Coelhos decorativos - cuidados e manutenção em casa

Anão, borboleta, fogo, real, raposa ou cabeça de leão — todos esses são nomes para coelhos ornamentais. Raças criadas especificamente para domesticação se distinguem por sua aparência exótica e incomum, estrutura de orelha peculiar, tipo de pelagem e pequeno porte. A ideia equivocada de que criar um coelho ornamental em casa é mais fácil do que criar um gato ou um cachorro precisa ser desmistificada. Como em qualquer negócio, existem nuances e peculiaridades.

Raças de coelhos ornamentais

Essencialmente, qualquer coelho mantido como animal de estimação é considerado um coelho ornamental. Nesse caso, tamanho, comprimento da pelagem e raça são irrelevantes. No entanto, o termo "ornamental" geralmente se refere a coelhos anões com orelhas compridas.

As raças mais populares são as de coelhos ornamentais.

Coelho Anão Angorá

Coelho Anão Angorá

Um bebê tão encantador exigirá cuidados minuciosos.

A raça possui pelos longos e requer cuidados especiais com a pelagem. O coelho Angorá precisa de escovação regular - 2 vezes por semana, e durante o período de muda - diariamente.Caso contrário, em vez de uma adorável bola de pelos fofa, você pode acabar com uma bola de pelos emaranhados e emaranhados, impossíveis de desembaraçar e que precisarão ser aparados.

A pelagem do coelho Angorá é macia e atinge 20 mm de comprimento. O peso do animal gira em torno de 1,5 kg. Esta raça é recomendada para criadores experientes.

Coelho Cabeça de Leão

Coelho Cabeça de Leão

Existem mais de 60 cores diferentes dessa raça.

Desenvolvida na Bélgica, a raça recebe seu nome da juba característica em seu pescoço, que é complementada por pelos curtos no resto do corpo do animal. Especialistas recomendam o coelho Lionhead para quem gosta de coelhos de pelo comprido e orelhas grandes, mas não quer gastar tempo com cuidados meticulosos com a pelagem e escovação constante.

Os coelhos Lionhead são raças anãs e pesam no máximo 1,5 kg. Apresentam uma variedade de cores, têm um temperamento calmo e tranquilo, sendo adequados para famílias com crianças..

Raposa coelho anão

Raposa coelho anão

Este coelho recebeu esse nome devido à semelhança de sua coloração com a de uma raposa.

Outra raça de coelho ornamental de pelo comprido, o coelho-raposa é totalmente coberto por uma pelagem espessa e longa (até 7 mm) de cor vermelho-acastanhada. Daí o nome. Apenas o focinho desta "raposa" de orelhas compridas é liso.

Os coelhos da raça Fox são pequenos, pesando em média 1,2 kg. Uma característica distintiva desta raça são as suas patas dianteiras desproporcionalmente curtas.

A raça não é recomendada para famílias com crianças, pois requer cuidados especiais e possui um temperamento fleumático e, por vezes, agressivo.

Hermelin

Coelho Hermelin

A cópia exata de um brinquedo de pelúcia.

Uma característica distintiva do coelho Hermelin é sua aparência. Orelhas pequenas e pescoço curto, combinados com seu tamanho diminuto (geralmente não mais que 1 kg) e pelagem densa e espessa, fazem com que este coelho se assemelhe a um brinquedo de pelúcia. No entanto, seu temperamento é tudo menos de brinquedo. Devido à sua natureza peculiar (os coelhos Hermelin são muito preguiçosos) e indisciplinada (especialmente as fêmeas), esta raça não é recomendada para criadores de coelhos iniciantes.

Esses animais são relativamente fáceis de cuidar, mas é preciso levar em conta que eles não toleram bem o calor devido à sua pelagem espessa, portanto, o local para colocar a gaiola ou recinto do seu animal de estimação deve ser escolhido com cuidado especial.

Coelho Rex ou coelho anão real

Coelho Rex

Se você quer um coelho calmo, a raça Rex é uma ótima escolha.

Um tipo de pelo macio, extremamente suave e agradável ao toque. Os coelhos Rex apresentam uma impressionante variedade de cores, do branco puro a padrões manchados incomuns. Como todas as raças anãs, os Rex pesam no máximo 1,6 kg. Esses gatos com orelhas de Rex são calmos e ligeiramente fleumáticos. Características típicas incluem bigodes pouco desenvolvidos e tendência a problemas de pele.

Carneiro anão de orelhas caídas

Carneiro anão de orelhas caídas

Os carneiros anões são afetuosos e carinhosos com seus donos.

Essa raça é inconfundível — suas orelhas caídas revelam que são carneiros. As orelhas desses coelhos são medidas como a envergadura das asas de um pássaro — da ponta de uma orelha à ponta da outra, quando seguradas horizontalmente — e medem em média 25 cm.

Outras raças ornamentais incluem carneiros gigantes de orelhas caídas, que podem pesar até 3 kg.

Uma raça muito popular entre criadores iniciantes e famílias com crianças.São pessoas despretensiosas, afetuosas e dóceis.

coelho anão colorido

coelho anão colorido

Esses bebês coloridos são especialmente populares na Rússia.

Considerada a raça de coelho ornamental mais popular da Rússia, esses coelhos miniatura pesam até 1 kg, têm pelagem de comprimento médio e apresentam uma grande variedade de cores — até 60 variações. São excepcionalmente brincalhões, amigáveis ​​e afetuosos. Tudo isso os torna uma escolha ideal para famílias com crianças.

Coelho Anão Holandês

Coelho Anão Holandês

Os coelhos anões holandeses são excelentes vizinhos para outros animais da casa.

Uma característica distintiva desta raça é a cor da sua pelagem. A cabeça e a parte traseira têm sempre a mesma cor que a íris. O resto do corpo é branco. Pesando mais de 2 kg, são brincalhões e afetuosos, e convivem bem com outros animais de estimação.

Para quem gosta de cores de pelagem incomuns, os especialistas recomendam dar uma olhada mais de perto em raças decorativas como a lebre, a borboleta anã e o coelho de fogo.

Prós e contras do conteúdo

Raposa coelho anão

Para que seu coelho tenha uma aparência agradável, você precisa cuidar cuidadosamente de sua pelagem.

Ter um coelho em casa é como uma moeda com dois lados. Existem coelhos de pelagem clara e coelhos de pelagem escura. Por um lado, são animais tranquilos e calmos, mas, por outro, exigem cuidados e atenção constantes. Vejamos os principais prós e contras:

Prós

  • Agradável ao toque e bonito de se ver;
  • Os coelhos são limpos e não transpiram;
  • Eles não riscam os cantos nem danificam os móveis;
  • Eles se comportam de forma tranquila e não fazem barulho desnecessário;
  • Não é preciso caminhar todos os dias;
  • Comida e guloseimas baratas;
  • Eles vivem muito tempo, por exemplo, em comparação com hamsters e porquinhos-da-índia.

Contras

  • A gaiola ocupa muito espaço e não pode ser colocada em qualquer lugar;
  • O coelho é um animal fleumático e pouco afetuoso. Ele não ronrona nem pede para ser pego no colo. Pelo contrário, é propenso a dar coices e se debater;
  • Não deixe um coelho sair da gaiola sem supervisão. Ele pode roer fios ou mastigar papel de parede mal aplicado.
  • Raças de pelo comprido requerem cuidados especiais com a tosa;
  • A gaiola precisa ser limpa regularmente e a forração e a areia trocadas para evitar odores desagradáveis ​​no apartamento;
  • Indivíduos adultos marcam seu território espalhando fezes pela gaiola e pelo apartamento. Eles podem ter cheiro de excremento. Esse odor não pode ser eliminado com banhos, apenas pela castração.

Cuidados e manutenção de um coelho de estimação em casa.

Coelhos decorativos em uma gaiola

Esses animais são gregários, portanto vários indivíduos podem coexistir facilmente em uma mesma gaiola.

Geralmente se aceita que coelhos de estimação são fáceis de cuidar. No entanto, existem alguns pontos importantes que devem ser observados se o dono deseja manter seu animal de estimação por muito tempo e com felicidade.

  • Primeiro a gaiola e os acessórios, depois o animal de estimação.

Antes da chegada de um novo membro da família, é preciso preparar tudo o que for necessário para ele: uma gaiola/viveiro, uma casinha (para dormir e ter privacidade), areia para as fezes, material para forrar a cama (serragem/palha), um comedouro para grãos e um bebedouro automático.

  • Posicionamento correto da gaiola.

A gaiola do coelho é colocada em um local tranquilo, isolado e pouco movimentado, longe do radiador e do ar condicionado.O local deve ser quente, mas não abafado, protegido da luz solar direta, mas não escuro, e ventilado, porém sem correntes de ar. A temperatura ideal deve estar entre 18 e 20 °C e a umidade relativa do ar em torno de 50%.

Um coelho pode pegar um resfriado em uma corrente de ar e morrer no calor. Um resfriamento rápido pode ser obtido limpando suas orelhas com uma esponja úmida ou cobrindo a gaiola com uma toalha molhada.

  • Passeios diários ao redor do apartamento.

Durante passeios dentro de casa, as janelas e portas devem ser fechadas para evitar correntes de ar. Os animais de estimação também não devem ser deixados sem supervisão. Todos os objetos perigosos que possam feri-los ou ficar presos em seus dentes devem ser removidos do seu alcance.

Os coelhos têm a coluna vertebral frágil. Manuseie-os com cuidado e segure-os firmemente para evitar quedas acidentais. Mesmo uma queda curta pode ser fatal.

Os coelhos são criaturas muito tímidas. Eles não precisam de contato direto com gatos, cachorros e outros animais de estimação. Assustados com o interesse e o estresse que esses animais podem causar, eles podem adoecer e até morrer. Pelo mesmo motivo, não é recomendável ter um coelho de estimação em famílias com crianças pequenas.

O que dar de comer

Um coelho decorativo come de uma tigela.

Os vegetais são tão importantes e benéficos para os animais quanto o feno.

Os coelhos são comedores vorazes e pouco exigentes. Podem comer grama e feno, assim como comida humana. Mas o que é melhor e mais saudável para eles?

A dieta básica de um coelho ornamental inclui:

  • Feno. Deve haver sempre bastante feno na gaiola. O feno é essencial para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal e para o desgaste dos dentes. Mesmo quando um coelho atinge os 4 meses de idade e começa a comer alimentos vegetais suculentos, o feno não deve ser completamente removido.
  • Água limpa — resfriada, fervida e sempre disponível. Troque a água diariamente;
  • A ração composta é um alimento completo em forma de grânulos. A necessidade diária de um coelho adulto é de uma colher e meia de sopa de ração composta, duas vezes ao dia. Para gatinhos, a quantidade recomendada é de uma colher de sopa, três vezes ao dia.

Aditivos:

  • Galhos são um alimento duro necessário para desgastar os dentes. Galhos adequados incluem os de álamo, bétula, carvalho, salgueiro, macieira e pereira. Os galhos devem ser colhidos em áreas limpas, longe de estradas movimentadas e poluídas. Devem ser oferecidos ao coelho após serem lavados e bem secos. Pedaços de pão duro são um bom complemento aos galhos.
  • Suplementos minerais - giz, sal ou pedra vitamínica, farinha de ossos;
  • Ervas de prado — camomila, milefólio e ervilha-de-rato. Alimentos verdes e suculentos são introduzidos após os 3 meses de idade, gradualmente, folha por folha. Se surgirem sinais de problemas digestivos, as ervas são retiradas da dieta do coelho.
  • Frutas e vegetais - começar a ser oferecidos a partir dos 4 meses de idade em pequenos pedaços;
  • Cereais e leguminosas são oferecidos somente após serem previamente demolhados ou cozidos, em pequenas quantidades e apenas como complemento à dieta principal.

Os coelhos comem 30 vezes por dia, então deve sempre haver algo comestível em seu comedouro.

Produtos proibidos:

  • laticínio;
  • carne;
  • cítricos;
  • defumado, salgado, picante, doce;
  • repolho e beterraba;
  • salsa e endro.

Higiene e banho

Limpando a gaiola

Se a gaiola do coelho não for limpa, ela se tornará uma fonte de odor desagradável na casa e fará com que o animal de estimação de orelhas compridas se sinta mal.

A limpeza deve ser feita pelo menos dia sim, dia não, e de preferência diariamente.Durante a limpeza, o coelho pode sair para passear ou ser transferido para outra gaiola.

A limpeza consiste em uma série de procedimentos simples: remover o excesso de pelos e restos de comida, trocar parcialmente a forração e a areia, e limpar o bebedouro e a caixa de areia. A gaiola deve ser lavada com desinfetante a cada duas semanas, com mais frequência no verão. Especialistas recomendam cautela ao usar produtos químicos e preferem vinagre para remover manchas difíceis.

Evite usar papel/jornal ou serragem fina como forro. Forros úmidos e pequenos fragmentos são perigosos para coelhos de estimação. Podem causar feridas nas patas, problemas estomacais, reações alérgicas e conjuntivite.

A melhor forração para gaiolas de coelhos é feno e aparas de madeira grossas. A camada deve ter pelo menos 3 cm de espessura.

A torneira da sanita é completamente substituída duas vezes por semana.

Como aparar as unhas

Aparar as garras de um coelho

As unhas do coelho precisam ser aparadas a cada 3 semanas.

Apare as unhas do seu cão a cada três semanas usando um cortador de unhas, removendo de 1 a 2 mm da ponta. Cortar mais do que isso é desnecessário, pois pode danificar os vasos sanguíneos.

Se um vaso sanguíneo for danificado e começar a sangrar, a garra afetada é tratada com água oxigenada.

Banho

Dando banho em um coelho

Dar banho em um coelho não é uma tarefa fácil para o dono.

Para começar, é importante notar que a conveniência de procedimentos relacionados à água para coelhos é bastante exagerada.Especialistas acreditam que esse animal tem tanto medo que encara o banho como algo terrível e sofre um estresse enorme.

A natureza já cuidou disso. Primeiro, os coelhos não transpiram. Segundo, são animais muito limpos. Terceiro, tratamentos adicionais com água destroem os óleos protetores da pele, o que afeta negativamente a qualidade da pelagem do coelho.

Portanto, o dono deve pensar cinco vezes antes de dar banho em um animal de estimação de orelhas compridas.

As indicações para o banho são:

  • poluição extrema;
  • superaquecimento;
  • diarréia.

Um coelho anão pode ser lavado em uma pia ou bacia. A água deve estar ligeiramente mais quente que a temperatura ambiente. Evite molhar o coelho inteiro. O ideal é limitar o banho às áreas sujas. Tenha cuidado especial com as orelhas e o nariz — não deixe a água entrar em contato com eles.

Considerando que o coelho não ficará muito contente com o tratamento com água, é de se esperar resistência. Você precisará de um ajudante para segurar o animal ou despejar a água com uma concha enquanto outra pessoa o segura.

O ideal é não usar detergentes. No entanto, se não for possível evitá-los, enxágue bem para garantir que não reste nada na pelagem. Caso contrário, seu animal de estimação pode se intoxicar ao se lamber.

Use uma toalha para secar. Não use secador de cabelo! O barulho pode aumentar o estresse e o ar quente pode queimar a pele delicada. Simplesmente enrole o bebê molhado em uma toalha macia e segure-o no sofá ou em seus braços até que ele seque.

Doenças e tratamento

Coelho no veterinário

Ao menor sinal de doença, é necessário levar o animal ao veterinário.

A maioria das doenças pode ser prevenida mantendo uma boa higiene para seu animal de estimação e seu habitat (gaiola). A vacinação em dia ajudará a protegê-lo contra doenças infecciosas. Para prevenir infestações por vermes, seu animal de estimação deve receber medicação vermífuga duas vezes a cada seis meses, mesmo que viva completamente dentro de casa e nunca saia.

Coelhos de estimação são propensos a diversas doenças:

  • estomatite infecciosa;
  • estafilococose;
  • mixomatose;
  • rinite infecciosa;
  • pasteurelose;
  • coccidiose;
  • distúrbios gastrointestinais - prisão de ventre;
  • conjuntivite;
  • otite;
  • crescimento excessivo dos dentes;
  • vermes.

Vacinação

Uma vez por ano, um coelho adulto recebe uma vacinação completa contra mixomatose e VGBK - uma doença hemorrágica viral..

A primeira vacinação contra VGBK é administrada aos coelhos com seis semanas de idade. Essa vacinação é repetida três meses depois e, em seguida, administrada regularmente — a cada seis meses ou uma vez por ano.

A vacinação contra a mixomatose é administrada duas vezes por ano, de abril a outubro (período de pico para os vetores da doença — pulgas, mosquitos e outros insetos hematófagos). A vacinação contra a mixomatose é desnecessária no inverno. A primeira dose da vacina contra a mixomatose pode ser administrada a partir de um mês de idade. As doses de reforço são administradas um mês depois e, em seguida, cinco meses depois.

Medidas de precaução

  • Devem decorrer pelo menos 2 semanas entre diferentes vacinações - contra VGBK e mixomatose;
  • Coelhas gestantes e lactantes não são vacinadas;
  • Não vacine animais doentes ou debilitados;
  • Após cada vacinação, o animal permanece em quarentena por 2 semanas;
  • A desparasitação deve ser realizada pelo menos 10 dias antes da vacinação;
  • É necessário seguir o calendário de vacinação.

Regras para escolher uma gaiola, casinha e acessórios.

Coelho em uma gaiola

Escolher uma gaiola para um coelho é um processo que exige responsabilidade.

Ao escolher uma gaiola, é importante decidir sobre o tamanho e organizar tudo corretamente para que o animal fique confortável, pois passará a maior parte da sua vida ali.

  • O tamanho correto de uma gaiola para coelhos é: altura de um coelho em pé sobre as patas traseiras, comprimento de 3 saltos de coelho e largura de 2 saltos.

A gaiola deve acomodar facilmente uma casinha, uma caixa de areia, um bebedouro, um comedouro, um suporte para feno e ainda ter espaço para o animal se movimentar livremente.

  • A caixa de areia ideal é de plástico antiderrapante. Caixas de arame podem machucar as patas dos coelhos e são desconfortáveis ​​para eles. A areia de plástico também facilita muito a limpeza.
  • O fundo da gaiola precisa de forro. Os coelhos não podem ficar sentados em superfícies duras por longos períodos, pois isso pode causar pododermatite nas patas.
  • A bandeja sanitária é colocada no canto da gaiola e preenchida com palha, serragem e lascas de madeira grandes.
  • O comedouro deve ser pesado o suficiente para impedir que o coelho o derrube. Comedouros de cerâmica ou metal com fundo plano e estável são ideais.
  • O bebedouro automático e o suporte para feno estão firmemente presos às grades da gaiola para evitar que seu animal de estimação os balance.
  • Um abrigo é essencial para a privacidade do animal e para protegê-lo do estresse. É o seu espaço privado. É ali que a coelha prenha criará um lar para sua ninhada.
  • Brinquedos são essenciais para esse animal de estimação de orelhas compridas, pois o distraem de fios, grades e outros objetos que não são adequados para seus dentes. Coelhos adoram brincar com bolas, caixas de papelão com furos e cenouras de madeira.

Reprodução

Um coelhinho bebê na mão

A questão da criação de coelhos é relevante apenas para raças exóticas.

A questão da criação de coelhos ornamentais é, em regra, relevante apenas para proprietários de raças raras e de elite e para aqueles que se dedicam à sua venda.

Como determinar o sexo e quando começa a puberdade

Como determinar o sexo de um coelho

As diferenças sexuais em coelhos tornam-se mais evidentes com a idade.

Determinar o sexo de um animal de estimação é a primeira coisa com que um criador inexperiente terá que lidar. Aqui estão algumas dicas simples.

  • Quanto menor o coelhinho, mais difícil é determinar seu sexo. As características sexuais tornam-se mais evidentes a partir dos 2 meses de idade;
  • Os meninos geralmente são menores em tamanho do que as meninas da mesma idade;
  • A cabeça do coelho macho ornamental é curta e quadrada, enquanto a da fêmea é alongada e estreita;
  • Diferenças nos genitais.

Para examinar os genitais, o animal é virado de costas. Delicadamente, afastando-se de você, as patas traseiras são afastadas. A cauda é puxada para trás das costas. Usando a ponta do dedo, aplique uma leve pressão na área próxima à base da cauda. Em uma fêmea, a fenda genital estará visível. Em um macho, será uma abertura circular, mais distante do ânus do que em uma fêmea. Em um macho mais velho, os testículos também estarão visíveis — protuberâncias rosadas e alongadas. Se você pressionar o abdômen próximo aos genitais, um órgão rosado ou branco se tornará visível — prova definitiva de que o animal é um macho.

Os coelhos atingem a maturidade sexual entre os 7 e 8 meses de idade, mas as brincadeiras sexuais começam muito antes, aos 4 meses. Criadores experientes recomendam dar ao animal um brinquedo de tamanho adequado para "treinamento" durante esse período.

As seguintes mudanças de comportamento indicam que eles estão prontos para se reproduzir:

  • "Marcas" do território;
  • aumento da agressividade;
  • atividade excessiva;
  • escavação;
  • o desejo de “fazer” um ninho, juntando a cama;
  • dispersão de comida e fezes.

Tricô

Coelho e corça

As coelhas engravidam com muita facilidade.

Para o acasalamento, a fêmea é colocada ao lado do macho. Caso contrário, o macho, em vez de atender à fêmea, começará a explorar a nova gaiola e seus arredores, negligenciando suas funções habituais.

Após o primeiro acasalamento, a fêmea não é imediatamente retirada dos "convidados", mas recebe mais uma ou duas horas para outros acasalamentos. Um dia depois, a fêmea retorna ao seu pretendente.

Se a coelha não estiver pronta para acasalar, ela fugirá do macho e resistirá, chutando furiosamente com as patas traseiras.

Gravidez

Existem 3 maneiras de determinar se uma coelha está prenha ou não.

Método nº 1 - Tentando acasalar novamente.

A gravidez de uma fêmea é determinada pela sua indiferença em relação ao macho. Se ela já estiver grávida, resistirá, perseguirá o macho e rosnará para ele.

Mas esse sinal nem sempre funciona. Há fêmeas que acasalam sem problemas mesmo estando 100% prenhes.

Método nº 2 - Palpação do abdômen

Apalpando a barriga da possível mãe - os coelhos parecem pequenas bolas.

Este procedimento deve ser realizado com extrema cautela. E, caso você não tenha experiência, para evitar danos à futura prole, o melhor é confiar a palpação a um especialista.

Método nº 3 – Observando o comportamento

Uma coelha prenha apresenta um aumento do apetite. Esse sinal torna-se especialmente perceptível nas últimas semanas de gestação.

Mas esse sinal também falha. Alguns não demonstram aumento no apetite e até começam a jogar a comida para fora do comedouro.

A gestação dura cerca de um mês. Durante esse período, é importante fornecer à coelha gestante uma alimentação balanceada e de alta qualidade, rica em cálcio. A coelha prenha também precisa de repouso. Sua gaiola deve estar localizada em uma área tranquila, longe da gaiola do macho.

Uma semana antes do parto previsto, a coelha não deve ser deixada ao ar livre. A gaiola deve ser equipada com uma casinha, caso ainda não exista, e a própria gaiola deve ser desinfetada.

O comportamento da mãe sinalizará a proximidade do parto. Ela começará a fazer um ninho — enchendo a boca com feno e arrancando as penugem do peito.

Se tudo correr bem, a coelha mãe dará à luz de 2 a 5 coelhos ornamentais.

A saúde dos coelhos recém-nascidos é determinada pelo seu estado nutricional. A barriga do filhote deve ser firme e sem dobras.

Como cuidar de coelhos recém-nascidos

Coelhos recém-nascidos

É assim que os coelhinhos recém-nascidos se parecem, indefesos.

O ideal é a amamentação natural, como a natureza planejou, quando a mãe alimenta seus filhotes diretamente. No entanto, podem ocorrer imprevistos, como a morte da coelha durante o parto ou a falha do instinto materno. Nesses casos, o leite artificial para gatinhos ou cachorrinhos pode substituir o leite materno. Ele é considerado o mais próximo em composição ao leite de coelha.

O leite de vaca, mesmo o desnatado, é completamente inadequado para alimentar coelhos recém-nascidos. Sua composição e valor nutricional são muito pobres.

O leite é administrado aos bebês usando uma pipeta acoplada a uma seringa, sem agulha.

Se a produção de leite da mãe for adequada, os filhotes não são separados dela até completarem 1,5 meses de idade.

Passear e brincar com seu animal de estimação

Caminhar com um arnês

Manter seu coelho ao ar livre é bom para a saúde e o bem-estar dele.

Um animal de estimação não pode ficar confinado em uma gaiola o tempo todo. Para um desenvolvimento normal, ele precisa de exercícios adequados. Caso contrário, o animal fica deprimido, sofre de distúrbios nervosos e imunológicos e problemas nas articulações.

Um coelho de estimação precisa de passeios diários de 20 minutos pelo apartamento, sob a supervisão atenta do dono..

Os coelhos são criaturas brincalhonas. Isso deve ser explorado oferecendo-lhes brinquedos. Se não houver nenhum disponível, o coelho os encontrará sozinho. E essa engenhosidade dificilmente agradará ao dono.

A gaiola fica aberta durante o passeio para que o animal de estimação possa retornar a ela a qualquer momento.

Geralmente se aceita que coelhos que recebem exercícios suficientes por meio de passeios regulares dentro de casa não precisam de passeios ao ar livre. No entanto, se os donos desejarem, nada os impede de levar seus animais de estimação para passear ao ar livre de vez em quando.

Para esses fins, são selecionadas áreas limpas e seguras, livres de poeira, detritos, plantas venenosas e carrapatos. Passeios ao ar livre são permitidos apenas com o cão na coleira.

Quanto tempo coelhos decorativos vivem em casa?

Carneiro anão

A expectativa de vida de um coelho de estimação depende diretamente do dono.

A expectativa de vida média de um coelho é de 7 a 10 anos. No entanto, alguns podem viver até 12 a 15 anos. Isso depende dos cuidados recebidos, de eventuais doenças ou lesões sofridas. O estresse é um dos principais fatores que afetam a vida de um coelho, e os donos devem se esforçar para proteger seus animais de estimação dele.

A raça também desempenha um papel significativo na longevidade de um coelho. Curiosamente, coelhos com orelhas caídas vivem de 1 a 2 anos a mais do que coelhos com orelhas regulares.

Coelhos castrados vivem mais tempo. Isso se deve à ausência de tumores e inflamações no sistema geniturinário.

Como dar nome a um animal de estimação

Para coelhos ornamentais de raça pura, o nome é uma característica distintiva de sua linhagem e é escolhido estritamente com base na primeira letra do nome do pai. Os donos têm liberdade para escolher nomes para outros coelhos sem árvore genealógica, de acordo com seu gosto e imaginação.

Muitas vezes, os nomes dos animais de estimação são baseados em sua aparência ou personalidade — Ushastik, Fluffy, Ryzhik, Bandit, Puffy. Os donos geralmente preferem apelidos curtos e cativantes, fáceis de pronunciar e também mais fáceis para seus animais de estimação lembrarem — Fima, Monya, Asya, Zheka, Zaya.

Avaliações do proprietário

Meu pequeno me traz muita alegria, mas minha filha não está tão feliz. Ele realmente chuta as patas traseiras e não nos deixa pegá-lo no colo. Tirar ele da gaiola exige habilidade. Nosso Styopa é muito assustadiço e tenta escapar o tempo todo. E quando o soltamos da gaiola, ele tenta comer papelão, sacolas plásticas e linóleo. Mas, no geral, ele é muito fácil de cuidar e aprendeu a usar a caixa de areia sem problemas.

É importante lembrar que os coelhos são roedores, o que significa que precisam ser alimentados e passeados com cuidado. Seu animal de estimação precisará de galhos, raízes, minerais e sais, mas nada disso o impedirá de danificar móveis, roer fios ou comer papel de parede! Portanto, quando seu animal de estimação estiver passeando, você precisa ficar de olho nele o tempo todo!

Um coelho é um bom animal de estimação. Ele vive em uma gaiola, come feno e cenouras e bebe água. Não tem nenhum odor específico se você limpar a gaiola regularmente. Ele também é silencioso. O único barulho que faz é bater a porta da gaiola; ele roeu a trava de plástico e agora a gaiola está aberta, a porta apenas encostada nela, e ele a cutuca com o nariz — provavelmente gosta do som. Ele não tenta sair da gaiola por conta própria; ela é bem espaçosa, com bastante espaço para correr.

É importante lembrar que um coelho de estimação é um ser vivo que precisa de cuidados e carinho. Cuidados naturais e de alta qualidade garantirão uma vida longa e feliz para esse animal.

Comentários