Escolhas Inusitadas: 5 Animais Selvagens que Podem Viver na Sua Casa

Todo mundo tem cães e gatos, mas você não se sente confortável com os animais de estimação mais comuns? Está procurando um companheiro exótico e diferente? Algumas raças selvagens podem se adaptar bem à vida em apartamento, mas é preciso levar em consideração alguns pontos importantes.

Sable

Pelagem sedosa, rosto doce e olhos inteligentes e expressivos — esses são apenas os atributos externos que atraem as pessoas para os martas-zibelinas. Além disso, esses pequenos animais são verdadeiramente carinhosos, adaptam-se rapidamente à vida em ambientes internos e exibem um comportamento absolutamente adequado.

Este animal ativo precisa urgentemente de espaço. Idealmente, uma varanda seria perfeita para as suas necessidades. Em qualquer caso, o recinto da marta-zibelina deve ser espaçoso e ter uma fechadura segura, caso contrário, este animal inteligente aprenderá rapidamente a arte de abrir a gaiola.

Ela consegue saltar a qualquer altura e planar graciosamente de lá para qualquer canto do cômodo. Portanto, o melhor é esconder bem todos os objetos de valor e frágeis. Para evitar que a marta bisbilhote seus pertences, ofereça-lhe muitos brinquedos. Bolas, bonecas de borracha e ursinhos de pelúcia são adequados — qualquer coisa que uma criança pequena goste.

Se você trouxer para casa uma marta-zibelina de três meses de idade, poderá observar com interesse seu ativo processo de crescimento. Ela demonstrará extrema curiosidade, prestando atenção a todos os visitantes, vasculhando seus bolsos e até mesmo tentando entrar debaixo da sua gola. Se você conviver com uma marta-zibelina, poderá ocasionalmente encontrar nozes cuidadosamente escondidas e até mesmo pedaços de carne em seus bolsos.

Para manter a dieta de um gato-zibelina o mais próxima possível do natural, alimente-o com pintinhos de um dia, roedores vivos, nozes, frutas, vegetais e bagas. Ratos e pintinhos podem ser facilmente substituídos por fígado, coração, coxas e pescoço de galinha. Gatos-zibelinas também podem ser alimentados com ração seca balanceada para gatos.

Coruja

Quer se sentir como um bruxo dos livros de Harry Potter? Adote uma coruja para casa. Mas não se iluda pensando que ela ficará sentada tranquilamente na gaiola, ouvindo todas as suas conversas com uma expressão sábia.

As melhores espécies para cativeiro são a coruja-orelhuda, a coruja-do-campo, a coruja-parda, o mocho-orelhudo e a coruja-das-torres. Qualquer ave precisa de bastante espaço, então, para o conforto dela, você pode precisar dedicar… um cômodo inteiro! E certifique-se de que ele esteja mobiliado de forma a evitar ferimentos acidentais ou perigos. Mochos-orelhudos e corujas, embora pequenas, também não se contentam com nada menos do que um viveiro espaçoso. Corujas domésticas adoram tomar banho, então é uma boa ideia providenciar uma bacia grande e estável para elas.

As corujas são predadoras natas e você precisará de roedores, galinhas, peixes e insetos para alimentá-las. Não espere domesticar essa ave e conquistar seu afeto — ela pode se tornar agressiva repentinamente. Além disso, prepare-se para que todas as superfícies da sua casa fiquem cobertas de arranhões finos e profundos feitos pelas garras do seu animal de estimação emplumado.

Ouriço

Muitas pessoas acham essa bolinha espinhosa adorável, e por isso frequentemente desejam tê-la como animal de estimação. Em apartamentos, os ouriços-cacheiros são dóceis e se adaptam rapidamente às regras estabelecidas por seus donos.

Providencie para o seu filhote uma gaiola espaçosa equipada com um comedouro e uma caixa de areia. Para a água, o ideal é escolher um bebedouro de parede próprio para evitar que o chão fique molhado caso o comedouro tombe.

Os ouriços adoram correr, mas evite deixá-los explorar o apartamento sozinhos. Essa criaturinha espinhosa pode se enroscar em fios ou se machucar de outras maneiras. Ela também pode se esconder em um canto isolado durante o dia e te acordar com barulhos altos à noite. Para evitar danos ao piso, é importante aparar suas garras afiadas regularmente.

Para desmamar seu animal de estimação da vida noturna, você precisa alimentá-lo durante o dia. A dieta desse predador deve consistir principalmente de carne crua, mas ele também aprecia produtos lácteos fermentados. Insetos são uma verdadeira iguaria para o ouriço, e ele também comerá com prazer ração preparada para aves insetívoras misturada com um ovo cru.

Furão

Por trás da carinha fofa desse animal, escondem-se dentes afiados e um temperamento imprevisível. Para uso doméstico, criadores desenvolveram uma raça especial: o furão albino, também conhecido como furos ou furões.

São fáceis de criar em gaiolas e de treinar para usar a caixa de areia. Esses animais são bastante limpos e até mesmo treináveis: um furão doméstico pode reconhecer seu nome e distinguir entre "bom" e "mau". Os furões podem ser amigáveis ​​com cães ou gatos domésticos. Além disso, esse animal brincalhão é um grande favorito das crianças: durante as brincadeiras, ele pode fazer piruetas divertidas e entreter uma plateia interessada.

Mas é importante lembrar que os furões não criam laços afetivos com seus donos. Um animal de estimação mal treinado pode morder e arranhar dolorosamente. É melhor não manter esse predador em uma casa com pequenos animais de estimação como coelhos, porquinhos-da-índia, hamsters ou pássaros, pois o animal os tornará suas presas constantes.

A dieta de um furão deve consistir principalmente de proteína. Carne crua ou ração de alta qualidade para gatos podem ser utilizadas.

Guaxinim

Este animal é muito interessante de observar, mas é preciso estar preparado para algumas peculiaridades de seu modo de vida.

Um guaxinim não gosta de espaços confinados e não tolera a vida em uma gaiola. O ideal é preparar um cômodo separado para as necessidades dele, garantindo que ele tenha uma caixa de areia, bastante pano e toalhas, e até mesmo uma árvore improvisada para que ele possa escalar e brincar. Se você não der ao seu guaxinim um espaço próprio, ele vai querer compartilhar todos os seus armários e a geladeira, escondendo comida nos lugares mais inesperados.

Aliás, esteja preparado para o fato de que o guaxinim é predominantemente noturno, e seu pico de atividade pode ocorrer por volta da hora em que você vai dormir.

Para manter a dieta do seu guaxinim próxima à sua dieta natural, alimente-o com carne magra, peixe, grãos, ovos, frutas, bagas e nozes. E tente evitar manter seu guaxinim com pequenos roedores e pássaros.

Todo animal requer cuidados especiais. Ao proporcionar ao seu animal de estimação um ambiente confortável e ao aprender sobre sua personalidade, você ganhará um verdadeiro companheiro, que será divertido e interessante de observar.

Comentários

1 comentário

    1. André

      Um ouriço-cacheiro em casa? Que ótima ideia! Se você decidiu acabar com as noites de sono, este adorável animalzinho não dorme. O ouriço-cacheiro é um animal noturno. Ele está constantemente em movimento à noite, e suas patas são resistentes. É como uma corrida de cavalinhos. Uma experiência inesquecível. Mas, tirando isso, é um animalzinho muito fofo.