Como parar os alarmes: como impedir que seu gato o acorde de manhã.

Um animal de estimação querido traz conforto, amor e ronrons. No entanto, sem o treinamento adequado, um animal pode se tornar mimado e fazer o que bem entender. Por exemplo, acordar seus donos de madrugada, pular neles e morder seus pés. O animal não para até que os donos acordem e lhe deem atenção. Este artigo explorará as causas desse comportamento e como lidar com ele.

Canse seu animal de estimação antes de dormir.

Os gatos são animais noturnos, portanto, seu principal pico de energia ocorre à noite, mas seu relógio biológico pode ser ajustado para se adequar a você.

Já se sabe há muito tempo que os gatos dormem 18 horas por dia, mas passam as outras seis horas comendo, se limpando, fazendo suas necessidades e, claro, brincando. Sem essa última atividade na rotina diária, o gato dormirá e reporá as energias durante a noite. Para evitar isso, brinque com seu gato algumas horas antes de dormir. Dessa forma, ele descansará ao mesmo tempo que você e dormirá de 8 a 9 horas.

Além disso, não se esqueça de dar atenção ao seu animal de estimação durante o dia. Compre arranhadores, brinquedos e outros acessórios em uma loja de animais com antecedência para que seu gato possa gastar energia durante o dia e a noite.

O estresse e a apatia são resultado da falta de atenção por parte do dono.

Outro motivo para o gato ficar acordado à noite é o estresse causado pela falta de atenção do dono. Recomendamos brincar com seu gato durante o dia e antes de dormir para ajudá-lo a sentir uma conexão tátil com o dono e prevenir o tédio e a depressão. Embora não exista um termo oficial para "depressão felina", psicólogos animais afirmam que os gatos podem sucumbir à apatia e a emoções negativas.

Nunca deixe tigelas vazias durante a noite.

Após brincadeiras intensas, quando você perceber que seu animal de estimação está cansado, certifique-se de alimentá-lo com comida rica em calorias.

Após eliminar todos os irritantes e distrações, certifique-se de que as necessidades do seu gato sejam atendidas à noite: a caixa de areia esteja limpa e o comedouro cheio. O sistema digestivo de um gato é projetado para digerir completamente os alimentos em 6 a 8 horas, após as quais ele precisa comer novamente. Leve esse tempo em consideração para evitar que seu gato o acorde de madrugada por causa da fome.

Outra opção é usar um comedouro automático que dispense comida em horários predefinidos. Dessa forma, o gato saberá que o comedouro liberará comida automaticamente de manhã cedo, sem acordar seus donos.

Certifique-se de que seu gato esteja fisicamente saudável. Consulte um veterinário. Seu gato pode estar incomodado com algo e tentando lhe dizer isso.

Experimente um borrifador.

Se nenhuma das dicas acima funcionar, recorra a medidas extremas: borrife o animal com um borrifador.

Após algumas vezes desse "banho", o gato entenderá que está fazendo algo errado e deixará de lado o mau hábito de ser um despertador.

Sentir-se seguro é o principal critério para um sono reparador.

Para um gato, a casa se divide em três zonas: a "zona de alimentação", a "zona protegida" e a "zona segura". Esta última deve ser inacessível a outros animais e crianças pequenas. O gato deve se sentir completamente protegido em seu local de dormir.

Até o céu ficar cinza, a noite permanece tranquila, mas com o amanhecer, pássaros e insetos despertam, atraídos pelo calor do sol. Os pássaros caçam insetos, e isso cria uma verdadeira agitação, inaudível para você, mas muito barulhenta para o seu animal de estimação. Se o mau tempo, o vento ou pessoas barulhentas indo para o trabalho de manhã cedo se juntarem a essa ordem natural, seu gato entra em um período de vigília. E ele começará a te acordar, buscando refúgio em você.

É importante ressaltar que, desde cedo, você deve determinar onde seu gato vai dormir: com você ou na cama, por exemplo. O fato é que o gato se acostuma a um lugar e só se sente confortável ali, e qualquer mudança inevitavelmente leva a estresse e ansiedade. Se você considera inaceitável que seu gato durma com você, então nunca, em hipótese alguma, o leve para a sua cama durante a noite.

Por fim, vale a pena ressaltar mais uma vez que o ideal é treinar seu animal de estimação desde filhote para que ele conheça as regras e se acostume com a rotina diária dos donos. Embora seja possível reeducar um gato adulto, será muito mais difícil. Cuide dos seus animais, mas não se esqueça de treiná-los para que vocês possam viver em harmonia.

Comentários