Durante a temporada de jardinagem de verão, os jardineiros enfrentam constantemente diversos desafios. Uma das pragas mais comuns são os roedores. Eles destroem a paisagem e danificam plantações e plantas. Remédios químicos e caseiros podem ajudar a prevenir perdas.
Contente
Que roedores aparecem no local?
Uma pessoa se depara com as seguintes pragas:
- Ratos. Eles destroem plantações, roem fios elétricos e espalham doenças graves (peste, salmonelose, pseudotuberculose e outras). Elas crescem até 30 cm, pesam até 420 gramas e vivem em colônias.
- Toupeiras. É fácil perceber se você se tornou vizinho desses bichos — os montes característicos aparecem no chão. Elas não representam perigo direto para os humanos. No entanto, os túneis que cavam são usados por ratos e camundongos. Sua atividade também reduz gradualmente a fertilidade do solo e danifica o sistema radicular das plantas.
- Uma musaranha. Ela se assemelha a um rato comum na aparência, só que com um longo nariz em forma de tromba e uma cauda mais grossa. Os animais cavam túneis no solo, causando danos à horta. Devido à violação da integridade do solo, as plantas não recebem uma quantidade suficiente de nutrientes úteis e, portanto, morrem.
- Rato-do-campo. Apesar de sua aparência inofensiva, este roedor representa um perigo significativo para os humanos. Os ratos-do-campo se distinguem dos ratos comuns por uma faixa preta de pelos nas costas e por seu tamanho maior. Eles são portadores de diversas doenças perigosas, como tifo transmitido por carrapatos, nefronefrite hemorrágica, tularemia e outras. Os ratos roem o chão e estragam frutas como cenouras, tomates e repolho. Na primavera, devido à escassez de alimentos, eles comem brotos de plantas jovens.
Caso note vestígios da presença desses animais, tome medidas imediatas para se livrar deles.
Métodos de controle de pragas
O homem moderno tem acesso a centenas de produtos da indústria química, da engenharia e de receitas populares consagradas pelo tempo.
Produtos químicos
Se você tem animais de estimação ou crianças pequenas, deve usar pesticidas com extrema cautela ou evitá-los completamente. É importante seguir rigorosamente as instruções de uso e remover qualquer resíduo do produto.
- O Rat Death No. 1 contém uma substância que interfere na coagulação sanguínea, portanto não é considerado um veneno de ação rápida. A morte ocorre em 3 a 8 dias devido à asfixia e hemorragia interna. O veneno deve ser espalhado em pedaços de papelão perto de tocas, paredes e outros locais onde roedores foram observados. Aplique com luvas e pinça. Este produto é usado para controlar ratos e camundongos. Produtos similares incluem Varat e Testox.
- Brodifan é um veneno líquido concentrado. É misturado com isca comestível (grãos, mingau). É eficaz contra ratos e camundongos cinzentos e pretos. O produto é tóxico (classe de risco 2), portanto, ao manuseá-lo, utilize proteção - luvas, óculos de proteção, respirador.
- O Rat-Coating é uma substância pegajosa usada para tratar as entradas de tocas e abrigos de ratos. O produto químico adere ao pelo do animal e é ingerido quando o roedor se limpa. A vantagem deste produto é que ele pode ser usado em áreas úmidas e quentes.
- Zernotsin NEO é uma isca granulada vermelha. Adequada para o controle de ratos, arganazes e outros roedores semelhantes a camundongos.
- O concentrado Dr. Klaus é um repelente para toupeiras e musaranhos. É pulverizado no solo e nas plantas.
remédios populares
Os pesticidas são eficazes, mas perigosos para humanos, animais de estimação e plantas. Gerações de pessoas desenvolveram diversos métodos para combater pragas com mais eficácia.
- Água pura pode ser útil no controle de toupeiras e musaranhos. Ela pode ser despejada nos túneis usando uma mangueira. Substâncias com odor desagradável, como vísceras de peixe, também podem ser usadas. Elas devem ser colocadas perto de todas as entradas das tocas.
- Óleos essenciais, amônia e querosene ajudam a repelir ratos-do-campo. Um pano embebido em qualquer uma dessas soluções é colocado na toca; em poucos dias, os roedores desaparecerão. Uma isca feita com partes iguais de farinha de trigo e cal ou gesso também é eficaz. Um recipiente com água é colocado próximo. O roedor morre devido a um coágulo sanguíneo no estômago.
- O pó de ácido bórico também é espalhado ao longo das paredes e perto das tocas, e cinzas são espalhadas no porão ou na adega (o álcali contido nelas corrói as patas dos roedores).
Você pode se livrar de roedores no seu quintal plantando feijão, alho, feijão-de-corda, calêndulas, narcisos e erva-leiteira. Essas plantas repelem toupeiras. Musaranhos não gostam de absinto, hortelã, fritilária-imperial, tomilho e lentilhas. Tansy, alecrim-bravo, sabugueiro, absinto e hortelã repelem ratos-do-campo.
Armadilhas e repelentes ultrassônicos
Se você não quiser se preocupar em plantar plantas especiais ou usar iscas venenosas, tente métodos mecânicos — repelentes ultrassônicos para roedores e toupeiras, ratoeiras, armadilhas eletrônicas para ratos, etc.
Galeria de fotos: Dispositivos para controle de pragas
- A armadilha para toupeiras prende a cabeça do animal.
- O dispositivo emite pulsos ultrassônicos que causam pânico em roedores.
- Vibrações de baixa frequência também são desagradáveis para toupeiras e musaranhos.
- Assim que um roedor é capturado na ratoeira, a armadilha se fecha automaticamente.
- Dentro da ratoeira eletrônica, o roedor é atingido por uma descarga elétrica.
- Quando o rato tenta pegar a isca, o dispositivo prende a cabeça do roedor.
Medidas preventivas
É sempre melhor ser proativo. Existem muitas maneiras de prevenir infestações de roedores em sua propriedade e em sua casa:
- Uma rede enterrada no chão ao redor de todo o perímetro da área, plantas especiais e dispositivos caseiros simples, como potes barulhentos, irão protegê-lo das toupeiras;
- É melhor instalar repelentes ultrassônicos para ratos com antecedência;
- Um gato ou cachorro que viva dentro de casa ou no quintal irá protegê-lo de ratos e musaranhos;
- Manter galpões, porões e instalações para animais limpos (sem lixo, folhas, ervas daninhas e sem revolver o solo sazonalmente) evitará o aparecimento de pragas.
Revisões de métodos eficazes para o controle de roedores
Tenho um filho de 16 meses, um gato Scottish Fold e uma esposa ecologicamente consciente. Acabamos passando o verão inteiro em nossa casa de campo nos arredores de Moscou. Por volta de julho, notamos rastros de rato na casa. Tentamos ratoeiras, mas depois de alguns dias, minha esposa se recusou categoricamente a se incomodar com os ratos mortos. Nós realmente não queríamos usar veneno, pois tínhamos medo de envenenar o gato. Vasculhei a internet em busca de uma solução e encontrei o repelente ultrassônico GRAD. A princípio, considerei comprar o GRAD 1000 PRO imediatamente, mas tinha dúvidas sobre sua eficácia e não queria gastar 3.500 rublos. Decidi comprar um dispositivo mais simples e barato, o GRAD 550UZ. Ele é silencioso. Emite cliques suaves e um leve chiado. Coloquei-o na cozinha. Em 10 dias, os rastros de rato desapareceram. Fiquei muito surpreso com sua eficácia. Pensei que fosse uma enganação e uma forma de me extorquir dinheiro.
Eu uso "Zernotsin" para controlar ratos. O grão é revestido com uma substância tóxica rosa. Sempre coloco a isca atrás das gaiolas dos animais, em pequenos recipientes. Os ratos morrem rapidamente, mas é preciso ser ágil para recolhê-los em seguida.
Ratos, camundongos-do-campo, musaranhos e toupeiras podem ser seus vizinhos indesejados no jardim ou em casa. Esses animais são pequenos, mas causam danos significativos à sua propriedade e às suas plantações. É importante notar a presença desses visitantes indesejados o quanto antes e começar a controlá-los usando um ou mais dos métodos sugeridos.

















