O jaguarundi é um animal muito incomum que já foi mantido como animal de estimação pelos nativos americanos. Hoje, vamos conhecê-lo melhor.
Os jaguarundis são felinos que se assemelham tanto a uma puma quanto a uma onça-pintada.
O comprimento do corpo varia entre 75 e 80 cm, a altura na cernelha entre 25 e 35 cm e o peso pode chegar a 10 kg.
A pelagem é lisa e espessa, e os gatinhos podem, por vezes, apresentar manchas que lembram a pele de uma chita, mas o padrão desaparece com o tempo.
Sua expectativa de vida chega a 15 anos. Além disso, os jaguarundis são muito meticulosos na criação de seus filhotes, cuidando deles até que tenham de 1,5 a 2 anos de idade.
Os animais têm um corpo gracioso e forte, são excelentes nadadores, mas não gostam de subir em árvores.
O focinho e as orelhas são arredondados, como os de uma lontra, e a cauda é muito longa.
Eles vivem em savanas, planícies, bem como no alto das montanhas e nas florestas tropicais pantanosas da América Central e do Sul.
Este gato também surpreende pela variedade de tonalidades de cor: podem ser castanhos, vermelhos, cinzentos, mas não encontrará neles pelos brancos, nem sequer um único ponto branco.
Os jaguarundis são destemidos, inteligentes e astutos, atacando apenas animais que conseguem enfrentar.
E antes de atacar, eles podem perseguir e rastrear suas presas por horas, esperando o momento certo.
Outra habilidade incomum desses gatos, além de ronronar e miar, é que eles podem imitar os sons de pássaros e outros animais, e podem uivar e assobiar.
Eles têm uma dieta variada; os gatos adoram petiscar pequenos animais, répteis, peixes e até insetos.
Eles não recusam frutas e verduras e comem uvas de bom grado.
Entre os felinos, apenas o jaguarundi consegue esperar por uma presa durante uma hora, sentado sobre as patas traseiras e pressionando sua cauda forte contra o chão.
E, após emboscar a vítima, a partir dessa posição, dê um salto relâmpago de dois metros.
Os cientistas concluíram que os jaguarundis foram os primeiros gatos domesticados que, sem medo dos humanos, se estabeleceram perto de suas casas e exterminaram impiedosamente ratos e camundongos, bem como cobras e insetos, que ameaçavam as pessoas e o abastecimento de alimentos.
Os jaguarundis não são uma espécie ameaçada de extinção, mas alguns estados já estão preocupados com o seu baixo número.
Este felino só pode ser mantido como animal de estimação se você tiver uma propriedade grande e, embora os jaguarundis sejam facilmente domesticados, eles ainda permanecem caçadores selvagens que preferem a solidão e o espaço.




















