos, e não recusa gambás listrados e carniça. O animal também aprecia alimentos de origem vegetal, comendo:
- diversas ervas;
- frutas e bagas;
- vegetais;
- grãos e folhas.
Qual é a aparência dele?

Ela se protege daqueles que perturbam sua vida com um líquido odorífero especial, por isso muitos animais tentam evitá-la. Ela obtém alimento usando suas patas dianteiras e garras curvas. Essas partes do corpo também usado para cavar buracosAs garras das patas traseiras são mais curtas. O animal é fofo, mas sua pelagem é ligeiramente áspera.
Como o próprio nome sugere, este animal tem uma pelagem listrada em preto e branco. As listras estendem-se ao longo do corpo, da cauda à cabeça. No rosto, há uma listra pequena, ligeiramente mais estreita, que vai das orelhas ao nariz. As orelhas são pequenas e ligeiramente arredondadas. A cauda é listrada, com as listras alternadas. O gambá-listrado tem uma visão bastante fraca, dando a impressão de ser preguiçoso e lento.
Apesar de todas as características acima, O gambá é um excelente nadador.E não tem medo nenhum de água.
Um meio de proteção contra uma ameaça percebida.
O gambá tem poucos inimigos, mas todos tendem a manter distância. Isso se deve ao fluido malcheiroso que ele dispara contra seus adversários com notável precisão quando percebe perigo. Sob sua cauda, existem glândulas especiais que secretam esse fluido fétido.
As pessoas devem ter cuidado com esse pequeno animal, e não apenas por causa do seu odor fétido. Ele pode expelir essa substância a até 5 metros de distância. Ela causa uma forte sensação de queimação ao entrar em contato com as mucosas. Embora esse líquido não cause cegueira, provoca sofrimento considerável.
Gambá listrado no inverno hibernaA hibernação, semelhante ao torpor, geralmente ocorre em dezembro. Para sobreviver ao longo inverno, os gambás comem muito, acumulando bastante gordura. A hibernação normalmente dura até março.
Como se reproduz um gambá?

Depois de a fêmea encontrar um abrigo adequado para si e para a sua futura cria, que geralmente são tocas de outros animais ou buracos, ela forra-o com uma variedade de detritos, como erva, ramos e pequenas folhas. É necessário fazer melhorias na casa.Para manter os filhotes aquecidos e secos mesmo em condições climáticas adversas. Os filhotes pequenos são indefesos e, às vezes, mesmo em seus próprios abrigos, são presas de pequenos mamíferos predadores, como as martas.
A fêmea carrega seus filhotes por mais de 60 dias, buscando alimento durante esse período. Ao nascerem, os filhotes são cegos, indefesos e dependem constantemente da mãe. O número de filhotes raramente ultrapassa seis, embora existam casos com números significativamente maiores. Essas observações geralmente são registradas em zoológicos e criadouros.
Criação de animais jovens

Após um curto período, a mãe e seus filhotes saem do abrigo e partem para sua primeira longa jornada. Eles precisam se alimentar, o que frequentemente exige que os filhotes e a mãe percorram longas distâncias. Durante essa primeira viagem, os filhotes observam atentamente a mãe e seus hábitos. Eles imitam e copiam suas ações, tentando caçar com ela. Os filhotes são muito brincalhões, pulando, rolando e, às vezes, até brigando. Mas por trás dessa brincadeira aparentemente infantil, há um papel muito importante: os filhotes adquirem uma experiência inestimável através da brincadeira. Essa experiência não só contribui para o seu desenvolvimento, como também será de grande utilidade mais tarde, em suas vidas independentes.
Quando chega o inverno, os filhotes não abandonam a mãe. Os filhotes entram em um longo período de hibernação. junto com ela. Para isso, a fêmea precisa encontrar um abrigo seguro e quente que sirva de lar até a primavera. Mas, às vezes, duas ou três famílias compartilham o mesmo abrigo. Para sobreviver, elas precisam se unir.
Mas há um lado triste nisso. Muita coisa acontece durante a hibernação, e nem todos os filhotes sobrevivem ao longo inverno. Os machos sobrevivem ao inverno muito melhor do que as fêmeas e seus filhotes. O macho normalmente ocupa uma toca e, em dias mais quentes, sai de seu esconderijo em busca de alimento.
Existem diversas espécies de gambás, mas é difícil distingui-las umas das outras. Isso requer conhecimento e habilidades específicas. As espécies mais conhecidas são o gambá-listrado e o gambá-malhado.


