Onde vive o guepardo e outras informações sobre esta espécie.

Habitat da chitaO guepardo é um predador mamífero da família dos felinos. Pesquisadores acreditam que os guepardos são parentes próximos dos pumas. Esses animais também apresentam sinais de degeneração genética, o que explica a alta taxa de mortalidade de seus filhotes.

Propagação

A maior concentração de guepardos vive em países africanos, restando muito poucos na Ásia. Lá, pequenos grupos isolados desses felinos selvagens permanecem apenas no centro do Irã. Atualmente, restam apenas alguns no mundo todo. aproximadamente 4,5 a 5 mil indivíduos dessa espécie. Esses animais vivem apenas em áreas abertas.

Características externas da espécie

O guepardo distingue-se pelo seu corpo esguio e musculoso. Para atingir altas velocidades, o animal possui uma cabeça pequena e orelhas pequenas e arredondadas. Seu peito e pulmões, no entanto, comportam um grande volume de ar.

De modo geral, o animal parece bastante frágil: com um comprimento corporal (excluindo a cauda) de 115 a 140 centímetros, pesa apenas 65 quilos. O animal pode atingir uma altura de 90 centímetros.

A pelagem é predominantemente marrom-amarelada com pequenas manchas pretas irregulares. A pelagem na barriga é ligeiramente mais clara do que nas costas. O rosto do animal apresenta listras escuras que vão dos olhos ao nariz. Essas listras são chamadas de "lágrimas de guepardo" e são a principal característica distintiva da pelagem. Existem, no entanto, variações na cor da pele. Por exemplo, o chamado guepardo-rei, que possui listras ao longo das costasHá casos conhecidos de animais completamente pretos ou, ao contrário, de cor clara sem manchas. Guepardos às vezes nascem com manchas vermelhas em vez de pretas.

A cauda é particularmente impressionante, atingindo 80 centímetros de comprimento. A ponta é branca e as manchas se fundem em anéis. A cauda da chita funciona como um mecanismo de equilíbrio e um leme.

Os guepardos têm pernas longas e musculosas. As patas traseiras são mais compridas que as dianteiras. Suas garras são apenas parcialmente retráteis, proporcionando melhor tração durante a corrida. As solas de suas patas são duras. As patas dianteiras têm cinco dedos, enquanto as traseiras têm quatro.

Subespécie

Anteriormente, os pesquisadores identificaram sete subespécies deste animal raro:

  • Estilo de vida do guepardoAcinonyx jubatus jubatus
  • Acinonyx jubatus raineyi
  • Acinonyx jubatus ngorongorensis
  • Acinonyx jubatus soemmeringii
  • Acinonyx jubatus hecki
  • Acinonyx jubatus radde
  • Acinonyx jubatus venaticus.

No entanto, estudos recentes demonstraram que Acinonyx jubatus raineyii e Acinonyx jubatus jubatus são geneticamente idênticos.

Além disso, os guepardos são tão raros que estão listados no Livro Vermelho como uma espécie ameaçada de extinção.

Estilo de vida

Nutrição e caça

Guepardos são carnívoros diurnosA dieta deles inclui carne:

  • gazelas de porte médio;
  • filhotes de gnu,
  • lebres,
  • impalas.

Eles preferem caçar no início da manhã ou ao entardecer. Ao contrário de outras famílias de felinos, os guepardos não emboscam suas presas. Como esse predador vive principalmente em terrenos abertos, seu principal método de caça é perseguir a presa a curta distância. Uma vez que a presa esteja a 10-15 metros de distância, a perseguição começa. Durante a caça, os guepardos podem atingir velocidades de até 130 quilômetros por hora. Essa velocidade é alcançada em apenas alguns segundos. Os guepardos correm saltando enormes distâncias de 6 a 8 metros. Geralmente, eles derrubam a presa e a estrangulam.

Em regra geral, A perseguição não dura mais do que alguns segundos.Se uma chita não conseguir capturar sua presa nos primeiros 300 a 400 metros, a perseguição é abandonada. Por mais resistentes que sejam o coração e os pulmões desse predador, nem mesmo eles conseguem repor rapidamente a energia necessária para atingir velocidades tão altas.

Se a caçada for bem-sucedida, o animal precisa descansar. Durante esse descanso, os guepardos frequentemente perdem suas presas para leopardos, leões e até mesmo hienas. Vale ressaltar também que, diferentemente de outros predadores, os guepardos não armazenam comida, independentemente da quantidade de carne que sobrar após a caçada. Além disso, esse felino se alimenta apenas das presas que ele mesmo abateu.

Reprodução

Como se reproduz um guepardo?Os guepardos machos vivem sozinhos, enquanto as fêmeas e seus filhotes formam grupos com uma hierarquia estável. A época de acasalamento dura o ano todo. Durante esse período, os machos se unem. pequenos grupos de dois a três indivíduosPara manter um território de caça e as fêmeas que o habitam. Normalmente, grupos de dois indivíduos podem guardar seu território por até seis meses, enquanto grupos de três machos podem expulsar outros machos de seu território por vários anos.

Para que a fêmea inicie a ovulação, o macho precisa cortejá-la por um período de tempo. A gestação nessa espécie é relativamente curta, podendo chegar a três meses. O parto ocorre em uma área isolada, geralmente resultando em 2 a 6 filhotes, que são cuidados por ambos os pais.

Visualmente, os bebês são muito diferentes dos adultos. cabelos longos e grisalhosOs gatinhos têm uma juba e um pequeno tufo fofo na ponta do rabo, que desaparece depois de alguns meses.

Os filhotes nascem cegos, como gatinhos normais. Depois que seus olhos se abrem, começam a seguir a mãe, que os amamenta por até oito meses. Gradualmente, a mãe ensina os filhotes a caçar e matar presas. Assim que aprendem a caçar de forma independente, os guepardos deixam a mãe. Normalmente, os machos saem em pequenos grupos, enquanto as fêmeas vão sozinhas.

A expectativa de vida dos guepardos na natureza é em média de 10 a 15 anos, e em cativeiro pode chegar a 20 anos.

Comentários