
Por que o animal tem um nome tão fofo?
A palavra doninha, que vem do latim, significa "nevado". De fato, no inverno o animal muda sua pelagem para brancaO que a torna ainda mais fofa. Mas, além do nome carinhoso e da aparência adorável, não há nada de cativante nessa criaturinha sedenta de sangue.
Quem é essa doninha?
É frequentemente confundido com a marta, mas são animais completamente diferentes, pertencentes à mesma espécie. A doninha é apenas um pequeno membro da família dos mustelídeos.
Existe diversas subespécies deste animal:
sulista;
- Crimeano;
- grande;
- norte;
- Turquestão;
- Siberiano.
O corpo da doninha não ultrapassa 22 cm de comprimento. Suas pequenas patas possuem garras afiadas. Este animal diminuto tem um pescoço forte e longo, mas sua cabeça e focinho são estreitos e pequenos. Suas orelhas também são pequenas, mas seus olhos são grandes e escuros. A doninha tem uma cauda longa, sob a qual se encontram glândulas que secretam um odor muito forte que afasta predadores. Um macho adulto pesa no máximo 250 gramas, e as fêmeas ainda menos! Apesar do seu tamanho, no entanto, é um predador habilidoso e sofisticado.
A pelagem desse animal é muito bonita, embora não seja tão fofa quanto a de outros mustelídeos. Sua cor varia conforme a estação do ano, porque A doninha é um animal que troca de pelo.No inverno, sua pelagem muda de cor para branca, mas no verão torna-se marrom-acastanhada.
O caráter de um predador
A doninha leva uma vida solitária. Usando o olfato, ela demarca seu território, que tem cerca de 10 hectares, onde vive e caça. Este animal caça em locais isolados, principalmente à noite. No entanto, é um animal muito ativo que pode estar acordado a qualquer hora do dia. Este pequeno e audacioso animal é muito ágil. Ele pode correr, nadar e escalar rapidamente. Alimenta-se principalmente de ratos, mas não despreza nada que consiga capturar. Às vezes, consegue capturar presas várias vezes maiores que ela. A doninha também faz furos em ovos e bebe o conteúdo. estoques ratos do campo, armazenando-os em sua toca.
As doninhas não gostam de construir seus próprios ninhos, então invadem territórios alheios. Normalmente, utilizam tocas ou fendas vazias para se instalarem. Encontram diversos locais para se abrigarem dentro do território escolhido. Apesar disso, as doninhas frequentemente morrem. Podem contrair várias doenças infecciosas ou simplesmente serem vítimas de grandes predadores. Em um ambiente seguro, as doninhas podem viver até 5 anos, mas na natureza, sua expectativa de vida média é de 9 a 10 meses.
O animal tem inimigos?
Como já mencionamos, as doninhas são frequentemente mortas por predadores muito maiores do que esse pequeno e simpático animal. Um encontro com um desses animais pode ser fatal.
Entre os inimigos do afeto Podem-se observar os seguintes predadores:
zibelina;
- lobo;
- raposa;
- texugo;
- marta-pinheiro;
- cão-guaxinim.
O animal também tem inimigos entre pássaros, que incluem aves de rapina:
- coruja;
- coruja;
- falcão;
- águia-de-cauda-branca;
- águia dourada.
Como os animais se reproduzem?
Em março, começa a época de acasalamento desta espécie. Os machos vocalizam alto, emitindo uma variedade de sons, e lutam pelas fêmeas. Como as doninhas machos são polígamas, podem acasalar com vários indivíduos do sexo oposto.
Após a fêmea engravidar, ela é deixada sozinha. O macho a abandona e passa a viver de forma independente. O período de gestação dura até 35 dias. Durante esse tempo, a fêmea prepara um lar aconchegante para seus futuros filhotes, forrado com grama e musgo. Após 35 dias, a doninha dá à luz. filhotes cegos minúsculos, pesando cerca de 2 gramas..
Uma ninhada pode ter até oito filhotes. Enquanto os filhotes são cegos, por um período que dura três semanas, eles mamam o leite da mãe. Após esse período, a doninha lhes traz um pequeno rato, introduzindo-os assim a outros alimentos. Nessa época, os filhotes começam a aprender a brincar. Eles brigam e lutam por sua primeira "presa". Quatro meses após o nascimento, os filhotes deixam a mãe. Quando estão prontos para deixar o ninho, seguem a mãe para todos os lugares. Juntos, exploram a área e se aventuram cada vez mais longe. O reflexo de segui-la enfraquece e, então, os filhotes adultos começam a viver de forma independente.
Relacionamento com uma pessoa

Esses preconceitos desapareceram, assim como a importância das doninhas na caça. Elas não são mais presas fáceis por causa de sua valiosa pele. No entanto, as doninhas agora caçam ratos em maior número do que traz benefícios às pessoasMas se ela entrar em uma residência humana, não sairá de mãos vazias e inevitavelmente roubará algo ou invadirá um galinheiro. No entanto, devido à erradicação de roedores, as pessoas estão dispostas a perdoar muitas de suas ações. Criar esse mamífero como animal de estimação também se tornou popular.
Doninha na sua casa

Se você deseja adotar esse adorável predador e se tornar seu amigo, saiba que é mais fácil domesticar uma doninha filhote. No entanto, elas exigem cuidados. Alimentar uma doninha filhote pode ser difícil, então geralmente é melhor capturar uma doninha adulta e domesticá-la gradualmente. Esteja preparado para que a doninha não fique muito entusiasmada com a sua ideia, e você provavelmente será mordido mais de uma vez. Carinho e atenção serão fundamentais: se você estiver disposto a dedicar tempo ao seu futuro amigo, sua doninha poderá se tornar um animal de estimação leal.
É difícil responder à pergunta sobre como adquirir um animal. Esses animais Você não encontrará isso em uma loja de animais comum.Portanto, é muito difícil encontrar uma doninha à venda. Provavelmente você terá que capturar uma você mesmo ou encontrar alguém especializado para fazer o trabalho.








sulista;
zibelina;

