
Com base no habitat, na cor e na espessura da pelagem, distinguem-se as seguintes subespécies:
- Sayan;
- Sibéria Ocidental;
- Sacalina;
- Barguzinsky;
- Ienisseiano;
- Marta-de-Kamchatka.
A aparência de uma zibelina
A marta-zibelina pertence à família dos mustelídeos, mas não é o maior representante dessa classe de mamíferos. O comprimento do corpo de um animal adulto chega a 60 cm.As fêmeas são sempre ligeiramente menores que os machos. Os machos não pesam mais de 2 kg. Suas cabeças têm formato de cunha e são visualmente grandes. Seus focinhos são pontiagudos e suas orelhas são triangulares, grandes e têm uma base larga.

Em climas frios, a pelagem adquire uma coloração mais escura, e em climas quentes, torna-se mais clara. Não há uma mancha distinta na região da garganta. Se presente, é apenas levemente visível. Possui um olfato e audição aguçados., o que lhe permite se esconder dos inimigos e caçar com sucesso. No entanto, sua visão não é muito aguçada.
A foto mostra claramente a aparência de um antílope-zibelina adulto.
habitat animal
A marta-zibelina pode ser encontrada desde os Montes Urais até o Oceano Pacífico. Seu habitat abrange todo o Extremo Oriente Russo e a Sibéria.
A zibelina também pode ser encontrada em outros países:
- Coréia.
- Mongólia.
- Norte da China.
Japão (ilha de Hokkaido).
A pesca intensiva resultou numa área de distribuição tão limitada. O habitat da marta-zibelina corresponde a menos da metade do território mundial., onde era difundido no século passado.
O animal vive na taiga de coníferas. Muito Ele gosta de abeto, cedro e pinheiro.Nessa taiga, geralmente há muito solo coberto de musgo, repleto de galhos caídos e bastante úmido.
Sable ainda pode estar viva:
- Em florestas decíduas no planalto da Sibéria Oriental.
- Entre os kurums, se ele vive nas regiões montanhosas adjacentes à taiga.
Kurums são depósitos rochosos cobertos por arbustos.
O que come um zibelino?




A marta-zibelina é um mamífero predador. Ela prefere se alimentar de:
- roedores semelhantes a ratos;
- esquilos;
- toupeiras;
- musaranhos;
- pássaros (pardais, perdizes, tetrazes-pretos).
Os animais podem comer esquilos. Os machos adultos gostam de se alimentar de lebres.

Dependendo da época do ano A alimentação desse animal pode incluir a carniça de um animal de grande porte.No verão, se viver perto de um rio grande, geralmente espera que os peixes passem para desovar.
Dos alimentos vegetais, este animal prefere:
- pinhões;
- Arandos e bagas de sorveira;
- O mel de abelhas selvagens é uma iguaria especial.
Curiosamente, ele prefere não coletar nozes pessoalmente, mas simplesmente rouba os suprimentos feitos por ratos-do-campo, esquilos, quebra-nozes e esquilos-terrestres.
Inimigos naturais da marta
Animais e aves não caçam este animal para se alimentar. No entanto, arminhos e doninhas siberianas competem com a marta durante a caça. caçar roedores semelhantes a ratosAo se deparar com um desses inimigos, a marta-zibelina é até capaz de abandonar sua presa para destruir o adversário quando este desvia sua atenção para o alimento.

comportamento de animais selvagens
O animal pode caçar a qualquer hora do dia. Ele prefere se mover pelo chão. Raramente sobe em árvores e só pula na água em casos extremos. Ele consegue correr mais de 3 km por dia.A extensão de suas jornadas aumenta significativamente no inverno. Em busca de alimento, é forçado a levar uma vida nômade. No verão, reduz suas jornadas, pois há maior probabilidade de encontrar um animal de grande porte.
As pegadas do animal na neve são claramente visíveis na foto.

No inverno, esse animal selvagem consegue se mover sob uma camada de neve. Ele pode permanecer escondido por até uma semana, cavando túneis na neve espessa.
O animal consegue construir seus ninhos em ocos de árvores e sob as raízes de árvores grandes, em afloramentos rochosos.
Reprodução
Para todos os mamíferos da família dos mustelídeos, o acasalamento ocorre durante a estação quente (junho-julho). Os filhotes nascem na primavera. Duração da gravidez: até 300 diasA fêmea prepara uma cavidade para a sua cria. Ela forra o ninho com musgo, erva, feno e pelos de roedores previamente mortos.
Os animais nascem pequenos (até 30 cm de comprimento), surdos e cegos. Uma ninhada contém de 1 a 7 filhotes. Após um mês, os filhotes de sable começam a ouvirE um pouco mais tarde, eles já conseguem enxergar. No segundo mês de vida, os filhotes começam a comer carne. Os jovens iniciam sua vida independente no verão, quando começa o próximo cio da fêmea.
Métodos de caça à marta
Os caçadores armam armadilhas para este animal, mas também podem caçá-lo com cães Laika. Os cães simplesmente conduzem o animal para cima de uma árvore, onde o caçador atira. Se o animal se esconder na mata fechada, será impossível encontrá-lo.Em seguida, são colocadas redes e o animal é conduzido para fora utilizando uma sonda.
Domesticação do zibelino e restauração dos números populacionais
Este animal é bastante fácil de domesticar. Ele se assemelha muito a um gato quando mantido dentro de casa e se acostuma rapidamente aos membros da família. Em cativeiro, o animal pode viver até 18 anos.Para preservar esses mamíferos, eles são criados em reservas naturais e depois reintroduzidos em áreas florestais. A caça nessas áreas é proibida por um determinado período de tempo.
O local para soltar uma marta depende da disponibilidade de alimento, locais de nidificação, predadores e competidores por alimento.
Criação de martas-zibelina em cativeiro

Para criar condições de vida confortáveis, você pode colocar brinquedos de plástico na gaiola. O animal adora brincar.Ao criar martas-zibelina em recintos fechados, a fêmea demonstra agressividade em relação ao macho após o acasalamento, e os animais são imediatamente separados.
Japão (ilha de Hokkaido).

