
Onde vive o gambá?

Mas é necessário distinguir o gambá norte-americano de outros representantes dos marsupiais, como, por exemplo, o planador-de-açúcar, que é encontrado no continente australiano.
Os primeiros representantes dessa espécie foram avistados no oeste dos Estados Unidos durante a Grande Depressão. Mas gradualmente expandiram seu território para o norte. O gambá está acostumado a habitar áreas de pastagens, terras agrícolas e bosques na América do Norte. Ele pode ser encontrado com frequência. em quarteirões da cidadeEle se acostumou a ficar perto da água e a usar o lixo como alimento.
Gambá: foto e características
Atualmente, a família dos gambás compreende 17 gêneros e 60 espécies. Os representantes mais conhecidos são o gambá-lanoso, o gambá-d'água, o gambá-gracioso, entre outros.
Aparência
Os gambás são mamíferos de porte médio, aproximadamente do tamanho de um gato grande. Se você observar a imagem, verá que esses animais têm pelagem cinza-esbranquiçada; alguns podem ter pelagem preta e branca com listras claras e escuras. A cabeça e a garganta são tradicionalmente brancas.Outras características distintivas que merecem destaque incluem:
- pernas curtas;
- focinho alongado e pontiagudo;
- olhos espertos e astutos;
- cauda longa;
- garras afiadas.
A fêmea é facilmente distinguida pela presença de uma bolsa. Esses animais exibem dimorfismo sexual moderado, portanto Os machos são sempre maiores em tamanho., do que as fêmeas. Os machos têm o pênis bifurcado, enquanto as fêmeas têm a vagina bifurcada.
Principais características
- Como esses animais costumam habitar ambientes urbanos, eles são principalmente ativos à noite. Portanto, ao fazer uma caminhada noturna, é bem possível encontrá-los em meio a pilhas de lixo.
- Devido à sua estrutura corporal especial, esses animais conseguem subir em árvores, mas não conseguem se agarrar aos galhos com a cauda, embora exista uma ideia errada sobre isso.
- A vantagem reside no seu sistema imunológico incrivelmente estável, graças ao qual esses animais conseguem resistir até mesmo às mordidas de cascavéis e víboras.
- Apesar de serem mamíferos, essas pequenas criaturas têm uma expectativa de vida extremamente curta — em média, de 2 a 4 anos. Elas envelhecem muito rapidamente.
- Uma característica marcante desses animais é a timidez, por isso evitam o contato direto com pessoas e outros animais de estimação. No entanto, em alguns casos, se não tiverem outra escolha, podem matar um filhote de cachorro ou gato com seus dentes afiados. Durante um ataque, emitem um som semelhante a um sibilo ou um grito.
- Os gambás não são animais agressivos, mas ainda representam um certo perigo para os humanos. Como costumam viver perto de lixões, podem facilmente se tornar vetores de doenças perigosas, parasitas, carrapatos e piolhos.
- Ao se deslocarem, os gambás podem atingir velocidades de até 11 quilômetros por hora.
- Os gambás vivem sozinhos; os casais só podem ser encontrados durante a época de acasalamento.
- Essas criaturas possuem excelentes habilidades de escalada.
- Ao se comunicarem entre si, emitem estalos característicos.
- Os gambás têm um excelente olfato e conseguem encontrar comida pelo tato, se necessário.
- Os gambás possuem 50 dentes afiados, mais do que qualquer outro mamífero conhecido.
Nutrição

Apesar de seu estilo de vida inofensivo, os gambás têm muitos inimigos naturais. Eles pode facilmente se tornar uma vítima:
- corujas;
- águias;
- raposas;
- cães;
- gatos.
Eles são de interesse para os humanos como fonte de carne. Há inúmeros casos conhecidos de morte em grande número desses animais em estradas durante a caça.
Os gambás são uma parte vital do ecossistema que forma a cadeia alimentar do nosso planeta. Eles se alimentam de insetos, frutas, pequenos animais e outros itens alimentares, mas também podem ser predados por animais maiores, como coiotes, raposas, cobras e aves de rapina.
Comportamento, reprodução

Nos indivíduos adultos, a cauda não lhes permite agarrar-se aos galhos, mas, nesse aspecto, os filhotes são diferentes e podem usar esse apêndice fisiológico de forma semelhante. As caudas são pouco desenvolvidas.para suportar o peso de um animal adulto. Portanto, os gambás usam-nas como apoio e como um quinto membro ao escalar. Elas também costumam ajudá-los a amarrar folhas no ninho.
A época de acasalamento dos gambás geralmente começa no final do inverno. As fêmeas podem ter de 2 a 3 ninhadas por ano, dependendo do clima do seu habitat. Uma única ninhada pode ter até 13 filhotes. A gestação é curta, durando de 11 a 14 dias. Os filhotes de gambá são muito pequenos, de modo que uma colher de chá pode conter facilmente 20 filhotes.
Após a eclosão, os minúsculos gambás tentando chegar à bolsa da mãe, para permanecerem ali até atingirem a maturidade completa, que dura os próximos 2,5 meses. Dado que os gambás se reproduzem de dezembro a fevereiro, os indivíduos jovens tornam-se independentes entre o final de abril e o início de agosto. Atingem a maturidade sexual com um ano de idade.
Conclusão

Hoje em dia, seus lugares favoritos também são os quarteirões da cidade, onde podem ser encontrados principalmente. ao lado de pilhas de lixoOs gambás são onívoros, portanto não se esquivam de nada. No entanto, podem representar um sério perigo para os humanos, pois a falta de higiene pode causar a disseminação de doenças e parasitas perigosos.

















