O esquilo-terrestre é um animalzinho afetuoso e enérgico, com olhos brilhantes que encantam e conquistam qualquer um. Um "Tico e Teco" caseiro no seu apartamento é a melhor opção para quem ama animais de estimação ativos. O esquilo-terrestre é uma escolha segura para quem adora animais pequenos e ativos, mas tem alergia a pelos de gato ou não se dá muito bem com ratos, camundongos e hamsters. porquinhos-da-índia Não seduzam com sua simplicidade.
Na verdade, este roedor surpreendentemente inteligente e bastante afetuoso lembra muito mais um hamster do que um esquilo em aparência e comportamento. No entanto, é fácil distinguir um esquilo-terrestre de um esquilo a olho nu: as listras nas costas e as orelhas arredondadas e lisas o denunciam imediatamente.
Mas sua natureza ancestral muitas vezes revela sua verdadeira essência: seu habitat, estilo de vida, dieta e comportamento sazonal são idênticos aos dessas criaturas de pelos vermelhos. Se você se sente atraído por esse roedor listrado, vamos conhecê-lo melhor e aprender sobre todas as nuances de criar esquilos-terrestres em um apartamento. Vale a pena ter esse belo membro da família dos esquilos como animal de estimação? E qual a dificuldade para treiná-los a serem manuseados? Como treiná-los para viver em uma casa sem causar problemas?
Contente
É possível ter um esquilo em casa?
Criar um esquilo-terrestre em casa não é difícil, especialmente se o criador já teve porquinhos-da-índia ou ratos. De qualquer forma, os roedores têm alguns comportamentos incomuns para gatos ou cachorros. Manter um animal pequeno e peludo é mais fácil: ele vive em uma gaiola, não precisa de passeios regulares e come muito menos que um cachorro ou gato. No entanto, há algumas coisas que você precisa saber antes de domesticar um esquilo-terrestre.
- Pequenos roedores podem criar ninhos em qualquer canto do seu apartamento, danificando móveis, tapetes e outros objetos. Roer é um hábito natural deles.
- É comum que esses animais de estimação escapem de apartamentos ou quartos e nunca mais voltem, pois o esquilo não responde ao seu nome e não é adestrado para usar o banheiro. Trata-se de um animal selvagem, que muitas vezes não está disposto a seguir as suas regras.
- Suas características distintivas são a frugalidade e a economia. A despensa de um esquilo pode ser encontrada não apenas na cozinha ou no corredor, mas também em uma cômoda, um armário com roupas e lençóis, ou dentro de uma cadeira ou sofá. E não se tratam de pequenos estoques, mas de vastas reservas que irritam, em vez de encantar, o dono.
Se todos esses aspectos do estilo de vida do esquilo não te surpreendem, se papel de parede, cortinas e livros roídos não te causam repulsa, e se você tem condições de colocar uma gaiola e dedicar algumas horas do seu tempo livre ao roedor, então sinta-se à vontade para adotar um desses bichinhos listrados. Apesar de todas as suas peculiaridades, os esquilos são criaturas bastante leais e dóceis.
Os esquilos-terrestres são parentes de família de esquilosNa natureza, eles vivem em florestas e constroem tocas. O ideal é comprar um roedor de um criador ou de uma loja de animais, embora os preços variem bastante.
Especialistas recomendam comprar esquilos-terrestres com 1,5 a 2 meses de idade. A melhor época do ano para adquirir um amigo peludo é a primavera, pois é quando os animais estão mais ativos. No outono e inverno, os esquilos-terrestres ficam letárgicos, desajeitados e podem parecer doentes.
Características de como manter um esquilo em casa
O próprio esquilo-terrestre mede entre 18 e 20 cm de comprimento e pesa pouco mais de 100 gramas. Suas características distintivas incluem uma cauda espessa e listras longitudinais nas costas. Sua coloração é marrom-avermelhada com manchas cinzentas na barriga. Uma característica marcante desse roedor são suas bochechas volumosas, onde gosta de esconder comida. Os esquilos-terrestres são encontrados em toda a Rússia europeia, especialmente nas florestas da Sibéria Ocidental e dos Montes Urais.
Os esquilos-terrestres são bastante ativos, absolutamente destemidos e extremamente curiosos. Também são bastante limpos e tendem a ser individualistas, razão pela qual esses roedores não são mantidos em companhia. Membros da família dos esquilos raramente se reproduzem em cativeiro, portanto, esses animais não precisam de companhia: eles prosperam sozinhos.
O temperamento e a natureza econômica do animal exigem um lar bastante espaçoso. Uma gaiola aberta é ideal, mas, por um período limitado, ele pode viver em uma gaiola com grades menores. Lembre-se de que este pequeno e ativo roedor pode escapar a qualquer momento.
- A gaiola/recinto do esquilo deve ser espaçoso, com grades finas e fundo de tela forrado com feno e palha.
- A casinha não deve ficar exposta à luz solar direta; um bebedouro suspenso (como os usados para papagaios) e um ninho (que pode ser uma casinha de pássaros) devem ser fixados na casinha.
- Para um animal de estimação ativo e enérgico, escadas, pedras, galhos grandes e prateleiras improvisadas são instaladas dentro da gaiola. Uma roda de exercícios é essencial para a casa de um esquilo. E muitos galhos de madeira segura — faia, freixo e bétula — ajudam a evitar marcas de dentes nos móveis, já que os esquilos adoram roer madeira.
- Se o recinto estiver localizado ao ar livre, a malha das paredes e do teto deve ser mais fina para impedir a entrada de outros roedores, insetos grandes e pássaros. O recinto também deve ser bem protegido da luz solar direta, da chuva e do vento.
O que dar de comer a um esquilo em casa
Os filhotes listrados comem alegremente sementes, nozes, frutas e verduras.
A dieta específica é descrita abaixo:
- O cardápio habitual inclui aveia, milho e cereais.
- Não se esqueça de adicionar sementes, nozes, especialmente pinhões (exceto amêndoas), e sementes de trigo germinadas.
- Ovo cozido.
- Alface, repolho, folhas de dente-de-leão.
- Maçã e cenoura, de preferência descascadas.
- Queijo cottage com baixo teor de gordura.
Nunca tente alimentar seu roedor com comida da sua mesa — isso pode causar problemas gastrointestinais e consequências graves. A exceção a essa regra são petiscos aprovados, como biscoitos, cubos de açúcar, gafanhotos, grilos e larvas.
Cuidados e tratamento de roedores
Assim como a maioria dos roedores, os esquilos-terrestres são completamente despretensiosos.
No entanto, existem algumas nuances na manutenção e nos cuidados:
- A gaiola do animal é limpa todas as semanas.
- É melhor descartar imediatamente os restos de comida, caso contrário o roedor poderá escondê-los (debaixo da roupa de cama ou dentro de casa).
- A água no bebedouro deve ser trocada conforme necessário (mas pelo menos a cada 3 dias).
- A roupa de cama é trocada conforme fica suja.
- Você também terá que limpar a área ao redor da gaiola (recinto) com muito mais frequência - cascas, peles mortas e outros detritos da forração voarão para todos os lados, especialmente devido à atividade do animal.
- Periodicamente, o esquilo é solto da gaiola para dar uma volta pelo quarto. Algumas horas são suficientes para uma mudança de ambiente.
Os esquilos podem ser portadores de toxoplasmose, cinomose e raiva. Por esse motivo, animais de estimação recém-adquiridos são mantidos em isolamento durante os primeiros 10 a 14 dias, caso não haja como verificar com segurança o estado de saúde do animal.
Os roedores podem sofrer das seguintes doenças:
- resfriados e doenças virais;
- Os distúrbios gastrointestinais podem ser resultado de má nutrição, caso em que inchaço e fezes amolecidas são garantidos;
- defeitos cardíacos;
- Doença hepática (também associada a uma dieta pouco saudável);
- Lesões, cortes, deslocamentos, insolação.
Qualquer doença em roedores é perceptível por letargia e comportamento incomum, diminuição do apetite e da atividade. Se você suspeitar de algum problema de saúde com seu esquilo, recomenda-se entrar em contato imediatamente com um veterinário.
Quanto tempo um esquilo vive em casa?
Como todos os pequenos roedores, os esquilos-terrestres vivem no máximo 5 anos. No entanto, com uma dieta equilibrada, cuidados adequados e condições de vida bem organizadas, este ágil animal de estimação encantará seu dono por até 7 a 10 anos.
Dicas e nuances
Este roedor incomum costuma armazenar comida, que cresce exponencialmente. Esse comportamento de acumulação se intensifica com a aproximação do outono. Os esquilos machos são muito mais propensos a organizar seus "depósitos" em locais específicos e sempre têm um ponto de referência. Já as fêmeas, seus estoques podem ser encontrados nos lugares mais inesperados (é assim que as "fêmeas" são).
Algumas características específicas da criação de esquilos-terrestres são mencionadas abaixo:
- O nível de atividade incrível de um animal de estimação inevitavelmente exigirá que seu dono instale escadas, rodas de exercício, galhos e equipamentos especializados para atividades físicas. Portanto, um esquilo-terrestre fica muito melhor em uma gaiola grande, do tamanho de uma gaiola humana, com muitos itens caseiros para seu tempo livre. Sem esse "cantinho de atividades", o animal usará ativamente cortinas, persianas, portas, objetos pendurados e prateleiras — e não há garantia de que os usará com cuidado.
- A atividade do animal de estimação exige que o criador seja extremamente atento – o roedor frequentemente corre o risco de ficar preso entre portas, trancado em uma caixa ou armário.
- Os esquilos-terrestres geralmente hibernam durante o inverno. No entanto, podem despertar no meio do inverno para se alimentar. Também podem hibernar novamente com facilidade no início da primavera, especialmente durante invernos prolongados.
- Os roedores listrados adoram sementes e nozes. Mas as cascas acabam espalhadas por toda parte. Portanto, o ideal é oferecer petiscos ao seu roedor em uma área designada ou em um local específico — a gaiola.
- Os esquilos-terrestres produzem um assobio agudo - um som fino característico de seus parentes, os ratos-do-campo.
- Esses animais também são sensíveis às mudanças climáticas. Antes que o mau tempo chegue, eles se recolhem imediatamente às suas tocas.
Os esquilos-terrestres são animais muito fofos, com energia e inteligência invejáveis. Ter um como animal de estimação dificilmente apresentará problemas; o principal é se acostumar com o comportamento desse pequeno e ágil animal. E as experiências positivas de ter um esquilo-terrestre como amigo são inúmeras.
Leia também sobre o conteúdo da doninha.







